Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.

16/10/2023
Buritama recebe do Estado de SP R$ 1,8 milhão para melhorias em equipamentos turísticos
Recursos aplicados dinamizam o turismo local e trazem mais conforto a moradores e visitantes

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, esteve neste sábado (14), no Município de Interesse Turístico (MIT) de Buritama para inaugurar obras de requalificação de infraestrutura turística com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Setur-SP. As melhorias contemplam o projeto de instalação de dois portais na entrada da cidade, restauração dos quiosques da Prainha e nova pavimentação dentro do Parque Turístico João Simão Garcia.

Os quiosques na Prainha foram restaurados com o valor investido pelo estado de mais de R$ 360 mil e a contrapartida municipal foi de R$ 111 mil receberam serviços de alvenaria, cobertura, revestimento, pisos, bancos e laje chaminé em concreto, instalações hidráulicas e elétricas. Já os portais tiverem investimento de R$ 550 mil em recursos do estado, mais contrapartida municipal de quase R$ 83 mil.

Além disso, foram inauguradas obras complementares no Parque que também beneficiam a Prainha, totalizando um recurso estadual de cerca de R$ 870 mil e R$ 480 mil de contrapartida municipal.  As obras compreendem a execução de pavimentação em lajota, além de drenagem e acessibilidade nas vias do parque.

A Prainha surge como opção de lazer importante para a região e atrai cerca de 10 mil pessoas nos feriados prolongados e durante dias normais o público gira em torno de três mil. Possui até um Catamarã como grande atrativo da Prainha deste MIT.

“Com clima subtropical, Buritama é um ponto de encontro para quem procura atividades rurais, Turismo Náutico, de Pesca e um dos principais atrativos da cidade é a Prainha Municipal, além dos condomínios, ranchos e os passeios de barco”, disse o secretário Roberto de Lucena. “Aqui estamos tendo o privilégio de representar o governador Tarcísio de Freitas, que sabe da importância do avanço do Turismo em favor do desenvolvimento deste destino.  Estamos felizes em fazer essa entrega para a população e visitantes”, completou.

Banhado pelos rios Tietê, Palmeirinha e Santa Bárbara, Buritama, com 17.210 habitantes, tornou-se um local para o Turismo de Lazer e Entretenimento e vem realizando ações para desenvolver atividades culturais e resgatar festas tradicionais com o objetivo de atrair visitantes e gerar emprego e renda à população. Quando chegam ao município, distante 537 km da Capital, os turistas passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”.
 R$ 7,8 milhões autorizados para a região de Araçatuba

O Governo do Estado de SP autorizou no último dia 4, a liberação de R$ 400 milhões em novos convênios do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) com prefeituras dos 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas paulistas. Os recursos são direcionados para obras de qualificação e investimentos em infraestrutura urbana.

A Região Metropolitana de Araçatuba terá R$ 7,8 milhões para celebrar novos convênios de obras de qualificação turística. O recurso beneficiará sete municípios: as estâncias turísticas de Ilha Solteira e Pereira Barreto; e os Municípios de Interesse Turístico (MITs) de Araçatuba, Barbosa, Buritama, Itapura e Sud Mennucci.

REGIÃO METROPOLITANA DE ARAÇATUBA
R$7.882.730,02