Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2025.
 
 
09/04/2025
NOTÍCIAS
Gastronomia na Mogiana Paulista avança com as Rotas do Café de SP
São dez atrativos ligados ao café nos municípios de Franca, Cristais Paulista, Pedregulho, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Jeriquara e Patrocínio Paulista
 
Uma das regiões cafeeiras mais tradicionais do Brasil, a Mogiana Paulista, com seu clima ameno e solos férteis, agora é oficialmente uma das cinco rotas do Programa Rotas do Café de São Paulo, lançado nesta terça-feira, 8. A ação selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais.
 
A Rota Mogiana Paulista se destaca pela inovação dos processos de torrefação, preservando a tradição de mais de cem anos. Entre os atrativos, o Café Moscardini, a Fazenda Bom Jardim Coffee e a Zaz Cafés Especiais, em Franca; o Café Vicentin e o Pietà Café, em Altinópolis; o Café Labareda, em Cristais Paulista; o Sítio Terra Santa, em Patrocínio Paulista; a Fazenda Cachoeira, em Pedregulho; o Sítio Falcão do Alto Serra, em Santo Antônio da Alegria; e o Sítio Capoeira, em Jeriquara.  
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas centenárias de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e a culinária do Estado. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas Rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes no interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito entre as cem melhores cafeterias do mundo na lista do The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite