Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2025.
 
 

Últimas notícias

14/04/2025 - 13:08

Feriado de Páscoa em SP: 9 destinos perfeitos para relaxar ou se aventurar

Explore os atrativos das cidades paulistas e aproveite a natureza, gastronomia e atrações únicas do interior paulista neste feriado de Páscoa
 
Em meio a um superferiado, a celebração de Páscoa se torna também em oportunidade para fazer uma pausa e explorar novos destinos, seja para relaxar ou viver aventuras. O interior de São Paulo, com sua rica diversidade de paisagens e pequenas cidades encantadoras, se transforma em um convite irresistível para quem busca um refúgio longe da rotina. Entre montanhas, vales e cachoeiras, há uma infinidade de lugares para curtir o clima acolhedor e a tranquilidade que só cidades do interior pode oferecer.
 
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) selecionou algumas cidades paulistas para quem quer desfrutar de atividades ao ar livre, como trilhas e passeios a cavalo, ou para relaxar em charmosas pousadas com gastronomia local, diversas cidades paulistas oferecem opções para todos os gostos.
 
Entre os destinos mais procurados, destacam-se:
 
* Socorro: No Circuito das Águas Paulista, é ideal para quem busca aventura, com atividades como rafting, tirolesa e quadriciclo. Para quem prefere tranquilidade, há pousadas com spas e cafés coloniais. Durante a Páscoa, muitos eventos especiais são oferecidos.
 
Serra Negra: Com clima agradável e foco no bem-estar, é perfeita para quem quer descansar e desfrutar de boa gastronomia, com pratos típicos de Páscoa. Passeios a cavalo e trilhas completam a experiência.
 
Holambra: Conhecida pela influência holandesa, a cidade encanta com seus campos de flores e gastronomia típica, como stroopwafel e croquete. Durante a Páscoa, há festivais de chocolate e feiras de artesanato.
 
Águas de Lindóia: Famosa pelas águas termais, é um destino de relaxamento, com spas, piscinas aquecidas e o parque aquático Thermas Hot World, ideal para famílias.
 
Brotas: Para os amantes de esportes radicais, oferece rafting, rapel e cachoeirismo. A cidade também tem opções de hospedagem aconchegante e restaurantes com comida caipira.
 
Campos do Jordão: Com clima frio e arquitetura europeia, é conhecida por seus fondues e chocolates artesanais. Durante a Páscoa, há festivais gastronômicos e eventos culturais.
 
Cunha: Tranquila e rodeada pela natureza, oferece trilhas, mirantes e cachoeiras. Durante o feriado, feiras de chocolates e doces caseiros são destaque.
 
Monteiro Lobato: Com forte conexão literária, é perfeita para quem quer explorar a história de Monteiro Lobato e relaxar em meio à natureza, com trilhas e cachoeiras escondidas.
 
Santo Antônio do Pinhal: Ao lado de Campos do Jordão, oferece tranquilidade, mirantes e jardins temáticos. É um ótimo destino para quem busca paz e contato com a natureza.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

14/04/2025 - 11:29

Setur-SP firma parcerias estratégicas, divulga estudo sobre mercado aéreo e lança passaporte ferroviário na WTM

As ações acontecem no primeiro dia do maior evento de turismo da América Latina, na capital paulista
 
De 14 a 16 de abril, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa da WTM Latin America, o maior evento turismo da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, na capital paulista. Na segunda-feira, 14, a Setur-SP fará três grandes anúncios em seu estande (J05).
 
O primeiro deles é a assinatura de um protocolo de intenções com os parques tecnológicos de Santos, São José dos Campos e Sorocaba. O objetivo é realizar novas parcerias para a Academia do Turismo SP, programa de qualificação profissional da Setur-SP que tem o objetivo de capacitar profissionais do turismo e suprir a demanda crescente do setor por mão de obra qualificada.
 
Com o protocolo de intenções, os parques tecnológicos e Secretaria poderão desenvolver ferramentas educacionais; incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo, entre outras ações. A assinatura acontecerá às 15h, com a presença do secretário Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, representantes dos parques tecnológicos.
 
Depois, às 16h30, a Setur-SP e a Embratur realizam encontro para celebrar a parceria que prevê a troca de informações e estudos sobre o fluxo de turistas internacionais nos aeroportos brasileiros entre 2018 e 2025. Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, compartilhará estudo que mostra as tendências e fluxo de turistas internacionais. 
 
Por sua vez, o secretário Roberto de Lucena compartilhará estudo do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) realizado com dados da Embratur, que confirma a posição de liderança do Estado de São Paulo como maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul.
 
Em seguida, às 17h, a Secretaria de Turismo e Viagens lança um produto inédito para fomentar viagens de trens turísticos pelo Estado: o Passaporte Ferroviário de São Paulo. O passaporte ferroviário é um verdadeiro guia para o viajante, pois conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas. 
 
No passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do Estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Inclusive, ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20%.
 
“São entregas importantes, voltadas para segmentos estratégicos do turismo paulista. Estamos investindo em soluções tecnológicas e sustentáveis para a Academia do Turismo SP; analisando o fluxo de turistas internacionais, para melhor atender esses viajantes; e fomentando viagens de trens turísticos. Neste caso, o objetivo é que o visitante, e principalmente, o paulista, redescubra o turismo ferroviário e conheça as belezas do nosso Estado de um jeito único”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens. 
 
Todos os anúncios acontecem no estande da Secretaria, espaço que também terá uma programação especial. Haverá a promoção e divulgação de destinos turísticos paulistas. Estarão presentes 12 regiões turísticas do Estado, além do Visite São Paulo Convention Bureau e representantes de nove segmentos do turismo paulista, como o afroturismo e o turismo de aventura.  
 
Ainda no estande, haverá ativações gastronômicas com os vinhos e cafés de São Paulo em espaços exclusivos, além do tradicional lanche de mortadela e o caldo de cana, típicos da capital paulista. A equipe técnica da Secretaria divulgará ações e vídeos promocionais da pasta, e haverá agendamento de reuniões. Para fechar a programação de segunda-feira, 14, com chave de ouro, a Banda do Metrô se apresenta no estande da Setur-SP às 19h. 
 
Voltado para profissionais do turismo de todas as nacionalidades, a WTM reúne agências de viagens, operadoras de turismo, destinos, companhias aéreas e marítimas, empresas de tecnologia, entre outros, e apresenta as últimas tendências e novidades do setor. Além disso, é uma grande oportunidade de fazer networking e fechar novos negócios.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ruy Jobim Neto, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
 
14/04/2025 - 10:55

Turismo de SP conclui urbanização de centro de eventos em Peruíbe

Área de eventos do Parque Benedito Sodré contou com mais de R$ 4 milhões em recursos do Estado
 
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) inaugurou no domingo (13) uma obra na Estância Turística de Peruíbe, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, ligado à Setur-SP. Trata-se da urbanização da área de eventos do Parque Benedito Sodré, com R$ 4.146.049,30 em recursos do Estado.
 
A obra consiste na execução de ciclovia e sinalização, galerias de águas pluviais, instalações elétricas, instalações hidráulicas, iluminação ornamental, pavimentação da área de eventos, passeios, totens, blocos de ancoragem para tendas, uma quadra adaptada para a prática de vôlei e futevôlei, e acessibilidade.
 
“A Estância Turística de Peruíbe, muito procurada por viajantes, sobretudo por suas belezas naturais, recebe uma atração qualificada que promete trazer ainda mais opções de lazer e entretenimento aos turistas”, disse o titular da Pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. 
 
O município de Peruíbe, localizado a 141 km da capital paulista, integra a Região Metropolitana da Baixada Santista. A Estância é menos movimentada que outros destinos balneários como Santos e Praia Grande, mas procurada por aqueles que buscam tranquilidade: são 32 km de belas praias, entre elas, a Praia do Costão e a Praia de Guaraú. 
 
“O Espaço de Eventos do Parque Turístico Benedito Marcondes Sodré chega para fortalecer a vocação turística de Peruíbe, impulsionar nosso calendário de eventos e gerar emprego e renda para a nossa população", diz Felipe Bernardo, prefeito de Peruíbe. 
 
O município também possui áreas preservadas da Mata Atlântica, onde é possível fazer trilhas, contemplar a natureza e encontrar cachoeiras e praias desertas, como a Estação Ecológica Jureia-Itatins, uma das áreas intocadas mais conhecidas de Peruíbe.

Informações para a imprensa: 

Alan Viana, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, pressurismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
14/04/2025 - 10:26

Governo de SP investe R$ 1,6 milhão na entrega de estrutura náutica em Araçatuba

Inauguração terá presença do secretário Roberto de Lucena; somadas as oito estruturas já entregues, investimento ultrapassa os R$ 10,5 milhões
 
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), entregaou neste sábado, 12, no Município de Interesse Turístico (MIT) de Araçatuba, a oitava estrutura náutica de uso público do Estado. Com investimento que supera R$ 1,6 milhão, a obra inclui uma rampa de acesso, um píer flutuante, quatro decks, um mirante e quatro novos quiosques públicos, que se somam a outros sete quiosques já existentes. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, a cidade recebe anualmente cerca de 530 mil visitantes. Desse total, mais de 47 mil pessoas são atraídas por atividades náuticas — número que deve crescer com a requalificação do parque e os novos equipamentos públicos.
 
A entrega faz parte de um plano de desenvolvimento voltado a 13 municípios do interior paulista, com investimentos que, somados, ultrapassam R$ 10,5 milhões. Já foram inauguradas estruturas em Pederneiras, Timburi, Avaré, Pereira Barreto, Rubineia, Três Fronteiras e Piraju. As estruturas náuticas incentivam a parada de barcos, lanchas e motos aquáticas, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de fomentar o turismo local.
 
“Estamos avançando com o plano de desenvolvimento regional. Nosso estado é diverso, tem potencial e queremos transformar isso em potência: náutica, rural, ferroviária. Queremos mostrar por que recebemos mais de 49 milhões de turistas em nosso território. São Paulo é multitemático e o turismo é um grande motor de desenvolvimento“, afirma Roberto de Lucena, titular da pasta estadual de Turismo e Viagens.
 
Esse esforço integra um cenário mais amplo de valorização do turismo náutico em todo o estado. São Paulo é privilegiado por mais de 4,2 mil quilômetros de rios navegáveis, mais de 50 represas e lagos cercados por vegetação, além de 880 quilômetros de costa marítima. O turismo náutico tem crescido consideravelmente no Brasil e no mundo, especialmente após a pandemia.
 
Estima-se que uma estrutura de apoio náutico com capacidade para 300 embarcações possa gerar um impacto econômico — direto, indireto e induzido — de até R$ 141 milhões por ano, além de criar cerca de 780 empregos, segundo dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) e da Lidera Consultoria. Esses postos de trabalho abrangem desde marinas, estaleiros e fabricantes de embarcações até hotéis, restaurantes e o comércio local.
 
“A chegada destes equipamentos reforça o potencial de Araçatuba para o turismo ligado ao rio. Estamos no centro de uma região com forte vocação náutica, e este investimento do Governo do Estado impulsiona não só o lazer, mas também a economia e o empreendedorismo local”, afirma o prefeito Lucas Zanatta. Ainda segundo a administração municipal, as novas estruturas ampliam a capacidade da cidade para receber turistas, fomentar negócios e consolidar o parque como referência regional, movimentando toda a cadeia do turismo.
 
Araçatuba se destaca como destino de pesca graças à abundância de espécies em suas águas. O Rio Tietê oferece diversas opções para quem busca momentos relaxantes ou emocionantes à beira d’água. Além disso, a cidade é reconhecida por seu patrimônio gastronômico. Entre os pratos mais renomados está o Cupim Casqueirado, uma iguaria que reflete a tradição e o sabor autêntico da região, cativando paladares com sua textura suculenta e aroma irresistível.
 
Araçatuba também ostenta com orgulho o título de Capital do Boi Gordo, reconhecimento à sua relevância histórica na pecuária e no agronegócio. Com uma combinação harmoniosa entre natureza, culinária e tradições locais, a cidade convida os visitantes a explorarem suas paisagens, desfrutarem de sua cozinha típica e conhecerem a história que faz de Araçatuba um destino turístico singular e acolhedor.
 
Turismo Náutico
 
No ano passado, o Governo de São Paulo anunciou um investimento total de R$ 45 milhões para a implantação de 21 estruturas náuticas até 2026. Essas instalações fazem parte do Programa de Turismo Náutico, que visa atender às necessidades dos municípios às margens de rios, lagos e represas, estimulando o desenvolvimento regional.
 
O programa também promove o uso sustentável das águas paulistas, organizando a entrada e saída de embarcações e contribuindo para a preservação da biodiversidade nas margens. Além disso, busca atrair investimentos, estruturar a atividade e fomentar o crescimento do setor náutico, com foco no aumento do fluxo turístico, geração de receita e criação de empregos nos municípios beneficiados.

Informações para a imprensa: 

Alan Viana, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, pressturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, pressurismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
11/04/2025 - 10:33

Fé, emoção e entretenimento: veja programação de Páscoa em 15 municípios de SP

Com as tradicionais Encenações da Paixão de Cristo, montagens artísticas da Via Sacra, até vilas temáticas, os destinos paulistas têm atrações para toda a família
 
Na próxima semana, chegará a Páscoa, uma das datas mais importantes para os cristãos e um dos períodos mais aguardados pelos turistas. Isso porque a data que celebra a ressurreição de Jesus Cristo é feriado nacional, e os dias que antecedem a Páscoa formam a Semana Santa, e são bastante procurados para viagens. Neste ano, ainda há um bônus: após o Domingo de Páscoa, há outro feriado nacional: o Dia de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, e uma grande oportunidade de estender o passeio. 
 
Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) reuniu 15 municípios paulistas que oferecem programações especiais de Páscoa, com as tradicionais Encenações da Paixão de Cristo, até caça aos ovos. “São atividades e expressões culturais que complementam o leque de atrativos dos destinos paulistas, e atraem turistas do Brasil inteiro. Vale a pena conferir!”, afirma Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens. 
 
Região Turística Águas Paulista
 
Em Pedreira, na região de Campinas, acontecerá a Encenação da Paixão de Cristo. Trata-se de uma encenação teatral emocionante, que retrata a vida de Jesus Cristo na Terra, do seu nascimento até a morte na cruz. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Pedreira e acontecerá  na noite do sábado, 12 de abril, a partir das 19h30, nos cenários naturais do Jardim Náutico Represa – Basílio; e no domingo, 13 de abril, a partir das 20 horas, no Calçadão da Antônio Pedro e Praça Ângelo Ferrari. 
 
Já durante toda a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, os fiéis de Pedreira e da região percorrem a subida do Complexo Turístico do Morro do Cristo, passando pelas estações da Via Sacra, que retrata toda a Paixão de Jesus, da prisão à ressurreição. A Via Sacra do Morro do Cristo é realizada pela Paróquia Santana e a expectativa é de que 15 mil pessoas participem do evento. É importante dizer que tanto a Encenação quanto a Via Sacra são eventos que tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, oferecendo rampa de acesso.
 
Em Holambra, também na região de Campinas, há programação especial para todo o mês de abril. As atividades começaram no dia 05, com a inauguração da Vila da Páscoa, na Praça dos Pioneiros. Além da decoração temática e versões diferentes do coelhinho, como o coelho pescador, o local tem uma cascata de chocolate e a presença do Coelhinho, que estará disponível de até 19 de abril para tirar fotos com os visitantes e entregar ovinhos de chocolate. Nos outros dias, a vila permanece aberta, mas sem a presença do Coelhinho. Já no dia 17, haverá a Quinta-Feira de Sabores, a partir das 19h, na Praça dos Imigrantes. Na ocasião, o Coelhinho distribuirá ovinhos de chocolate para as crianças e fará muitas fotos com as famílias. 
 
Além disso, a partir do dia 11 de abril, acontece a tradicional Exposição da Via Sacra, na Praça dos Coqueiros, ao lado do Parque Van Gogh. As estações da Via Sacra serão representadas por painéis de 1,80 metro. Os painéis retratam a Paixão de Cristo, da condenação à ressurreição. Depois, no dia 16 de abril, às 20h, haverá uma celebração especial com a procissão da Via Sacra, conduzida pelos párocos e aberta ao público. Todas as atividades são gratuitas e realizadas pela Prefeitura de Holambra. Ainda, as atividades possuem acessibilidade para pessoas com deficiência física, oferecendo rampa e portas largas para PCR (pessoas com cadeira de rodas).
 
Região Turística Encantos da Anhanguera Central
 
Em Tambaú, a Semana Santa (de 13 a 20 de abril) é um convite à reflexão sobre os últimos dias da vida de Jesus Cristo, começando com uma bela procissão de Ramos, no domingo, 13, pelas ruas da cidade. Durante a semana, haverá eventos especiais como a Via Sacra; procissão do encontro; apresentação teatral da paixão de Cristo e procissão do Senhor Morto. No domingo, 20, acontece uma celebração festiva de Páscoa para comemorar a Ressurreição de Jesus.
 
Os eventos acontecem na Matriz de Santo Antônio- Praça Santo Antônio, no Santuário Nosso Senhora Aparecida, localizada na Rua Carlos Guimarães, no Jardim Boa Esperança.  São esperadas 5 mil pessoas, e o evento tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, com rampa e banheiro acessível. 
 
Região Turística Entre Serras e Águas
 
Em Piracaia, a Capital da Truta, acontece a tradicional Festa de Páscoa na Casa do Artesão de Piracaia, no dia 19 de abril. A Festa promove a interação entre os moradores, resgata tradições culturais, fortalece os laços familiares e comunitários, e incentiva valores como solidariedade, renovação e alegria. O evento é realizado pela Prefeitura e são esperadas 5 mil pessoas. A Festa tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, oferecendo piso tátil, rampa, banheiro acessível e portas largas para PCR (Pessoa com cadeira de rodas). 
 
Região Turística Nascentes do Tietê
 
Em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, acontecerá a tradicional Encenação da Paixão de Cristo. Esta é a 25ª edição da encenação. É uma peça de teatro encenada ao ar livre, que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, o espetáculo promete encantar os espectadores com uma nova abordagem, inspirada no teatro renascentista do grande escritor e dramaturgo William Shakespere. Com referências clássicas, a Encenação contará a maior história de amor que o mundo já conheceu. A Encenação conta com mais de 30 atores e atrai aproximadamente 15 mil pessoas. Ainda, a Encenação é acessível para pessoas com deficiência física, pois conta com piso tátil, elevador e banheiro acessível. 
 
Região Turística Roteiro dos Bandeirantes
 
Na Região Metropolitana de São Paulo, o município de Santana de Parnaíba realiza a segunda maior encenação do Brasil sobre a vida de Cristo: o “Drama da Paixão”. O espetáculo revive o nascimento, a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, um dos mais emocionantes acontecimentos da humanidade. Além disso, todo ano, encena-se uma passagem bíblica, o que torna o espetáculo sempre inédito. Neste ano, o tema é “Os Sonhos de José”.
 
Realizado num espaço cenográfico de 15 mil m², o evento envolve mais de mil pessoas, entre atores e produção. O Drama da Paixão acontece na Semana Santa, nos dias 17, 18 e 19 de abril (Quinta, Sexta e Sábado de Aleluia), das 20h às 23h30, na Barragem Edgard de Souza - Estrada dos Romeiros, km 40. O evento é gratuito, realizado pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, e tem a expectativa de atrair 30 mil pessoas. Para as pessoas que possuem deficiência física, o evento dispõe de banheiro acessível.
 
 
O Catarina Fashion Outlet está localizado no Km 60, Rodovia Castelo Branco, São Roque - São Paulo. O local tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, dispondo de rampa, elevador, banheiro acessível e portas Largas para PCR (Pessoa com cadeira de rodas).
 
Região Turística Mantiqueira Paulista
 
Em São José dos Campos, os moradores e turistas da cidade podem conferir o Auto de Páscoa, grande espetáculo que remonta a Paixão e ressurreição de Jesus Cristo. Realizado pela Igreja da Cidade, o evento deste ano traz como tema” A Jornada”. A encenação acontece de 14 a 20 de abril, em diferentes horários, na sede da Igreja da Cidade (Rodovia Presidente Dutra, Km 145 - Vila São Benedito). Neste ano, são esperadas 50 mil pessoas. 
 
O espetáculo é gratuito, porém, é necessário resgatar o ingresso no link oficial (https://linktr.ee/autodepascoa2025). O Auto de Páscoa tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva, oferecendo piso tátil, rampa, banheiro acessível e portas largas para PCR (Pessoa com cadeira de rodas). 
 
Região Turística Costa da Mata Atlântica
 
Em Cubatão, na região administrativa de Santos, há a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, evento já consolidado no município que acontece há 54 anos. O espetáculo gratuito é realizado pela Associação Cultural Incena Brasil e pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A Encenação acontece na Sexta-Feira Santa, 18 de abril, às 19 horas, na Arena do CSU, Parque do Trabalhador, localizado na Rua Salgado Filho, 323-355 - Parque Fernando Jorge, em Cubatão.  O evento tem acessibilidade e oferece atendimento em Línguas de Sinais, e conta com intérprete de Libras, áudio descrição e legenda no site do evento.
 
Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
 
Em Cajati, na região de Registro, há 42 anos acontece a Paixão de Cristo, evento religioso de grande porte em comemoração à Sexta-Feira Santa. O evento conta com a Encenação da Morte de Cristo, com um elenco de aproximadamente 100 voluntários, moradores da cidade; e a trilha sonora realizada ao vivo pela Banda Municipal de Cajati. Os palcos onde as cenas principais acontecem podem ser vistos de vários ângulos. A Paixão de Cristo acontece no dia 18 de abril, a partir das 20h, no Espaço Multiuso, localizado na Av. Luiz de Lima, Centro – Cajati. 
 
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cajati, e é gratuito. São esperadas 5 mil pessoas e o local oferece Atendimento em Língua de Sinais e rampa de acesso, para atender pessoas com deficiência auditiva ou física. 
 

Região Turística Circuito das Nações
 
O município de Paraguaçu Paulista, na região de Marília, promove no dia 18 de abril, das 20h às 23 horas, a Encenação da Paixão de Cristo. O evento é realizado pelo Departamento de Turismo e Cultura em Paraguaçu Paulista, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Paz. O objetivo é remeter ao período em que Jesus percorreu o caminho da Via Sacra, seguido de sua crucificação, morte e ressurreição para salvar a humanidade de seus pecados.
 
A Paixão de Cristo acontece na Avenida Aeroporto – Centro de Convergência Turística, Paraguaçu Paulista - SP, 19700-000. É esperado um público de 10 mil pessoas. O local é acessível a pessoas com deficiência física, pois conta com banheiro acessível. 
 
Região Turística Alto Cafezal
 
Em Marília, acontece a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O evento é gratuito, está em sua 29ª edição, deve receber 10 mil expectadores na Sexta-Feira Santa, que neste ano é dia 18 de abril, das 20h às 22h, no Parque do Povo, na Av. Mem De Sá - Nucleo Hab. Nova Marilia, Marília.
 
A realização é da Paróquia Santa Rita de Cássia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília. A apresentação dura, em média, uma hora e meia e retrata passagens bíblicas, com cerca de 120 atores e equipe de apoio de 50 voluntários. O evento acontece , e envolve centenas de pessoas, entre atores, figurantes e equipe de apoio. 
 
Região Turística Águas Sertanejas
 
Em Colômbia, município da região de Barretos, acontece a Paixão de Cristo, no dia 18 de abril, das 20h às 23h. Realizada pela Igreja Matriz em parceria com a Prefeitura Municipal de Colômbia, o evento conta com apresentações da Paixão de Cristo para toda a família. A expectativa é de que mil pessoas assistam à Paixão de Cristo. O evento tem acessibilidade para pessoas com deficiência física, com rampa de acesso. 
 
Região Turística Águas, Cultura e Negócios
 
Em Olímpia, conhecida como a Capital Nacional do Folclore e sede de grandes parques aquáticos, haverá as tradicionais missas por ocasião da Páscoa. As missas são realizadas na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São João Batista, na Paróquia São José, e na Paróquia São Judas Tadeu e Santo Expedito.  Além disso, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, haverá Encenação da Paixão, na Sexta-feira Santa, dia 18, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.

Região Turística Tietê Vivo
 
O Auto de Páscoa, em Araçatuba, está em sua 12ª edição em 2025. Produzido e encenado pela Igreja Amor e Cuidado, com o tema "O Derramar" será apresentado de 14 a 19 de abril, e terá a participação de mais de mil voluntários para contar a história da Paixão de Cristo. Os preparativos começaram em janeiro, e a produção do espetáculo teve início ainda no ano passado. Os atores, profissionais responsáveis por bastidores, estrutura, roteiro, tema, trilha sonora e iluminação são cuidadosamente escolhidos para garantir uma experiência emocionante e reflexiva. Mais de 350 pessoas, entre dançarinos, músicos e intérpretes estarão no palco do espetáculo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

10/04/2025 - 11:54

Setur-SP promove destinos e lança capacitação inédita na 47ª Abav TravelSP

A iniciativa foi anunciada em uma das principais feiras de turismo do interior paulista
 
Nos dias 09 e 10 de abril, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa de uma das maiores feiras de turismo do interior paulista, a Abav TravelSP, em Campinas. Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo – Abav-SP | Aviesp, o evento está em sua 47ª edição e é palco de um grande lançamento: o programa Brasil Recebe: edição São Paulo, programa de fortalecimento do turismo receptivo.
 
Idealizado pela ABAV Nacional, o programa tem o objetivo de capacitar, agências, empresários, guias turísticos e empreendedores que trabalham com o turismo receptivo no Estado de São Paulo. Com a iniciativa, as agências poderão atualizar seu portfólio de serviços; posicionar suas marcas de forma estratégica no mercado; atrair o público-alvo desejado; impulsionar seu crescimento e rentabilidade, entre outros benefícios.
 
A primeira edição do programa será em São Paulo, uma realização da ABAV Nacional, em parceria com a Abav-SP | Aviesp e a Setur-SP. A iniciativa foi anunciada durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 09, com autoridades na Abav TravelSP. “É uma honra para o Estado de São Paulo ser escolhido para receber a primeira edição do programa Brasil Recebe. Com ele, as agências terão a oportunidade de qualificar seus serviços, ofertar mais roteiros e produtos paulistas e receber ainda melhor os turistas, ampliando seus negócios”, explica Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens. 
 
 
"O Brasil Recebe tem como objetivo principal impulsionar o turismo receptivo no país. Acreditamos que investir em capacitação e conexão é essencial para fortalecer os negócios locais, valorizar nossos destinos e proporcionar experiências ainda mais qualificadas aos visitantes. Nesse sentido, estamos conectando conhecimento, mercado e visibilidade para que os profissionais do setor tenham mais força para inovar, gerar valor e conquistar novas oportunidades, tornando o turismo cada vez mais profissional", disse Ana Carolina Medeiros, Presidente do Conselho de Administração da ABAV Nacional.
 
"Capacitação sempre foi um dos focos da Abav-SP | Aviesp. Acreditamos que uma das nossas missões como associação é prover ações para fortalecer o turismo como um todo. Por isso, participar deste programa é tão simbólico. Iniciar o piloto do Brasil Recebe só reforça o protagonismo do Estado de São Paulo no mercado de Turismo”, afirma Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp.
 
Além do lançamento do programa, a Setur-SP também conta com um estande no qual promove destinos paulistas de 12 regiões turísticas e dois segmentos do Estado. Ainda, há ativações de café do Espírito Santo do Pinhal; vinho do Circuito das Frutas; e o tradicional lanche de mortadela da capital paulista. A equipe técnica da Secretaria de Turismo e Viagens também está presente, realizando atendimentos; e no estande, há a apresentação do vídeo promocional do Estado de São Paulo e da marca governamental.
 
Na programação do evento, também estão palestras e painéis de temas importantes para o setor turístico. Um deles é o painel Elas Movem o Turismo, que acontece na quarta-feira, 9, às 11h30 e reúne líderes femininas do setor. Entre elas, está a secretária-executiva da Setur-SP, Luciane Leite. A Abav TravelSP reúne agentes de viagens, operadoras de turismo, destinos nacionais e internacionais, e os principais players do mercado de turismo para apresentar novidades; trocar conhecimento, fazer networking e gerar novos negócios.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ruy Jobim Neto, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

10/04/2025 - 11:42

Setur-SP investe R$ 1 milhão em três obras de Sud Mennucci

Turismo no noroeste paulista avança com a inauguração de três obras turísticas
 
O Município de Interesse Turístico de Sud Mennucci inaugura nesta sexta-feira, 11, três obras turísticas realizadas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), que somam R$ 1 milhão em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). As obras serão inauguradas na presença do secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, e do Prefeito Lió Neto, de Sud Mennucci.  
 
Trata-se da construção do Posto de Informações Turísticas (PIT), que consiste na construção da sala de recepção, copa, sanitários públicos com acessibilidade, estacionamento, depósito, calçadas públicas, mobiliário e paisagismo, com investimentos de R$ 300 mil do Estado.
 
No mesmo dia, será reinaugurado o “Recanto das Águas”, revitalizado com R$ 452,3 mil da Setur-SP, o que inclui alambrados, instalação de playground, construções de quiosques, passarela de acessibilidade e revitalização de quiosques. 
 
Por fim, a Setur-SP entrega a primeira etapa de revitalização do Recinto de Exposições, Feiras e Festa do Peão “José Paulino Gonçalves”, com a construção de um palco multiuso coberto, camarim, sala de apoio, sanitários acessíveis e rampa de acesso ao palco. A obra de revitalização contou com R$ 315.073,96 mil conveniados pelo Estado
 
“Sud Mennucci soube aproveitar o potencial fluvial e criar atrativos turísticos a partir de seus rios e de toda biodiversidade. Hoje, está aprimorando ainda mais sua infraestrutura e hospitalidade”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. Entre os atrativos, destaque para o Parque da Saúde, uma área verde com espaços poliesportivos e piscinas.
 
De acordo com o prefeito Lió Neto, de Sud Mennucci, o município está entregando oportunidades de crescimento e de futuro para a cidade. "Cada espaço revitalizado é um convite para que nossa gente se orgulhe ainda mais da cidade em que vive - e para que mais pessoas descubram o quanto esse lugar é especial. Sou grato por cada investimento que valoriza nosso turismo e transforma a vida da nossa população”, disse o prefeito.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898

Ruy Jobim Neto, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898

Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
09/04/2025 - 16:30

Sabor de São Paulo: Festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba

Evento gratuito reúne restaurantes, produtores e chefs para valorizar a gastronomia do interior paulista
 
No próximo sábado, 12 de abril, o Município de Interesse Turístico de Araçatuba, no interior de São Paulo, receberá um dos mais importantes eventos de valorização da gastronomia paulista: o Festival Gastronômico "Sabor de São Paulo". A festa da culinária regional, promovida pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), acontecerá na sede Senac Araçatuba e contará com entrada gratuita para o público.
 
O festival vai destacar os sabores autênticos do interior paulista e oferecer aos visitantes uma verdadeira imersão na gastronomia local. Com a participação de 15 produtores e restaurantes da região, o evento promete encantar os visitantes com produtos típicos da região, incluindo embutidos, frutas e verduras orgânicas, além de deliciosos doces e sorvetes.
 
Na véspera, na sexta-feira, 11, o programa vai promover um workshop voltado para profissionais da gastronomia e do turismo, abordando temas como turismo gastronômico, segurança alimentar e turismo rural. O chef Ivan Santinho, padrinho da rota, será o responsável por encerrar o dia com uma aula-show, preparando pratos especiais com ingredientes da rota gastronômica Pantanal Paulista e Tietê Vivo.
 
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destaca a importância do evento: "O Festival Gastronômico 'Sabor de São Paulo' oferece uma oportunidade única para que paulistas e turistas descubram as melhores iguarias do interior do nosso estado. A gastronomia paulista é uma das mais ricas expressões culturais de São Paulo, e este evento é uma verdadeira celebração da nossa diversidade e dos sabores autênticos que temos a oferecer”.
 
O Programa Sabor de SP é uma realização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), realizado em parceria com o Mundo Mesa e o Senac. Entre julho de 2023 e novembro de 2024 o programa visitou 35 regiões turísticas e percorreu 13 Rotas Gastronômicas. Ao todo, impactou 8.060 pessoas com festivais regionais, capacitou 1.405 profissionais do setor e mobilizou 301 municípios paulistas.
 
Serviço:
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Data: Sábado, 12 de abril
Horário: das 11h às 17h
Local: Senac Araçatuba – Av. João Arruda Brasil, 500 – São Joaquim, Araçatuba. Telefone: (18) 3117-1000
Entrada gratuita
 
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
 

09/04/2025 - 15:37

Valoriza SP reúne gestores públicos e a cadeia produtiva de turismo em Fernandópolis

Foram realizadas mais de 600 visitas a municípios e regiões turísticas, e registradas e catalogadas 150 boas práticas turísticas no Estado de São Paulo, incluindo a valorização da cultura local e regional
 
O município de Fernandópolis, noroeste do estado, sediará nesta quinta-feira, 10 abril, a partir das 10 horas, mais uma edição do Workshop Valoriza SP com foco na informação e qualificação dos gestores públicos municipais e trade regional. Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), participa da abertura destacando os resultados positivos desta iniciativa com ações de engajamento e sensibilização para o desenvolvimento regional e que já possibilitou o acesso de municípios que ainda não haviam sido incluídos no Mapa do Turismo Estadual. 
 
O Valoriza SP tem um impacto relevante para toda a cadeia turística, seja na área pública quanto na privada, sendo um importante veículo para a retomada econômica do turismo e apresentação dos destinos turísticos paulistas. Já foram realizadas mais de 600 visitas a municípios e regiões turísticas, e registradas e catalogadas 150 boas práticas turísticas no Estado de São Paulo, incluindo a valorização da cultura local e regional com o registro dos potenciais turísticos de Quilombos e Povos Originários, assim como da produção associada ao turismo, alambiques, roteiros de cerveja artesanal, Turismo Náutico, Ecoturismo e Turismo de Sol e Praia.
 
“Este programa mostrou resultados positivos ao apoiar ações de engajamento e sensibilização, impulsionando o desenvolvimento regional e permitindo que municípios antes excluídos fossem incluídos no Mapa do Turismo Estadual”, destaca Roberto de Lucena, titular da Setur-SP.
 
Confira a programação: 
 
10h45 - Programas e Ações da Cotur - Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Pasta 
11:10 - Plataforma de Inventário Turístico - Vanilson Fickert, assessor técnico de Gabinete 
11:25 – Dadetur – Aline Assis, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos 
11:40 – CrediturSP - Gregory Andrade, diretor técnico 
Das 11h50 às 12h30 - atendimento ao público - Dadetur, Cotur, Creditur SP e Inventário Turístico.
 
Serviço:
O que: Valoriza SP
Onde: Talismã Festas e Eventos
Horário: 10 horas
Endereço: Rodovia Euclides da Cunha, KM 548 Leste Rodovia sentido Votuporanga - Zona Rural, Fernandópolis
 
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
 

09/04/2025 - 08:00

Gastronomia no Circuito das Águas avança com as Rotas do Café de SP

Sete atrações de Campinas, Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra compõem a nova rota cafeeira lançada pelo Governo de SP. Experiências vão do cultivo à degustação da bebida
 
Famoso por suas fontes de águas minerais, o Circuito das Águas Paulista também se destaca pela produção de cafés especiais - e agora compõem uma das cinco rotas cafeeiras do Programa Rotas do Café de São Paulo, lançadas nesta na terça-feira, 8, pelo Governo de São Paulo. As experiências turísticas acontecem em fazendas de antigos barões de café, em museus históricos e na degustação de cafeterias premiadas internacionalmente.
 
O café cultivado no Circuito das Águas reflete as características do solo fértil e do clima equilibrado, resultando em bebidas aromáticas e equilibradas. Em Campinas, no D. Origem Café, o visitante conhece variedades do grão e participa de uma vivência sensorial de torrefação, onde aprecia o aroma e o sabor de misturas de cafés. Em Monte Alegre do Sul, o Sítio Cafezal em Flor oferece hospedagem no meio do cafezal, visita guiada pela lavoura, colheita, beneficiamento, torrefação e degustação. 
 
No total, são 57 atrativos turísticos paulistas relacionados ao café em mais de 25 municípios do Estado. Além de rotas temáticas inéditas, foram mapeados destinos isolados e espaços culturais ligados ao café. A Rota Circuito das Frutas inclui atrações como o Sítio Flor da Lua e o D. Origem Café, em Campinas; a Fazenda Atalaia e a Fazenda Benedetti, em Amparo; o Sítio Cafezal em Flor e o Cantinho da Natureza Café & Quitutes, em Monte Alegre do Sul; além do Sítio São Roque, em Serra Negra. 
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista da publicação The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam na Rota Alta Paulista e Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo 9Setur-SP). O programa é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

09/04/2025 - 08:00

Gastronomia paulista avança com o lançamento das Rotas do Café de SP

Destaque para as fazendas centenárias de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas e centros de pesquisa abertos à visitação
 
O mesmo grão que levou a economia de São Paulo a se tornar a maior do país, hoje se coloca como grande aposta do turismo gastronômico do Estado, com o lançamento, nesta na terça-feira, 8, do Programa Rotas do Café de São Paulo, uma ação do Governo de São Paulo que selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais ligados ao café. 
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas internacionalmente e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e na culinária do Estado. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista da publicação The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
 
Segue a relação das propriedades mapeadas e suas respectivas rotas:
 
ROTA MANTIQUEIRA VULCÂNICA
A Mantiqueira Vulcânica é uma das regiões cafeeiras mais premiadas do Brasil, destacando-se pelo cultivo de cafés de montanha. Com altitudes que variam entre 800 e 1.300 metros, a região, que abrange cidades como Caconde, Espírito Santo do Pinhal e Águas da Prata, possui um terroir único, resultado de antigos solos vulcânicos. Esse diferencial confere aos cafés notas frutadas, florais e com acidez equilibrada, características muito apreciadas no mercado de cafés especiais. A produção artesanal e sustentável, aliada às paisagens deslumbrantes, faz da Mantiqueira Vulcânica um destino imperdível para os amantes da bebida e do turismo rural.
1. Fazenda da Prata – Águas da Prata
2. Fazenda Santa Maria – Águas da Prata
3. Sítio Córrego do Engano – Caconde
4. Café do Mirante – Caconde
5. Cafés Especiais Bazili – Caconde
6. Pousada Encanto da Mata – Caconde
7. Rancho Churrascada – Fazenda Baleia – Espírito Santo do Pinhal
8. Pousada Famiglia Barthô – Espírito Santo do Pinhal
9. Caffè Nato / Fazenda Boa Vista de Pinhal – Espírito Santo do Pinhal
10. Sítio Santa Rita do Olho d’Água – Espírito Santo do Pinhal
11. Apoena Cafés Especiais e Micro Torrefação - Espírito Santo do Pinhal 
12. Café Coopac - Caconde 
13. Sítio Grumello – Caffè Immacolato - Santo Antônio do Jardim 
14. Fazenda Irarema - São Sebastião da Grama 
15. Fazenda São Paulo - São José do Rio Pardo 
16. Sítio Florestinha – Caconde 
17. Sítio Volterra - Espírito Santo do Pinhal
18. Bonventi - Espírito Santo do Pinhal 
19. Terra de Kurí - Espírito Santo do Pinhal 
20. Fluicoffee – Santo Antônio do Jardim 
 
ROTA CUESTA, ITAQUERI E TIETÊ
A região da Cuesta, Itaqueri e do Tietê oferece uma geografia única, com relevos marcantes e solos que favorecem o cultivo de cafés de qualidade. Localizada no centro-oeste paulista, em municípios como Brotas, Dois Córregos e Dourado, essa área se destaca pelo desenvolvimento de cafés artesanais e processos de torrefação cuidadosos. Além da produção, a região combina o turismo rural com atividades de aventura, oferecendo experiências que vão além da xícara, incluindo trilhas e visitas a propriedades sustentáveis. São cafés com notas sensoriais complexas e um perfil aromático sofisticado, atraindo apreciadores de sabores marcantes.
1. Sítio Estação Canela – Brotas
2. Café São Francisco do Gramado – Brotas
3. Parque Recanto das Cachoeiras – Brotas
4. Mokoi Café – Dois Córregos
5. Sítio São Miguel do Gramado – Brotas 
6. Fazenda Maria José da Roseira – Brotas
7. Fazenda Monte Alto – Café Helena – Dourado
 
ROTA CIRCUITO DAS ÁGUAS
Famoso por suas fontes de águas minerais, o Circuito das Águas Paulista também se destaca pela produção de cafés especiais. A região, que inclui cidades como Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo e Campinas, combina o turismo rural com a tradição cafeeira, oferecendo experiências que vão do cultivo à xícara. Pequenas propriedades familiares e fazendas históricas abrem suas portas para visitas guiadas, degustações e contato direto com os produtores. O café cultivado no Circuito das Águas reflete as características do solo fértil e do clima equilibrado, resultando em bebidas aromáticas e equilibradas, perfeitas para os apreciadores da bebida.
1. Sítio Flor da Lua – Campinas
2. Fazenda Atalaia – Amparo
3. D. Origem Café – Campinas
4. Sítio Cafezal em Flor – Monte Alegre do Sul
5. Cantinho da Natureza Café & Quitutes – Monte Alegre do Sul
6. Sítio São Roque – Serra Negra
7. Fazenda Benedetti – Amparo 
 
ROTA MOGIANA PAULISTA
A Mogiana Paulista é uma das regiões cafeeiras mais tradicionais do Brasil, com uma história marcada pela produção de cafés de alta qualidade. Situada no nordeste do estado de São Paulo, a região abrange municípios como Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista e Cristais Paulista, reconhecidos pelo cultivo de Café Arábica em altitudes elevadas. O terroir privilegiado, com clima ameno e solos férteis, favorece a produção de grãos com perfil sensorial complexo e encorpado. Além da produção, a Mogiana Paulista se destaca pela modernização dos processos de torrefação e comercialização, preservando a tradição sem abrir mão da inovação.
1. Café Labareda – Cristais Paulista
2. Café Moscardini – Franca
3. Zaz Cafés Especiais – Franca
4. Sítio Santa Terra – Patrocínio Paulista
5. Fazenda Cachoeira – Pedregulho
6. Pietà Café (Fazenda 9 de Julho) – Altinópolis
7. Café Vicentini – Altinópolis
8. Sítio Falcão do Alto da Serra – Santo Antônio da Alegria 
9. Sítio Capoeira – Jeriquara 
10. Fazenda Bom Jardim Coffee - Franca
 
ROTA ALTA PAULISTA
A região do Alto Cafezal carrega no nome a sua forte ligação com o café. Localizada no oeste paulista, com destaque para municípios como Marília e Garça, a região tem um solo rico e um microclima ideal para o cultivo de cafés especiais. Nos últimos anos, a cafeicultura local passou por uma grande transformação, focando na sustentabilidade e na produção de qualidade superior. A cidade de Garça obteve em 2022 a Indicação Geográfica de Procedência, um reconhecimento da excelência dos cafés produzidos na área. Além das plantações, a região abriga torrefações especializadas e promove experiências imersivas, como degustações e visitas técnicas.
1. Sítio Olho D’Água – Marília
2. Sítio Santa Clara – Garça
3. Tosta Coffee Roaster – Garça
4. Fazenda Bom Jardim – Vera Cruz
 
DESTINOS CAFEEIROS
Mais do que uma bebida, o café faz parte da história e cultura de São Paulo. Estes locais preservam essa tradição e proporcionam experiências imersivas no universo do café. Desde museus históricos, como o Museu do Café de Santos, até fazendas que resgatam métodos antigos de cultivo, essa categoria inclui espaços culturais, centros de pesquisa e propriedades turísticas. São destinos que combinam conhecimento, história e degustação, permitindo que o visitante conheça o café do grão à xícara, vivenciando o legado desse produto que ajudou a moldar o estado de São Paulo
1. Instituto Biológico – São Paulo, Capital
2. Sítio Berelu – Cerqueira César
3. Sítio Sol Nascente – Ibiúna
4. APTA Regional de Adamantina
 
OUTRAS VIVÊNCIAS DO CAFÉ
1. Museu do Café de Piratininga / Fazenda São João – Piratininga
2. Museu do Café – Santos
3. Ateliê Casa das Artes – Socorro
4. Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Socorro
5. Recanto da Querência – Garça
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
 
09/04/2025 - 08:00

Gastronomia na Baixada Santista avança com o lançamento das Rotas do Café de SP

Região é estratégica para o escoamento da produção cafeeira e conta com atração cultural que valoriza o legado cafeeiro do Estado
 
O Museu do Café de Santos é um dos 57 atrativos turísticos do novo programa Rotas do Café de São Paulo, apresentado nesta terça-feira, 8, pelo Governo de São Paulo para valorizar a história do café em fazendas centenárias, ateliês, centros de pesquisa abertos à visitação, e apresentá-los como atrativo turístico. Além de espaços culturais ligados ao café, como o museu, há destinos isolados de grande potencial e cinco rotas temáticas inéditas. 
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante tem a chance de degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Francisco e Bento XVI em visita ao Brasil. A experiência acontece em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, em Cristais Paulista, oferece o roteiro completo, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas Rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê. “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

09/04/2025 - 08:00

Gastronomia na Mantiqueira avança com lançamento das Rotas do Café de SP

Famosa pelo visual de montanha e fazendas cheias de história, região de Caconde, Espírito Santo do Pinhal e Águas da Prata oferece 20 atrações
 
O mesmo grão que levou a economia de São Paulo a se tornar a maior do país, hoje se coloca como grande aposta do turismo gastronômico do Estado, com o lançamento, nesta na terça-feira, 8, do Programa Rotas do Café de São Paulo, uma ação do Governo de São Paulo que selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais ligados ao café. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica são 20 atrações ligadas ao café, onde o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Na Pousada Famiglia Barthô, em Espírito Santo do Pinhal, o turista se hospeda em uma propriedade centenária de café, faz trilhas pelo cafezal e conversa com os proprietários. 
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas internacionalmente e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e na culinária do Estado. 
 
“As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo. O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. 
 
Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World’s 100 Best Coffee Shops. O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
09/04/2025 - 08:00

Gastronomia na região de Brotas avança com o lançamento das Rotas do Café de SP

Sete atrativos turísticos compõem a Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê, formada pelos municípios de Brotas, Dois Córregos e Dourado
 
O mesmo grão que levou a economia de São Paulo a se tornar a maior do país, hoje se coloca como grande aposta do turismo gastronômico do Estado, com o lançamento, nesta na terça-feira, 8, do Programa Rotas do Café de São Paulo, uma ação do Governo de São Paulo que selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios do Estado, agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais ligados ao café. 
 
A Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê tem sete atrativos: o Sítio Estação Canela, o Café São Francisco do Gramado, o Parque Recanto das Cachoeiras, o Sítio São Miguel do Gramado e a Fazenda Maria José da Roseira, todos em Brotas; além da Fazenda Monte Alto - Café Helena, em Dourado, e o Mokoi Café, em Dois Córregos. O Mokoi, inclusive, oferece uma degustação profissional da bebida, onde o visitante é convidado a perceber atributos de doçura, aroma e acidez do café, sem sair do perímetro da cidade. 
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas internacionalmente e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e na culinária do Estado. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas Rotas Alto Cafezal e Circuito da Águas (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista da publicação The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

09/04/2025 - 08:00

Gastronomia na região do Alta Paulista avança com as Rotas do Café de SP

São quatro atrativos ligados ao café nos municípios de Marília, Garça e Vera Cruz
 
A evolução da cafeicultura na região de Alta Paulista vai além das plantações, também abriga torrefações especializadas e promove experiências imersivas, como degustações e visitas técnicas. A região, agora, é oficialmente uma das cinco rotas do Programa Rotas do Café de São Paulo, lançado nesta terça-feira, 8. A ação selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais.
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas centenárias de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e a culinária do Estado. Na região, contempla o Sítio Olho D’Água, em Marília; o Sítio Santa Clara e a Tosta Coffee Roaster; em Garça; além da Fazenda Bom Jardim, em Vera Cruz. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas Rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes no interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito entre as cem melhores cafeterias do mundo na lista do The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

09/04/2025 - 08:00

Gastronomia na Mogiana Paulista avança com as Rotas do Café de SP

São dez atrativos ligados ao café nos municípios de Franca, Cristais Paulista, Pedregulho, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Jeriquara e Patrocínio Paulista
 
Uma das regiões cafeeiras mais tradicionais do Brasil, a Mogiana Paulista, com seu clima ameno e solos férteis, agora é oficialmente uma das cinco rotas do Programa Rotas do Café de São Paulo, lançado nesta terça-feira, 8. A ação selecionou 57 atrativos turísticos relacionados ao café paulista, de mais de 25 municípios agrupados em cinco rotas temáticas inéditas, destinos isolados, além de museus e espaços culturais.
 
A Rota Mogiana Paulista se destaca pela inovação dos processos de torrefação, preservando a tradição de mais de cem anos. Entre os atrativos, o Café Moscardini, a Fazenda Bom Jardim Coffee e a Zaz Cafés Especiais, em Franca; o Café Vicentin e o Pietà Café, em Altinópolis; o Café Labareda, em Cristais Paulista; o Sítio Terra Santa, em Patrocínio Paulista; a Fazenda Cachoeira, em Pedregulho; o Sítio Falcão do Alto Serra, em Santo Antônio da Alegria; e o Sítio Capoeira, em Jeriquara.  
 
O programa é uma aposta do Governo de São Paulo em experiências turísticas ligadas à produção do grão, como fazendas centenárias de antigos barões do café, museus históricos, cafeterias premiadas e centros de pesquisa abertos à visitação. Os atrativos explicam como São Paulo se tornou a maior economia do país e um elemento central nas relações sociais e a culinária do Estado. 
 
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, o visitante pode degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Bento XVI e Francisco em visita ao Brasil. A experiência acontece no Sítio Boa Vista do Engano, em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, no município de Cristais Paulista, oferece o roteiro mais completo do Estado, na Rota Mogiana Paulista. 
 
As experiências continuam nas Rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê (veja a lista de estabelecimentos abaixo). “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
 
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes no interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, mercados, restaurantes e em estabelecimentos como o Cupping Café, eleito entre as cem melhores cafeterias do mundo na lista do The World’s 100 Best Coffee Shops. 
 
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
04/04/2025 - 16:41

Descubra destinos no estado que incentivam a prática de atividades físicas, combinando diversão, natureza e bem-estar

 
Descubra destinos no estado que incentivam a prática de atividades físicas, combinando diversão, natureza e bem-estar

Com o objetivo de combater o sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, no dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física. De acordo com a organização, cerca de 1,4 bilhão de adultos em todo o mundo não realizam atividades físicas de forma suficiente, o que contribui para um dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis. A OMS estima que pessoas inativas têm de 20% a 30% mais chances de falecer prematuramente em comparação com aquelas que mantêm uma rotina de exercícios.
 
Para incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) selecionou algumas cidades paulistas que são perfeitas para quem quer sair da rotina, se reconectar com a natureza e colocar o corpo em movimento. As opções incluem desde aventuras radicais até passeios tranquilos, ideais para diferentes gostos e idades.
 
Rafting em Juquitiba
Em botes infláveis e acompanhados de guias experientes, o passeio intercala trechos de calmaria com corredeiras radicais. A atividade é indicada para pessoas a partir de 6 anos e é uma excelente oportunidade para quem busca adrenalina. E o melhor: está a apenas uma hora e meia da capital paulista.
 
Batismo de mergulho em Ilhabela
 
Em Ilhabela, você pode fazer o batismo de mergulho, uma experiência que não exige ser um mergulhador certificado. O passeio inclui treinamento básico e acompanhamento de um instrutor, permitindo que você conheça a rica vida marinha da região, com chances de avistar tartarugas e outros animais marinhos.
 
Passeio de quadriciclo em Campinas
Em Campinas, você pode pilotar um quadriciclo por trilhas e estradas de terra, superando subidas e obstáculos. A atividade é guiada e tem uma duração média de uma hora. As saídas ocorrem no distrito de Joaquim Egídio, um lugar rodeado por natureza, ideal para quem busca aventura com um toque de diversão.
 
Mini rafting para crianças em Brotas
 
Se você tem filhos pequenos e quer introduzi-los ao contato com a natureza e a prática de atividade física, o mini rafting em Brotas é uma excelente opção. O passeio, que ocorre no Rio Jacaré Pepira, é voltado para crianças a partir de três anos e acontece em trechos tranquilos do rio, proporcionando uma experiência segura e divertida para toda a família.
Caminhada ao Pico da Bacia em São José do Barreiro
Se você gosta mais de montanha do que de cachoeira, este roteiro é para você. No primeiro dia, você sobe o Pico da Bacia, uma das mais desafiadoras trilhas da região, e no segundo dia, visita a Cachoeira Santo Izidro, uma das mais belas do Parque Nacional da Serra da Bocaina. O pernoite ocorre em uma charmosa pousada nas montanhas, onde você pode aproveitar a tranquilidade e as paisagens deslumbrantes.
 
Visita à Caverna do Diabo e cachoeiras do Vale das Ostras em Eldorado
A Caverna do Diabo, localizada em Eldorado, é a maior caverna do estado de São Paulo e oferece uma visita fascinante às profundezas da terra. O local é totalmente adaptado para o turismo, com iluminação e escadas de acesso que tornam a experiência segura e inesquecível. Após explorar a caverna, o passeio segue para o Vale das Ostras, um lugar repleto de mais de 12 cachoeiras, onde você pode se refrescar e aproveitar a beleza natural da região.
 
Arvorismo em Socorro
 
Se você gosta de desafios nas alturas, o arvorismo em Socorro é uma atividade imperdível. Utilizando técnicas horizontais, você percorre um trajeto que liga várias árvores e passa por trechos sobre o Rio do Peixe. A sensação é de caminhar no topo da floresta, com a adrenalina de estar suspenso entre as árvores e a água cristalina abaixo.
 
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
 

04/04/2025 - 16:21

Setur-SP participa da Seatrade Cruise Global

Feira internacional promove destinos náuticos do litoral paulista para um público de mais de dez mil participantes 
 
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa em Miami, nos Estados Unidos, da Seatrade Cruise Global 2025, um dos mais importantes eventos da indústria internacional de cruzeiros do mundo, reunindo mais de 600 expositores de 120 países. A Secretaria promove Santos, Ilhabela e São Sebastião no estande da Embratur, reforçando a vocação náutica do litoral paulista.  
 
O Estado de São Paulo é privilegiado com 4,2 mil quilômetros de rios navegáveis, mais de 50 represas e lagos cercados por vegetação, além de 880 quilômetros de costa marítima. A temporada de cruzeiros 2024/2025 atraiu mais de um milhão de turistas apenas para o Porto de Santos e movimentou R$ 1,5 bilhão. Com o crescimento do setor, o Governo de São Paulo anunciou, no ano passado, um investimento total de R$ 45 milhões para a implantação de 21 estruturas náuticas até 2026.
 
 
A Embratur mantém um Acordo de Cooperação Técnica com a CLIA Brasil para promover os destinos brasileiros como destino de turismo náutico no mercado internacional. A parceria envolve ações junto a gestores de destinos, operadores de viagem e outros representantes do setor de cruzeiros. De acordo com um estudo da CLIA Brasil e da Fundação Getúlio Vargas, 92% dos cruzeiristas pretendem realizar novas viagens e 87% desejam retornar aos destinos visitados.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894
03/04/2025 - 10:10

Academia do Turismo SP: inscrições abertas para cursos presenciais em Olímpia

As qualificações em “Inglês para Recepção” e “Recepção e Atendimento” são gratuitas e começam no dia 14 de abril, na Capital Nacional do Folclore
 
Estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês para Recepção e Recepção e Atendimento, em Olímpia. Os cursos são gratuitos, presenciais e fazem parte da Academia do Turismo SP, programa de capacitação profissional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), com o objetivo de atender a demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor. 
 
Os dois cursos foram anunciados em março, pelo secretário Roberto de Lucena e pelo prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, durante um workshop da Academia do Turismo na cidade. “Olímpia é uma Estância Turística que recebe anualmente cerca de quatro milhões de visitantes, atraídos pelos parques temáticos, boa infraestrutura e grandes eventos, como o Festival Nacional de Folclore. Portanto, é essencial capacitar os profissionais do turismo da cidade e da região, para que atendam cada vez melhor os viajantes”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens. 
 
Vale lembrar que Olímpia foi o primeiro destino paulista a se tornar distrito turístico, há quase quatro anos, um marco para o desenvolvimento da região turística das Águas, Cultura e Negócios. Os dois cursos serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, parceiro nas ações da Academia do Turismo SP, e realizados na Prefeitura de Olímpia. As turmas iniciam no dia 14 de abril e vão até o dia 28 de maio. As vagas são limitadas.
 
“A Academia do Turismo é um programa que vem para capacitar as 70 estâncias turísticas e os mais de 140 municípios de interesse turístico do Estado. Uma iniciativa muito importante para a qualificação da mão de obra, promovendo o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda. É o começo de uma força de trabalho permanente, viabilizada pela Secretaria de Turismo com tantos parceiros de instituições renomadas, e, para Olímpia, é uma honra ser uma das primeiras cidades a receber este programa”, destacou o prefeito Geninho Zuliani.
 
Confira os dias e horários:
 
Inglês para Recepção
Período do Curso: 14/04/2025 a 28/05/2025
Segundas, Terças e Quartas-Feiras, das 18h30 às 21h30
Local de realização: Av. Gov. Adhemar Pereira de Barros, Km 03
Recanto Bela Vista, Olímpia
 
• Recepção e Atendimento
Período do Curso: 14/04/2025 a 28/05/2025
Segundas, Terças e Quartas-Feiras, das 18h30 às 21h30
Local de realização: Av. Gov. Adhemar Pereira de Barros, Km 03
Recanto Bela Vista, Olímpia
 
Sobre a Academia do Turismo
 
Maior programa de capacitação e formação no setor de turismo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de atender a demanda crescente do setor por profissionais qualificados. Até o momento, já foram oferecidas 33 mil oportunidades e a meta é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online em 100 municípios, disponíveis até 2026. O programa Academia do Turismo abrange diversas frentes de qualificação, incluindo cursos rápidos de capacitação, incentivo à pós-graduação e mutirões de emprego, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional. O turismo é uma das forças da economia paulista, responsável por 9,6% do PIB estadual, atrás apenas da construção civil em termos de empregos gerados. O setor de turismo também emprega cerca de um milhão de trabalhadores com carteira assinada em São Paulo, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

02/04/2025 - 15:50

Expresso Turístico em destaque no Conturesp

Conselheiros conheceram mais o serviço turístico oferecido pela CPTM
 
O tema principal da quarta reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), realizado na terça-feira (1 de abril), foi o Expresso Turístico, serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que envolve uma experiência única aos turistas, resgata o charme das viagens de trem, valor cultural e conexão com o passado ferroviário. Uma verdadeira imersão na história e na essência ferroviária de São Paulo.
 
O encontro deste mês aconteceu na Expotel, feira realizada na capital paulista e que é um dos maiores encontros de empreendedores do setor de hotelaria do Brasil.  Na oportunidade, a secretária-executiva da Pasta, Luciane Leite, representou o secretário Roberto de Lucena, presidente deste Conselho, ao lado de Armando Arruda Pereira, secretário-executivo do Conturesp, Shirley Duarte, representando a coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente, e Maria Helena Boeri, secretária do Conselho. 
 
Vale dizer que a CPTM é uma sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. O Expresso Turístico tem capacidade de lotação para quatro carros com 88 assentos. Atualmente são três destinos que podem ser visitados pelos turistas: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partida e chegada na Estação da Luz, Capital.
 
Em Paranapiacaba, vila histórica na Serra do Mar, encanta com seu patrimônio ferroviário e natureza exuberante em percurso de 48 km. O Museu Castelinho relembra o passado da São Paulo Railway, enquanto o Parque Natural Municipal oferece trilhas em meio à Mata Atlântica. Já no município de Jundiaí, num percurso de 60 km, os turistas podem conhecer o charme das vinícolas locais e degustar vinhos produzidos na região. Além disso, o Parque da Uva e o Jardim Botânico oferecem espaços ideais para momentos de lazer e contato com a natureza. Este destino conta com uma infraestrutura turística bem estruturada. 
 
Em Mogi das Cruzes, com 55 km de percurso, nota-se a riqueza em história, cultura e belezas naturais, perfeita para quem busca uma experiência autêntica e memorável. Ao desembarcar, os visitantes podem explorar o Parque Centenário, e constatar a fama de sua gastronomia, especialmente pelos restaurantes rurais.
 
As apresentações foram feitas pelas coordenadoras do Expresso Turístico Maíra Maciel Leite e Bruna Domingues Alves Paes de Almeida, ambas da CPTM. Informaram que os interessados podem acessar o seguinte instagram: Expresso Turístico CPTM (@expressoturisticocptm).
 
Muitos conselheiros expressaram-se durante a reunião do Conturesp, e os temas foram abrangentes, como Pet Friendly; Jogos e Cassinos em território paulista; a importância dos receptivos nos equipamentos turísticos; o prêmio Abime (Associação Brasileira de Imprensa da Mídia Eletrônica); próximo Ranqueamento das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico e a Abav Travel/SP em 9 e 10 de abril de 2025 em Campinas. Shirley, da Coordenadoria de Turismo (Cotur) da Setur-SP informou aos conselheiros sobre as ações da Pasta em favor do setor, a exemplo do estande montado para 1º e 2 de abril no Expotel, a participação da Secretaria na WTM Latin America feira de Turismo que ocorre de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Sabor de São Paulo em Araçatuba e, em breve, o lançamento das Rotas do Café em conjunto com as outras secretarias de Abastecimento e Agricultura, Desenvolvimento Econômicoe e Casa Civil.
 
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894

 

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite