Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.

07/03/2024
Valoriza SP capacita 200 profissionais em São Paulo
Iniciativa da Setur-SP reuniu gestores públicos e a cadeia produtiva do turismo nesta quinta-feira (7)

São Paulo recebeu nesta quinta-feira (7) o 1º workshop de 2024 do programa Valoriza SP, no Museu Catavento. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Fapetec (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura), e contou com a participação de mais de 200 profissionais do segmento.

O programa Valoriza SP tem o objetivo de valorizar as regiões turísticas do Estado através de ações de capacitação dos gestores públicos, bem como de toda a cadeia produtiva do turismo do Estado de São Paulo.

A plataforma oferece cursos de ensino à distância (EAD) gratuitos e workshops para o setor.

A abertura do evento ficou por conta de Éder Rafael, chefe de gabinete e turismólogo, que representou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.
“Como diz o nosso secretário, que enviou um grande abraço a todos, o turismo é a bola da vez. É o turismo que vai alavancar os nossos municípios”, comentou Éder Rafael.

Além disso, Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Secretaria, cumprimentou a todos na abertura do evento.
“Hoje, os temas são bastante focados na gestão pública para qualificar ainda mais o setor e potencializar o turismo de SP”, disse Ana Clemente.

Diversos temas relevantes para o setor

Eduardo Madeira, consultor da InvestSP, iniciou as palestras do workshop, falando sobre o CrediturSP: Crédito e Investimentos para o Turismo.

Em seguida, Mariana Rolim, coordenadora da Unidade de Preservação do patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Vice-Presidente do CONDEPHAAT, falou sobre o "Patrimônio Cultural Paulista”.

Depois, foi a vez de Nataly Fujisaki Kuramoto, engenheira ambiental da CDHU, apresentar o tema: “Licenciamento Ambiental- Convênios SETUR/Prefeituras”.
Na sequência, Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR - Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, falou sobre os Conselhos Municipais de Turismo.

O evento contou também com as apresentações de Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas; Edegar Luis Tomazzoni, professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e coordenador do convênio USP-AMITESP Observatório do Turismo, representando a diretora técnica da AMITESP, Waldirene Ricanelo; e de Vanilson Fickert, assessor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens.

A palestra de Vanilson foi sobre o ranqueamento 2024, um dos temas mais aguardados do dia.

Avaliação do evento

Gabriel Gomes Leal, responsável pela inserção dos dados na plataforma do inventário paulista de Palmital, comentou sua experiência no evento: “Sanou minhas dúvidas, conheci mais conteúdo sobre o trabalho que está sendo realizado, sobre ranqueamento, sobre o COMTUR, deu uma grande esclarecida nesses itens. Também sobre o Creditur, que é muito interessante para o nosso município de Palmital e para os nossos empresários, para a iniciativa privada, e ainda sobre a questão do tombamento no turismo. Além disso, o networking foi ótimo!”.

Próximo workshop do Valoriza SP

Os próximos workshops do Valoriza SP acontecerão em  Bauru e Franca. As datas serão divulgadas em breve.