Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.

17/10/2023
Cosud 2023: Turismo apresenta projeto do Observatório dos estados do sul e sudeste
                                        O grupo de trabalho vai discutir também um Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo integrado

O projeto do Observatório de Turismo dos estados que integram as regiões Sul e Sudeste e as diretrizes de um plano prático com ações a serem desenvolvidas pelos estados serão os temas abordados pela Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) no próximo encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) nos dias 19 a 21 de outubro, em São Paulo.

O Observatório do Turismo já vem sendo discutido previamente em encontros virtuais realizados de forma regular com representantes dos órgãos oficiais de turismo. O grupo de trabalho da Setur-SP vai levar a discussão sobre o monitoramento de indicadores da atividade turística baseado em dados concretos sobre o setor e seus impactos, trazendo benefícios tanto a nível econômico como ambiental e sociocultural.

A proposta de um observatório comum aos estados integrantes do Cosud vem ao encontro da necessidade de indicadores que reflitam em ações conjuntas  para o desenvolvimento do turismo nos sete estados. A ideia é monitorar indicadores com foco no impacto econômico do Turismo.

O outro tema a ser abordado pelo grupo de trabalho da Setur-SP, é o Plano de Ação para desenvolvimento do turismo integrado que podem envolver ações de curto, médio e longo prazo. Entre os tópicos para a discussão, estão: turismo na escala das comunidades anfitriãs: fundamentado nas pessoas, na sustentabilidade e na inovação em todas suas dimensões. Isso abrange a inclusão de pessoas, desenvolvimento sustentável e a diversidade.

Ainda sobre o Plano de Ação serão debatidos temas como Gestão e Governança: preparar a região para o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos inovadores e competitivos, o que inclui a conectividade, transporte e mobilidade; infraestrutura turística; legislações; decretos; e outros.

Para finalizar o grupo trabalhará o marketing, imagem e identidade. Identificar vocações, potenciais e características regionais para pensar a região como um destino comercialmente colaborativo entre os municípios, valorizando as pessoas, o patrimônio cultural e as riquezas naturais.

“O turismo é uma atividade dinâmica, que agrega pessoas, natureza e culturas. É gerador de desenvolvimento, emprego e renda. Precisa ser pensado como vetor de desenvolvimento sustentável, respeitando os limites da natureza, combate ao desemprego, às desigualdades socioambientais e estímulo a novas experiências de transformação individual e coletiva”, disse o secretário Roberto de Lucena.

Mais informações e inscrições para as equipes de governos: https://www.cosud.sp.gov.br/. Os interessados devem se inscrever primeiro no site acima e, já com sua inscrição confirmada no e-mail, poderão baixar e acessar o APP do Cosud em seu celular.