Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.

07/11/2023
Serra Negra recebe workshop de crédito turístico
O objetivo é impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos do município e gerar novos empregos de forma sustentável

O maior e mais completo programa de crédito turístico do Brasil desembarca nesta quinta-feira, 9, na estância turística de Serra Negra, oferecendo serviços de consultoria, orientação para o crédito e linhas sob medida para cada modelo de negócio. O workshop de incentivo ao crédito e investimento turístico, do programa CrediturSP, acontece no Centro de Convenções Circuito das Águas, liderado pela Secretaria de Turismo e Viagens de SP, em parceria com a prefeitura do município, e beneficia gestores públicos e empresários do setor.

No total, são R$ 4 bilhões em financiamento para impulsionar a atração de investimentos para o turismo do município, diversificar a oferta de atrativos e gerar novos empregos. “O crédito pode ser requisitado por toda a cadeia do turismo, da rede hoteleira a pequenos empreendedores, incluindo também secretarias municipais e negócios ligados à alimentação”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Com uma das maiores redes hoteleiras do interior paulista e gastronomia diversificada, Serra Negra tem no turismo a principal fonte de arrecadação do município. Entre seus atrativos turísticos, destaque para o Mirante do Alto da Serra, um dos picos mais altos de toda a região e as fontes de águas minerais, com propriedades terapêuticas.

“É importante que o empresariado participe desse workshop. Temos uma conjuntura desafiadora para os empreendedores. Por isso, o acesso ao crédito barato é de suma importância para alavancar o turismo de toda a região. Obrigado ao Governo do Estado e seus parceiros pelo apoio”, disse o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid.

Ao lado de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro, Serra Negra integra uma das mais visitadas regiões turísticas do estado: o Circuito das Águas Paulistas.

O CrediturSP foi criado a partir de uma parceria com dez instituições financeiras e oferece taxas a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico beneficia toda a diversidade da cadeia produtiva. Segundo previsão do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria, a ação de educação financeira associada ao crédito vai gerar novos fluxos de visitantes para todo o estado e contribuir com a geração de 52 mil novos postos de trabalho formais diretos pelo turismo.

SOBRE O PROGRAMA

Para ter acesso aos benefícios do Programa, a Secretaria desenvolveu uma plataforma (www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur) com informações sobre as linhas e condições de cada uma das instituições parceiras: InvestSP, Sebrae-SP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Câmara de Indústria e Comércio do BRICS, DesenvolveSP, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Povo, Cresol, Sicoob-Credicitrus, Fomento Mais Bank e ACCredito. Após preencher um pré-cadastro com informações e dados da empresa, valor desejado e necessidade de crédito, as instituições financeiras recebem automaticamente uma cópia e disponibilizam o passo-a-passo para cadastrar o pedido. As dúvidas ainda podem ser enviadas para a Central do Investidor do Turismo Paulista, com atendimento presencial ou virtual na sede da Secretaria, na capital, em parceria exclusiva com a InvestSP. O turismo paulista caminha para fechar 2023 com a marca recorde de 276,5 bilhões em movimentação financeira, o melhor resultado nos últimos cinco anos. O setor é responsável por uma fatia cada vez maior (9,2%) do PIB do estado.