Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
 
 
28/03/2024
NOTÍCIAS
Turismo e Agricultura hasteiam bandeira do SP por Todas e homenageiam servidoras
Ação reforça a política pública do Governo de SP para combater a violência contra a mulher
 
Pouco mais de cem mulheres das secretarias de Turismo e Viagens e de Agricultura e Abastecimento, participaram hoje (28), às 10 horas, do hasteamento da bandeira do movimento São Paulo por Todas. O evento, realizado na sede das secretarias, teve como objetivo reforçar a campanha de combate à violência e o assédio sexual contra mulheres e ainda foi palco de homenagem a quatro servidoras.
 
O São Paulo por Todas prevê medidas e políticas públicas para combater estes tipos de abusos em locais públicos, como bares, restaurantes, baladas, casas de shows, entre outros. Uma das medidas que fazem parte do movimento é o protocolo Não se Cale, que consiste no gesto de erguer a mão levantada e fechar o punho para sinalizar uma situação de perigo.
 
A pasta de Agricultura e Abastecimento homenageou Maria Delza Silva Synthes e Agda Aparecida Pereira da Silva. As servidoras completam – cada uma - este ano quatro décadas e meia de serviço público. As homenageadas da Setur-SP foram Maria Helena Verga Boeri, com 47 anos de serviço público, e Jurema Gabriel de Ramos, com 40 anos de serviço público.
 
A solenidade de hasteamento da bandeira do São Paulo por Todas contou com a presença da secretária-executiva de Turismo e Viagens, Luciane Leite, representando Roberto de Lucena, e Luciana Tucoser, chefe de gabinete da Agricultura e Abastecimento, representando Guilherme Piai.
 
São Paulo por Todas e o protocolo "Não Se Cale"
 
O protocolo “Não se cale” é o mais novo aliado da população para enfrentar essas situações. Por meio dessa iniciativa, os estabelecimentos têm todas as diretrizes e cursos para que seus colaboradores saibam prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída do local em segurança até o acionamento da rede pública de saúde e segurança.
 
Trata-se de um fluxo completo de ações em prol das vítimas, que prevê inclusive um selo de reconhecimento para estabelecimentos conforme o nível de capacitação das equipes e estabelecimentos.
 
Esse protocolo foi concebido a partir do diálogo e dedicação das Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”, criado para regulamentação das Leis nº 17.621 e 17.635 e coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. Os funcionários dos estabelecimentos de SP fizeram uma capacitação para saber como acolher as mulheres em situações de perigo. Depois disso, os locais receberam o Selo "Estabelecimento Amigo da Mulher". Esses selos estão visíveis em lugares estratégicos, com os banheiros femininos e entrada dos estabelecimentos.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite