Revitalizada, Casa do Trem Bélico preserva parte da história de Santos

Compartilhe!

1 curtiu
Reabertura do edifício público mais antigo faz parte do aniversário de 476 anos da cidade
 
Edifício público mais antigo de Santos, a Casa do Trem Bélico foi revitalizada. O exemplar da arquitetura militar colonial foi reformado e entregue hoje (28), pela Vice-Prefeita Renata Bravo, no aniversário de 476 anos da cidade. A reforma foi realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
 
Erigida em meados de 1640, a construção de dois andares funcionava como depósito de munição e armas para o exército imperial. O nome “trem” decorre do sentido popular da palavra, que denomina “diversos materiais”. Com o passar dos anos o local teve diversas outras funções, entre elas escola pública, seção de alistamento eleitoral, Serviço de Subsistência do Exército e Centro da Juventude.
 
O convênio de restauro da edificação foi assinado em 2019 no valor de R$ 753.354,42. Entre as intervenções, foram realizadas as reformas das fachadas, incluindo pintura conforme original, recomposição de portas e janelas, reforma do telhado e beiral, limpeza e recuperação da rampa, gradis e escada caracol interna, troca do vidro da cobertura que interliga o prédio principal ao prédio anexo, envernizamento do piso e teto de madeira, substituição da iluminação externa, implantação de sistema de monitoramento por câmeras e remodelação da calçada do entorno.
 
Restaurada, a Casa do Trem Bélico conta com uma exposição permanente de armaria em seu piso superior, com exemplares de materiais bélicos da Guerra do Paraguai e de Canudos, entre outras armas do período colonial. No pavimento térreo, o visitante pode conferir uma linha do tempo que conta a história do povoamento da Vila de Santos, com fotos, maquetes e diversos documentos históricos.