Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

07/03/2024
Setur-SP leva programa de crédito turístico para a Baixada Santista
Workshop apresenta linhas de financiamento sob medida e oferece consultoria aos empreendedores públicos e privados da região

Com o objetivo de levar crédito a todos os modelos de negócio ligados ao turismo na Baixada Santista, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP realizou, nesta quarta-feira, 6, o workshop Creditur SP – Acelerando o Desenvolvimento do Turismo na Costa da Mata Atlântica, uma iniciativa do maior programa de crédito turístico do Brasil, o CrediturSP.

A iniciativa tem por objetivo impulsionar a atração de investimentos na Baixada, diversificar a oferta de atrativos e gerar novos empregos na região. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que juntas oferecem R$ 4 bilhões em linhas de crédito para pequenos, médios e grandes empreendedores.

Com taxas a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. "Estamos falando da região que mais recebe turistas em todo o Estado, com potencial para o turismo de natureza, de negócios, de aventura, cultura  e eventos”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP.

Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições de cada uma das instituições que integram a iniciativa: InvestSP, Sebrae-SP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Câmara de Indústria e Comércio do BRICS, DesenvolveSP, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Povo, Cresol, Sicoob-Credicitrus, Fomento Mais Bank e ACCredito.

O evento também contou com a presença do prefeito Válter Suman, do Guarujá; do deputado estadual Paulo Correa Júnior, presidente da Comissão de Turismo; do secretário de Turismo da cidade, Fábio Santos; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Leonardo Gazillo; e de Lourival De Pieri, do Casa Grande Hotel, onde o evento foi realizado.

A Baixada tem os destinos mais visitados do Estado de SP, uma diversidade de atrativos e projetos âncora que podem impulsionar ainda mais a região, como o distrito turístico no centro histórico de Santos, a mudança no embarque de passageiros de cruzeiros para o Valongo e o túnel seco ligando o Guarujá a Santos. No ano passado, a Baixada recebeu R$ 66 milhões em investimentos da Secretaria por parte do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Turístico, o Dadetur.