Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.

14/11/2023
O Turismo Pet Friendly e a importância dos conselhos municipais foram temas da 11ª reunião do Conturesp
Cerca de 90 milhões de lares brasileiros possuem animal de estimação

A décima primeira reunião do ano do Conturesp (Conselho Estadual de Turismo de São Paulo) aconteceu na manhã desta terça-feira (14/11), na sede da Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de SP (Setur-SP), e temas diversos foram apresentados por seus integrantes, proporcionando mais força para a atividade turística paulista. O encontro foi conduzido pela secretária Executiva da Setur-SP, Luciane Leite, que representou Roberto de Lucena, titular da Pasta; pelo secretário Executivo do Conselho, Armando Arruda Pereira, e por Ana Cristina Clemente, coordenadora de Turismo da secretaria.

Na oportunidade, Fábio Torquato, da Coordenadoria de Turismo, responsável técnico pelo programa, apresentou o Guia Pet Friendly, com meios de hospedagens e atrativos turísticos que recebem e oferecem serviços específicos para público com animais de estimação no estado de São Paulo. Os números são surpreendentes, pois 90 milhões de lares brasileiros têm animal de estimação. O guia atualmente conta com 97 meios de hospedagens e 59 atrativos localizados em 55 municípios. Com a demanda crescente no segmento, o guia será ampliado para mais municípios e regiões turísticas, com a meta de atingir 200 municípios nos próximos dois meses. Para acessar o guia ou cadastrar novos empreendimentos, clique aqui.

Ainda sobre o segmento Pet Friendly, o representante do Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDTCEMA), Bruno Omori, falou da importância do setor e destacou a participação de entidades, incluindo a Setur-SP junto à Comissão de Estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para debater o tema “Estabelecimentos Pet Friendly: Meios de hospedagem – Requisitos e recomendações”. As instituições que fazem parte do Conturesp foram convidadas a participar do grupo formado por representantes de instituições públicas, empresários e sociedade civil.

Na oportunidade, a secretária Luciane falou sobre a importância da campanha de incentivo ao Turismo que o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secom (Secretaria de Comunicação), vem promovendo, com foco no Litoral Norte de São Paulo que, agora, vem retomando seu lugar por suas características econômicas, culturais e turísticas. Confira a campanha, clique aqui.

Tanto quanto o conselheiro Jarbas Favoretto, como o secretário executivo Armando Arruda Pereira, exaltaram a importância das Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) que são peças importantes para alavancar a atividade turística. “O Comtur é primordial no interior paulista pois, por muitas vezes, a entidade significa o progresso nas cidades, uma vez que une participantes da sociedade civil organizada pública e privada”, argumentou Favoretto. “Dependendo do destino, o Turismo é a atividade fundamental para o crescimento local, daí a importância do Comtur”, sinalizou o secretário executivo.

A coordenadora de Turismo Ana Cristina Clemente apresentou aos conselheiros a importância e o sucesso da participação da Setur-SP nas feiras e eventos tanto nacionais como internacionais. “Em Lisboa, por exemplo, mais de 80 operadoras do mercado estiveram interessadas em nossos produtos, assim como mais de 200 empresas entre agências e operadoras de turismo de Madrid e em Londres, também, que contou com 42 mil participantes, além de agências e operadoras. Em nível nacional, o Festuris em Gramado, RS, e o Mesa São Paulo, na capital, foram eventos que atraíram bom público para os nossos produtos turístico”, explicou Ana.

Durante a reunião, foi distribuída uma revista denominada “São Paulo turismo para todos”, cuja edição é resultado de uma parceria entre a MPA Comunicação e a Abrajet-SP, sob a responsabilidade da editora e jornalista responsável, Miriam Petrone. Na capa, uma homenagem ao secretário Roberto de Lucena. “Somos a 21ª economia do mundo e eu teria uma infinidade de outros indicativos que fazem do estado a maior potência econômica, industrial e cultural do país. Isso não é pouca coisa, é extraordinário pensar o quanto São Paulo vem se desenvolvendo. Num ranking internacional que lista as melhores cidades do mundo, realizada pela Bloomeberg, a capital paulista está na 33ª posição como o destino mais desejado do mundo”, ressaltou Lucena.