Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
 
 
22/09/2023
NOTÍCIAS
Sabor de São Paulo: conheça alguns expositores e o que será servido
Festival gastronômico reúne receitas do rio e do campo da região do Pantanal Paulista e do Tietê Vivo do estado de São Paulo

Graças à proximidade a dois dos maiores rios brasileiros, o Paraná e o Tietê, a região do Pantanal Paulista e do Tietê Vivo (Noroeste Paulista), uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, reúne o melhor das culinárias campestre e ribeirinha. Fazem parte da cozinha local tanto receitas diversas elaboradas com peixes comumente encontrados ali quanto preparos bem interioranos, como o torresmo, os queijos e as geleias. Neste sábado (23), a população de Araçatuba e arredores poderá provar desta riqueza no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que acontece na sede do Senac local. Serão 15 estandes, entre produtores de alimentos e bebidas e restaurantes, todos oferecendo o que fazem de melhor. Além dos comes e bebes, os visitantes também poderão assistir a duas apresentações musicais. Conheça abaixo um pouco sobre alguns dos expositores e o que será servido no festival. Chef Tanea Romão, do restaurante Casa da Tanea, de São Paulo

A chef Tanea Romão é madrinha da rota gastronômica das regiões do Pantanal Paulista e Tietê Vivo. Ela pesquisa cozinha brasileira e seus ingredientes. No evento, Tanea esteve nesta sexta-feira (22) para ensinar a fazer geleia. O objetivo é produzir o doce para servir de ingrediente nos pratos. “Ontem dei uma aula de geleia, que é um creme de limão, e mostrei aos participantes que a geleia não é só para passar no pão, na verdade a última coisa que a gente faz com essas geleias é passar no pão”, diz. Em sua aula-show, a chefe preparou um molho para salada, um peixe com molho de geleia e uma sobremesa. Todos os ingredientes dos pratos vieram dos produtores da região, como o peixe, o palmito da bananeira, o ovo azul, a manteiga e o limão. “Acho que é um projeto incrível, que valoriza o pequeno produtor, que faz com que ele se destaque e se mostre. Me sinto muito honrada de estar sendo madrinha dessa rota”, afirma a chef. Mané Simpatia Tradicional – Birigui (caldo de jegue)

Não há quem não conheça em Birigui Manoel Marques Espedo, o Simpatia, um ícone que vira madrugadas no bar, batendo papo com os clientes e encantando a todos com suas histórias. O empreendedor já foi engraxate, morou na capital, onde teve uma frota de táxi, foi sócio de uma lanchonete quando retornou para sua cidade natal e, desde 2019, toca o Mané Simpatia ao lado do filho Fabiano. A especialidade do bar são os caldos, como de jegue, que será servido no Festival Sabor de São Paulo. A receita leva grão-de-bico, feijão branco, bacon, calabresa e frango desfiado. Vinícola Ferracini – Penápolis (vinhos)

A família Ferracini é pioneira na produção de vinhos no noroeste de São Paulo e já ganhou destaque com seus rótulos Lotte, segundo colocado na Grande Prova de Vinhos do Brasil, e Jacarandá, que conquistou a 15ª posição. Tocada por Mauro Ferracini e o pai, Fabio Ferracini, a vinícola produz atualmente três variedades de uva: Tannat, Cabernet Sauvignon e Syrah. Pesqueiro SanMurai – Murutinga do Sul (Moqueca de Surubim, arroz de castanhas do Brasil e paçoca de coco)

O pesqueiro é comandado por Lucimar de Souza Santos e faz parte do assentamento Dois Irmãos, que abriga 125 famílias de agricultores rurais. Todos têm cursos de capacitação em turismo pedagógico, turismo rural, monitoria e ética, e trabalham diariamente para garantir que os alimentos servidos no restaurante instalado no local cheguem ao prato do visitante sempre fresquíssimos. Boa pedida entre as 36 receitas com peixes do cardápio é moqueca de surubim. Café Colonial Vó Chica – Monções (doces caseiros e queijos diversos)
Comandado pelo casal Miriam Keila Borges Andrade Fabrício e Fernando Fabrício, o Café Colonial Vó Chica, no Sítio São José, está instalado nas terras herdadas da família de Fernando e leva o nome da avó do empreendedor. Os dois recebem turistas que visitam o lugar para se deliciar com um belo café colonial servido aos domingos à beira da piscina. Entre as receitas tiradas do caderninho da Vó Chica que serão servidas neste sábado estão doce de leite, doce de mamão, doce de abóbora, queijo fresco, queijo temperado e queijo trufado (doce de leite e goiabada). Sabor de São Paulo

O Sabor de São Paulo é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac. Ele teve início em julho deste ano e se estende até março de 2024, e tem o intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista que integra 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado. São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece. O programa da Setur-SP conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.

Com informações da Secom/ Governo do Estado de SP

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite