Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.

24/11/2023
Turismo de SP realiza lançamento de curso de Gestão Pública em Avaré
Setur-SP e Instituto Federal de Educação de SP realizam curso piloto sobre gestão do turismo em nível municipal e estadual

Nesta segunda-feira, 27, será realizado o lançamento do curso-piloto "Gestão Pública", na estância turística de Avaré, uma parceria da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) com o Comitê de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

A ação é uma continuidade de cursos já realizados pela Academia do Turismo SP, iniciativa que consiste em ações de educação, inovação e inteligência para toda a cadeia do setor. O curso terá curta duração, 30 vagas, quatro módulos de 7h30 cada nesta primeira edição e será ministrado pela IFSP. Cada módulo terá uma oficina presencial.

O conteúdo programático do curso conta com noções introdutórias sobre gestão do turismo em nível municipal e estadual - e visa sensibilizar o público sobre a necessidade de colocar o turismo em pauta, conhecer a legislação vigente do Estado e organizar os atores municipais em prol do desenvolvimento regional.

O curso é voltado para gestores municipais, empresários, sociedade civil e demais interessados no desenvolvimento do turismo municipal.

Os selecionados passaram por um processo seletivo por meio de um edital. Aqueles que não conseguiram realizar a inscrição, ainda têm a chance de se inscrever clicando aqui.

Academia do Turismo SP

A Academia do Turismo SP é uma iniciativa da Setur-SP para promover o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento em turismo. A ação resulta de uma parceria com secretarias estaduais de Governo, como a de Educação e de Desenvolvimento Econômico; instituições de ensino, como Senac e Centro Paula Souza; associações de classe, como agências de viagem (ABAV-SP), hotéis (ABIH) e bares e restaurantes (Abrasel); além de empresas do setor. Segundo o secretário da Pasta, Roberto de Lucena, a Academia do Turismo está sendo implementada, após a Secretaria identificar uma carência na mão-de-obra do setor acentuada pela pandemia. “A qualificação para a área do Turismo é uma necessidade urgente”, disse.

9h - Boas-vindas e apresentação do Comitê de Turismo e do curso
9h30 - Inovação Aberta: desenvolvimento de licor café para empresa do Polo Cuesta por meio de projeto de pesquisa com o IFSP
10h -  Programas e ações da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo
11h - Inteligência Artificial aplicada na construção de indicadores de hospitalidade
11h30 - Dúvidas finais e encerramento

14h - Estudo de potencial turístico para trechos ferroviários
15h10 - Compartilhamento de experiências entre destinos turísticos
16h30 - Dúvidas finais e encerramento.

Clique aqui para se inscrever
Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: raquelmarrafon@ifsp.edu.br