Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

23/01/2024
Estância Turística de São Vicente completa 492 anos
A cidade mais antiga de São Paulo realizou eventos com inúmeras atividades e a 41ª encenação da Fundação de sua Vila

A primeira cidade do Brasil, a Estância Turística de São Vicente, completou nesta segunda-feira (22), 492 anos de muita história e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) esteve presente por meio do secretário da pasta, Roberto de Lucena, participando da comemoração, que aconteceu na revitalizada Orla de Gonzaguinha. Foram cinco dias com uma intensa programação e inúmeras atividades.

O último dia de festa foi marcado pela 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente – Reconstrução, Fé e Inclusão - que é considerado o maior espetáculo em areia de praia do mundo e contou a história da chegada de Martim Afonso de Sousa e sua expedição, o que acabou resultando na fundação da Vila, em 1532.

Segundo o secretário Roberto de Lucena, a primeira cidade do Brasil vai completar 500 anos em oito anos e merece muitas comemorações. “A última encenação foi em 2020 por causa da pandemia e é muito importante a retomada desta grande festa e apresentação cultural que marca o nascimento da cidade de São Vicente.”, afirmou.

Para o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, as pessoas esperam todos os anos por esse evento, pessoas de diversos locais do estado, a própria comunidade local se envolve, sendo mais de 500 atores voluntários e populares da cidade. “O evento movimenta a economia e a cidade e torna são Vicente um dos grandes locais de espetáculo de areia de praia do mundo”, disse o prefeito.

“Além de apresentar ao público a grande festa que é a Encenação, também movimenta o turismo da região e do estado, com visitantes de diversas partes de São Paulo.”, completou, Lucena.

São Vicente

São Vicente é uma cidade litorânea, localizada ao norte da capital paulista, e recebe turistas o ano todo, principalmente no verão. O local possui uma vasta opção de atrativos naturais e pontos turísticos, com muito cultura, história e entretenimento.