Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

23/10/2023
Cosud: gestores e técnicos elaboram propostas para desenvolvimento conjunto do turismo
                                                            São Paulo sediou a 9a edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Durante os três dias da 9a edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que aconteceu entre 19 e 21 de outubro, em São Paulo, gestores e técnicos em turismo debateram os desafios comuns à atividade nos sete estados que compõem o bloco e apontaram importantes alternativas.
Tendo em vista que o meio ambiente foi um pilar fundamental do encontro, o GT de Turismo se propôs a se a aprofundar, até a próxima edição do Cosud – em março de 2024, no Rio Grande do Sul – sobre a inclusão de indicadores de sustentabilidade dos estados. Foi proposto, também, a criação de uma Câmara Técnica permanente no Consórcio para tratar da gestão e governança de parques naturais.

Foi sugerida a integração do hub aéreo ao rodoviário para os principais destinos do Sul e Sudeste. O grupo ainda pontuou a necessidade de que haja transversalidade da economia criativa e a participação ativa das comunidades locais.

“É um consenso a necessidade de que haja mais recursos voltados à formação de mão de obra qualificada para o nosso segmento. Neste aspecto, São Paulo tem muito a colaborar, já que iremos apresentar, em breve, ao governador Tarcísio de Freitas o programa Academia do Turismo, voltado justamente para formação e capacitação de trabalhadores dentro do que o mercado demanda”, analisa Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O GT destacou a importância de incentivos para o fomento do setor. Quanto à Reforma Tributária, a posição do turismo é de defesa de um equilíbrio que possa garantir a competitividade do segmento. “Tenho certeza de que, juntos, vamos continuar colaborando para o crescimento do Brasil. E o turismo é um potente vetor para a geração de emprego e renda”, conclui o titular da pasta.O secretário Roberto de Lucena foi escolhido para apresentar as conclusões e sugestões do Grupo aos governadores durante o encerramento do Cosud.

Sobre a 9a edição do Cosud

Neste sábado (21), os governadores e representantes dos sete estados que integram o bloco assinaram a Carta São Paulo, documento de cooperação elaborada de acordo com debates de 21 Grupos Temáticos (GTs) e 1,5 mil gestores ao longo de três dias.

Nela, os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Ratinho Júnior (PR), Eduardo Leite (RS), além do secretário de planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, que representou o governador Jorginho Mello, reforçam a construção de políticas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades sociais e ambientais e o incremento da qualidade dos serviços públicos.

Um dos principais temas levantados pelos chefes do Executivo, o Meio Ambiente, ganhou destaque especialmente por conta do anúncio do Tratado da Mata Atlântica. Através do plantio de 100 milhões de árvores, o acordo prevê a restauração do bioma em uma área total de 90 mil hectares, o que equivale a mais de 120 mil campos de futebol.

Já no eixo da Segurança Pública, a Carta de São Paulo defende a reforma do sistema de justiça criminal do Brasil, com a alteração da legislação penal e processual penal para endurecer punições, em especial para criminosos violentos e envolvidos em redes criminosas transnacionais.

“O Cosud assume protagonismo político para que a gente possa atuar nas imperfeições da legislação penal e na lei de execuções penais. Esse grupo terá oportunidade de propor ao Congresso Nacional o aperfeiçoamento e maior efetividade das ações de combate ao crime”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Leia aqui a íntegra dos documentos assinados pelos governadores:

Tratado da Mata Atlântica: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governadores-do-sul-e-sudeste-assinam-tratado-da-mata-atlantica-veja-o-documento/

Carta de São Paulo: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/cosud-veja-os-compromissos-dos-estados-do-sul-e-sudeste-na-carta-sao-paulo/