Santos - São Paulo - Brasil, 09 de maio de 2024.

26/04/2024
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Piracicaba
O Município de Interesse Turístico de Piracicaba fica distante 155 km da Capital, e com uma população de 423.323 pessoas, possui infraestrutura necessária para acomodar turistas, incluindo hotelaria diversificada com mais de 3.500 leitos e mais de 250 estabelecimentos voltados à gastronomia. A diversidade de atrativos passa por Passeios, Eventos, Roteiros locais e regionais, Rural e de Negócios.

Importante destacar que esta cidade já é famosa porque é muito procurada por turistas, em especial pela tradicional Rua do Porto que, na verdade, é o retrato da memória de cidade, conservando a tradição ribeirinha e a história local. Aos finais de semana e feriados, este Calçadão da Rua Porto, na orla do Rio Piracicaba, fica repleto por pessoas interessadas pelo seu centro gastronômico que oferece muitas iguarias, incluindo o tradicional Peixe no Tambor, o prato típico deste MIT. Outro atrativo disputado deste destino é o Elevador Turístico Alto do Mirante que foi construído sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, com 24 metros de altura que oferece belas vistas panorâmicas do Rio Piracicaba e de parte da cidade. O Salto do Rio Piracicaba é uma das principais atrações na lista do que fazer neste município. A queda d’água tem em torno de cinco m de altura e 200 m de largura em diagonal em relação ao rio.

Santana e Santa Olímpia

Tem mais: para gerar negócios e fomentar a economia local, Piracicaba tem uma oferta significativa de eventos, como a Festa do Divino Espírito Santo que acontece desde 1826 e mantém viva a crença religiosa; a Festa do Milho Verde com shows sertanejos e conjuntos folclóricos; a Festa das Nações que sempre registra público superior a 100 mil pessoas; a Festa da Polenta que comemora a imigração Trentino-tirolesa para a cidade de Piracicaba e que reúne mais de 15 pessoas com boa comida e danças folclóricas e a Festa de São João Tupi, tradicional festa realizada na noite de São João, com frequência superior a 40 mil pessoas. Vale ressaltar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba realizado anualmente entre agosto e outubro no Engenho Central. É sempre sucesso.

Destaque para o Parque do Engenho Central “Barão de Rezende” que ocupa o espaço e os prédios do complexo construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende que foi um antigo engenho de açúcar. Foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade de Piracicaba SP. A partir de 1990, passou a abrigar um espaço cultural, onde acontece o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil m².

Rua do Porto

Como chegar