Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.

16/10/2023
Com recursos do Estado, turismo de lazer avança em Votuporanga
Parque da Cultura recebe melhorias e mais proteção beneficiando moradores e visitantes

O Município de Interesse Turístico (MIT) de Votuporanga inaugurou no dia 12 de outubro, uma obra com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Trata-se do convênio 068/2021 sobre adequações e melhorias no Parque da Cultura, assinado em dezembro/202, no valor de R$ 615.073,96 em recursos do Estado, mais contrapartida municipal de R$88.205,45.

A obra consistiu na instalação de piso permeável, gradil e guarda corpo no entorno do lago. O Município de Interesse Turístico de Votuporanga, distante 519 km da capital, tem uma diversidade de atrações turísticas, incluindo o Parque da Cultura, um complexo formado pelo Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura” e pelo Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfalgali”. "Votuporanga tem o turismo como carro-chefe, tornando a cidade melhor para quem mora e quem visita", afirma Lucena.

Votuporanga também se destaca pelo turismo religioso, um dos cartões postais do município: a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, que desde 2016 é Catedral da Diocese de Votuporanga. A construção impressiona por sua arquitetura neogótica. Os votuporanguenses também gostam de contar que a Corporação Musical “Zequinha de Abreu” fundada em 31 de dezembro de 1974, foi tombada em 2007 como patrimônio histórico de valor imaterial do município. Desta maneira honra toda sua trajetória histórica, garantindo a sua existência para a posteridade.