Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

09/10/2023
Prefeitos de Estâncias Turísticas comemoram liberação de recursos para obras de infraestrutura
Governador Tarcísio de Freitas autorizou o repasse do montante de R$ 400 milhões para os municípios

Como acontece a cada dois meses, foi realizada, neste último fim de semana (7/9), na cidade de Brotas, a reunião dos gestores representados na Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). O secretário de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP), Roberto de Lucena, participou do encontro, no qual prefeitos e secretários de turismo comemoraram o autorizo do governo Tarcísio de Freitas do repasse de recursos no valor de R$ 400 milhões ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Munícipio de Interesse Turístico (Dadetur).

A reunião girou em torno do anúncio da liberação da verba  para celebração de convênios de obras de infraestrutura turísticas ainda neste ano. Para que possam se beneficiar dos recursos, os municípios têm de apresentar os pleitos ao Dadetur, respeitando todas as exigências técnicas, até o dia 20 de outubro.

O secretário Roberto de Lucena se dirigiu aos gestores municipais com otimismo. “Na Secretaria de Turismo e Viagens, estamos empenhados em dar atenção e celeridade aos projetos que serão apresentados para os convênios de infraestrutura turística”, garantiu. “O importante é encontrarmos, juntos, soluções para um fluxo eficiente”, concluiu o secretário, que estava acompanhado do diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), Antônio Serralha.

Aproveitando o encontro com prefeitos e secretários de turismo das estâncias, Roberto de Lucena detalhou o lançamento do Creditur-SP, a maior linha de financiamento para o segmento, que conta com um aporte de R$ 4 bilhões e taxas especais para municípios e iniciativa privada.

O titular da pasta também garantiu, ainda para este ano, o anúncio de mais novidades relacionadas ao fomento do turismo paulista. “Em dois meses, um novo projeto deve ser apresentado ao governador: a Academia do Turismo, programa de formação e qualificação da mão de obra para o turismo do nosso estado”, disse. O secretário ressaltou ainda estudos que estão em desenvolvimento para definição de planos estaduais para o turismo náutico, rural e ferroviário.