Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2025.
 
 
20/03/2025
NOTÍCIAS
Turismo de SP lança 'Guia Turístico Judaico'
Publicação reúne atrativos da cultura judaica e reafirma compromisso com a inclusão de culturas e religiões
  
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o Memorial do Holocausto e o Museu Judaico de São Paulo, lança o ‘Guia Turístico Judaico’ no mês de celebração da imigração judaica. O evento ocorreu na quinta-feira (20), às 14h, na sede da Setur-SP.
 
Com mais de 50 atrativos turísticos, entre eles, museus que recontam histórias de luta, sinagogas históricas, restaurantes kosher premiados, lojas especializadas e uma agenda de festivais, o guia reforça a tradição cultural de um povo cujo legado está impresso na identidade de São Paulo. A iniciativa é parte de um conjunto de ações prevista em protocolo de intenções assinado entre a Setur e a Fisesp. O 'Guia Turístico Judaico' está disponível em versão digital em português  www.turismo.sp.gov.br/guia-de-turismo-judaico
 e hebraico.
 
O vice-governador Felício Ramuth, presente no evento, reforçou o papel do Estado de São Paulo "na inclusão e respeito a todas as manifestações culturais e religiosas do Estado de São Paulo". O secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, acrescentou que a comunidade carrega consigo uma herança que engrandece São Paulo. "Um estado essencialmente inclusivo, que não tolera o preconceito, tampouco a discriminação e o antissemitismo”, disse. São Paulo recebeu a primeira comunidade judaica nas Américas e hoje abriga a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com 110 mil judeus. 
 
O 'Guia Turístico Judaico' integra o Programa de Turismo Religioso Paulista, que já lançou publicações que destacam destinos com atrativos evangélicos, católicos e também monumentos de Cristo no interior e no litoral de São Paulo. O objetivo é promover a diversidade cultural e religiosa do Estado de São Paulo, valorizando todas as manifestações de fé da população paulista. 
 
“O lançamento deste guia é um marco para o turismo cultural em nosso Estado. Este projeto reforça nosso compromisso em tornar a cultura judaica cada vez mais acessível. O turismo judaico é um segmento em crescimento, e este guia será uma ferramenta essencial para quem deseja explorar essa herança, seja pela história, pela gastronomia ou pelas experiências culturais”, disse Marcos Knobel, da Federação Israelita de São Paulo.
 
"São Paulo foi o refúgio escolhido por inúmeros imigrantes judeus e sobreviventes do Holocausto que aqui reconstruíram suas vidas e deixaram uma marca indelével na cidade. Cada local destacado representa uma valiosa oportunidade de imersão na história, mostrando a força e a resiliência de uma comunidade que colaborou ativamente. É com grande alegria, portanto, que celebramos o lançamento de um roteiro, a valorização da memória e o legado da comunidade judaica", disse o Rabino Toive Weitman, diretor do Memorial do Holocausto.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite