Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

Setur-SP sedia a 2ª reunião do ano do Conturesp e debate desenvolvimento do turismo no Estado
A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) sediou nesta terça-feira, 19, a 2ª reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de Paulo (CONTURESP). O encontro reuniu mais de 20 autoridades membros do conselho e teve como pautas a atualização dos Distritos Turísticos Urbanos, debateu avanços dos Conselhos Municipais Turismo, entre outros assuntos.

Representando o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a secretária executiva, Luciane Leite, falou sobre a importância da reunião e das iniciativas em conjunto para o desenvolvimento da cadeia turística. "Com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do nosso secretário Roberto de Lucena, em breve teremos o primeiro Distrito Turístico de Natureza", destacou.

Durante a reunião, o professor e conselheiro do Conselho de Orientação e Controle (COC), do Dadetur, Jarbas Favoretto, falou sobre a uniformização dos conselhos municipais de turismo. "Ainda restam alguns para contatarmos, mas avançamos bastante neste trabalho e os Conselhos estão bem encaminhados", comentou.

SP pra Crianças

Em outubro do ano passado, a Setur-SP anunciou o SP pra Crianças, iniciativa com o objetivo de promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil. Integrante do grupo de trabalho, o Metrô SP foi representado por Fabíola Bemfeito, gerente de comunicação e marketing do Metrô. "Participamos deste projeto que oferece diversos roteiros e passeios no Estado para que as famílias levem seus filhos. Nossa missão é facilitar a vida do cidadão. Então, tivemos ações em festivais e shows que incluiu a atuação de guias de turismo paulistas”, destacou Fabíola.

Segundo revelou, o Metrô está em processo de melhoria e desenvolvimento da sinalização das estações, a fim de tornar mais compreensível para os turistas. "Estamos trabalhando em um citypass, um bilhete para que o turista utilize o metrô e possa conhecer diversos pontos turísticos de SP", completou.

Elenice Zaparoli, diretora de eventos do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), frisou que a colaboração entre o Metrô de SP e a Setur-SP é de grande importância para o turismo do Estado: "É uma ação muito importante, pois quando há algum evento internacional, muitos ligam para nós do SPCVB e questionam se há alguma tarifa especial de transporte, entre outras dúvidas."

Presença da Setur em eventos

Ana Clemente, coordenadora de turismo da Secretaria, destacou as ações de promoção e participações da Setur-SP em eventos como, por exemplo o Pesca Trade Show (21 de março); a Abav TravelSP (11 e 12 de abril) e WTM Latin America (São Paulo - 15 e 16 de abril).  "Estaremos presentes em diversos eventos e feiras. Participaremos da 1ª Feira do Agricultor de SP, em Parelheiros com um espaço para apresentar as nossas ações e programas", pontuou Ana Clemente.