Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

08/03/2024
Setur-SP celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial
Com show, café da manhã, palestras, experiências e sorteios, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) homenageia as mulheres da Secretaria, que impulsionam o turismo de SP

Neste dia 08 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) preparou um evento especial, com uma série de ações e homenagens para suas colaboradoras.

Café da manhã, show e aula para "libertar sua voz”

O evento começou às 10h, com um delicioso welcome coffee e um show incrível da cantora Sheila Alves, do Protocolo da Voz. Performando diversas canções de sucesso, Sheila cativou a todas as mulheres, convidando-as para dançarem e celebrarem seu dia.

Já a condução do evento ficou por conta de Fernanda Torres, do Creditur-SP.

Em seguida, a cantora Sheila Alves promoveu uma oficina de autocuidado entre as mulheres, ajudando a cada uma libertar a sua voz. Para isso, ela ensinou diversos exercícios, como alongamento do corpo, respiração e aquecimento da voz.

Design de sobrancelhas e a importância de ter uma autoestima equilibrada

Por sua vez, o instituto Ana Hickmann ofereceu design de sobrancelhas e aplicação de henna para as participantes. Além disso, Heleusa Andrade, psicanalista, deu uma verdadeira "aula" sobre o que é autoestima e a importância tê-la equilibrada.

Uma canção especial e agradecimento do Secretário

Depois, o secretário Roberto de Lucena, chegou ao evento e foi surpreendido com as colaboradoras cantando "Como é Grande o Meu Amor por Você", de Roberto Carlos. Essa música tem um significado especial para o secretário, pois o lembra de sua mãe.

Ele agradeceu e se dirigiu especialmente às mulheres: "Tenho muita satisfação de chegar aqui e ver essa sala tão bonita, tão enfeitada. São 66 mulheres que estão no quadro da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP. Vocês impulsionam o turismo! Agradeço a todas, especialmente aquelas que ajudaram a organizar essa manhã especial", disse.

O secretário ainda ressaltou a importância de duas figuras femininas em sua vida: Ana, sua avó, e sua mãe, Eunice. "Elas me ensinaram que, onde tem um homem de verdade, uma mulher não é vítima de agressão, uma mulher é não é ofendida. Ela é respeitada. Ela recebe carinho e respeito. Então, hoje quero homenagear vocês, as mulheres da nossa Secretaria. E é pensando em vocês, na minha filha e nas minhas netas, que eu desejo que São Paulo seja o melhor estado para as mulheres! Que o Brasil seja o melhor país para as mulheres viverem! Feliz Dia Internacional da Mulher!", declarou Roberto de Lucena.

O evento continuou com a palestra de Jiulile Glauce, sobre autocuidado.

Mais palestras, brindes e sorteios especiais

Após uma pausa para o almoço, o evento retornou com força total e trouxe palestras como a da Atome, empresa coreana que fabrica cosméticos a base de ervas orientais e ativos naturais. Na oportunidade, as representantes da empresa fizeram um peeling de porcelana em algumas colaboradoras. Ao final, sorteou skincares para todas as mulheres da Secretaria. Elas ganharam shampoo e condicionador da Atome. Depois, às 15h, foi a vez da Awdren, projeto em parceria com a secretaria, que realizou uma série de sorteios.
Por fim, a CONACE também promoveu vários sorteios para as colaboradoras, encerrando com chave de ouro esse dia tão especial.

As mulheres e o turismo de SP

Atualmente, as mulheres são 54% da força de trabalho do turismo no mundo, de acordo com o WWTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo).
Além disso, o turismo é responsável por 10% do PIB mundial, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), e inclui mais de 50 setores. As ocupações se voltam para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

Em São Paulo, as mulheres são maioria: de acordo com dados do Ministério do Trabalho (Caged), são 31 mil mulheres e cerca de 25 mil homens.

Ainda, a participação feminina no setor turístico é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e alimentação.