Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
 
 
18/11/2023
NOTÍCIAS
6ª edição do Sabor de São Paulo passa por dez municípios e termina com festival para 550 pessoas em Águas de São Pedro
Em uma programação ao longo de sete dias, jornalistas, influenciadores e agentes de turismo acompanharam de perto o trabalho de produtores e restaurantes de cidades que integram a Rota Gastronômica Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri
 
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), realizou em parceria com o Mundo Mesa e o Senac, a 6ª edição do Festival Sabor de São Paulo, em Águas de São Pedro. O evento de capacitação no Senac da cidade aconteceu na sexta-feira (10), para profissionais do turismo gastronômico da região que reuniu palestras de especialistas em empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção, fundo de expansão do agronegócio paulista, entre outros temas de interesse. Ao final do ciclo, os cerca de 60 participantes inscritos assistiram a uma aula-show do chef Rodrigo Martins.

No sábado (11), cerca de 550 pessoas passaram pelo festival e puderam se deliciar com doces, cervejas artesanais, sorvetes e pratos com ingredientes locais de 15 produtores e restaurantes da Rota Gastronômica Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri.
 
Convidados do Sabor de SP

Para um grupo de jornalistas, influenciadores e agentes de turismo convidados, o Sabor de São Paulo começou no domingo anterior, 5/11, quando partiram da capital paulista em viagem rumo a Anhanguera Central e Serra do Itaqueri. O percurso incluiu dez cidades, onde os visitantes puderam conhecer 15 endereços, entre cervejarias, gelateria, fábrica de pamonha, produtores de mel, além de restaurantes.

O grupo pôde apreciar a culinária local com uma parada na Fábrica Di Pamonha, em Charqueada, onde conheceram sobre o cultivo do milho e sobre o processo de fabricação de pamonha. A segunda parada foi no Rei do Cupim, restaurante comandado pelos irmãos Wendel e Welson, em Rio Claro, que apresentaram a especialidade da casa: o cupim “casqueirado”. Servido em uma telha grande, a carne desmancha ao ser levada ao prato. No mesmo dia, a equipe ainda visitou a Fazenda Quilombo, em Limeira. Além produzir um café premium na região, o lugar é muito procurado para realização de eventos como casamentos, confraternizações e filmagens. Ao final do passeio, todos provaram o café arábica da variedade Bourbon Amarelo, carro-chefe da fazenda.

Na segunda-feira o tour começou com uma parada na Mazzeo Cervejaria, ainda em Rio Claro. O grupo pôde conhecer as variedades de cervejas produzidas pela marca e participou de uma degustação guiada pelos sócios Bruna Mazzeo e Eduardo Morales. Ainda pela manhã, o grupo conheceu o Engenho e Apiário Scherma, em Pirassununga. Assim que chega ao sítio do proprietário Gilberto Scherma é possível ver o caprichoso engenho pensado por ele e a esposa, que são os guias para uma degustação da cachaça e mel. Logo após, o passeio foi na Adega Therense. O proprietário Roberto conta que o comércio é um negócio da família e que ele sempre lutou pela valorização dos produtores da região. Diversos viajantes fazem parada na adega e levam produtos como as cachaças envelhecidas nos barris de carvalho, ipê, amburana, jequitibá e amendoim, além de licores, doces, rapaduras e melado de cana.

Na terça-feira, a equipe partiu para a pequena cidade de Analândia, onde fica localizada a pousada Villa Donn’anna, comandada por Carlos Munhoz. Por lá, o famoso hambúrguer de carne de cordeiro feito por Carlos no restaurante da pousada já ganhou prêmios como o Sabor de São Paulo em 2019. A pousada ainda tem vista privilegiada para um dos mais conhecidos morros do interior de São Paulo, o Morro do Cuscuzeiro. O passeio terminou na cachoeira do Salto, onde todos pararam para sessão de fotos. A parada para o almoço foi no Café Brava Gente, em São Carlos onde foi oferecido o Parmegiana da casa, prato mais pedido por quem passa pelo lugar. A proprietária Lúcia Helena recebeu a equipe e apresentou a sua produção de doce de leite de búfala. O final de tarde foi em Brotas, com Giovana Guedes mostrando o Viva Brotas Ecopark. A chef e proprietária guiou a equipe pelos chalés de madeira com atmosfera romântica e vista “verde” por toda a propriedade. No lugar é possível realizar atividades como rafting, tirolesa e skybike.

Na quarta-feira, a Destilaria Otaviano Della Colletta preparou uma degustação guiada para o grupo, que pôde sentir os sabores das cachaças C e Alzira, além de acompanharem as etapas da destilaria até o produto final. Os rótulos prestam uma homenagem para os primeiros produtores, Otaviano e Alzira, personalidades importantes na cidade de Torrinha. Em São Pedro, Adriana Veronezi, dona do Sítio Coloninha 1, junto com o marido, Luiz, preparou uma deliciosa comida caseira no fogão a lenha para o almoço. O sítio tem um forte turismo rural, com um espaço amplo onde o visitante encontra horta e animais.

Ainda em Torrinha, o simpático Eduardo Modesto, dono do Jaracatiá Doces e Arte, falou sobre a fruta que dá nome ao lugar e sempre foi consumida por sua família. Depois, apresentou sua produção de geleias, licores, cachaças e até cerveja. Em Águas de São Pedro, no Restaurante do Lago, a chef de cozinha Camila Bonfato manteve o tradicional espeto de pintado na brasa, que já era famoso quando o local ainda era do antigo proprietário. O prato ganhou um toque de Camila em seu preparo e foi responsável por colocar o restaurante entre os finalistas no evento Rotas Gastronômicas.
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite