Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

12/03/2024
Turismo forte: SP participa do 66º Congresso Estadual de Municípios
Com divulgação dos programas, ações e dos destinos paulistas, Setur-SP participa de congresso e fala sobre a relação do turismo com geração de emprego e renda

A Estância Turística de Campos do Jordão realiza, entre 11 e 15 de março, o 66º Congresso Estadual de Municípios, uma realização da Associação Paulista de Municípios. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marca presença em todos os dias do evento com a promoção de seus programas e ações e por meio do secretário da pasta, Roberto de Lucena.

A participação da Setur-SP acontece através de um estande de 50m2 que integra uma área organizada pelo Governo do Estado. No estande, representantes do turismo promovem os programas, ações e projetos da pasta, além dos destinos paulistas.

O secretário de turismo e viagens, Roberto de Lucena, participou do painel “Turismo como fonte geradora de emprego e renda”. As projeções de geração de renda para 2024 são promissoras, tornando-se uma das principais apostas da economia paulista. O setor vai movimentar cerca de R$ 304 bilhões de reais, chegando a um recorde histórico, e gerando aproximadamente 46 mil novos empregos.

De acordo com Lucena, o turismo está inserido na perspectiva da agenda econômica. “O Governo de SP trabalhou na redução do ICMS dos combustíveis para a aviação comercial do estado, além de investir no aumento da conectividade.”, disse. E completou, “São Paulo é uma grande potência, temos o bioma mais rico em biodiversidade do mundo. Somos o maior polo emissor e receptor de turistas do país e nosso objetivo é crescer cada vez mais.”

Além do secretário de turismo de SP, fizeram parte do painel o presidente da APM, Fred Guidoni; presidente da Aprecesp e prefeito de Brotas, Leandro Correa; a consultora de turismo do Sebrae-SP, o prefeito de Campos de Jordão, Marcelo Padovan; Aline Delmanto; o presidente da Amitur, Jarbas Favoretto; o vice-presidente do núcleo de turismo, Aristides Cury; o presidente da Amitesp e prefeito de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro; o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e o gerente de relações institucionais da Embratur, Júnior Bozzella.

"O congresso é uma ótima oportunidade de compartilhar nossas experiências e trocar conhecimento, amplificando o diálogo com os secretários, prefeitos, entre outros gestores de diversos municípios de SP.“, declarou o presidente da APM, Fred Guidoni.

Serão cinco dias com os temas mais acalorados do municipalismo. O congresso vai abordar assuntos variados, como por exemplo: alíquota previdenciária; como regulamentar a nova lei de contratos; como fazer a parceria público-privada e marketing político.

Segundo dados da Embratur, o turismo crescerá 5,8% ao ano e deverá gerar 126 milhões de novos empregos até 2032 no mundo.