Rodrigo Garcia libera R$ 17,3 milhões em recursos para a região de Itu

Wagner Hanashiro, chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e Viagens, e o Governador Rodrigo Garcia: autorização de recursos para Itu

1 curtiu
Governador também participou da abertura da Feira de Arte e Artesanato do município e se reuniu com professores e diretores da rede estadual de ensino

O governador Rodrigo Garcia liberou nesta quinta-feira (14) R$17,3 milhões em recursos para a região de Itu. Deste total, R$ 7,4 milhões serão destinados para obras e melhorias de infraestrutura turística, um valor 8,6% maior do que o garantido pelo Governo em 2021, quando foram assinados convênios no valor de R$ 6,8 milhões.

“Hoje eu trago o Governo aqui para região de Itu, uma forma de estar mais próximo das pessoas. Toda a nossa equipe está aqui atendendo a população e o terceiro setor, resolvendo os problemas que podem ser resolvidos de maneira imediata e ouvindo críticas porque muitas delas nos corrigem e nos fazem tomar decisões melhores”, disse Rodrigo Garcia.

O recurso será disponibilizado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens. A cidade de Itu, que é uma das 71 estâncias turísticas do Estado, atualmente executa seis obras com recursos do Turismo: iluminação da ciclovia do Parque Linear, construção da Praça da Bike, criação do polo turístico e gastronômico na Avenida Francisco Ernesto Fávero, o Terminal Receptivo de Turismo, adaptação do Auditório Municipal para Teatro e Sala de Espetáculos e revitalização da Praça Padre Anchieta com implantação do marco zero.

Após o anúncio do governador Rodrigo Garcia, a cidade fará os projetos e propostas que, quando aprovados, serão formalizados por meio de novos convênios. Os novos valores para a região de Itu fazem parte dos R$ 24 milhões que serão liberados para obras e melhorias em turismo e que atenderão outras dez cidades da região de Sorocaba: Araçoiaba da Serra, Boituva, Cabreúva, Cesário Lage, Ibiúna, Piedade, Salto, São Roque, Tatuí e Votorantim.

Infraestrutura urbana

Durante visita à cidade, o governador também liberou R$ 1,7 milhão em recursos para convênios a serem assinados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). A cidade de Itu será contemplada com R$ 1,5 milhão para pavimentação de via de acesso ao AME (Ambulatório Médico de Especialidade) e R$ 250 mil para construção de calçada acessível, por meio do Programa Cidade Acessível. A SDR aguarda as Prefeituras encaminharem os projetos executivos para a formalização dos convênios.

Construção de 80 moradias e regularização fundiária

Rodrigo Garcia autorizou o início de 80 unidades habitacionais e liberou recursos do Programa Cidade Legal para a regularização fundiária de três núcleos habitacionais no município de Itu. As 80 unidades serão casas sobrepostas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área privativa de 46m². O empreendimento será composto por blocos com uma vaga para cada apartamento. Cada bloco terá duas unidades no térreo e duas unidades no primeiro andar. Com investimento de R$ 8,2 milhões da CDHU, o empreendimento será edificado no bairro Cruz das Almas, na Avenida Galileu Bicudo – Lote 1, Quadra A.

Na ocasião também foram assinadas ordens de serviço do Programa Cidade Legal, que somam R$ 81,9 mil para trabalhos de regularização fundiária nos núcleos Bairro Estação, Vila da Paz 2 e Vila da Paz 3. A iniciativa beneficiará 391 famílias da região.

Mais do que o investimento financeiro, o Cidade Legal apoia tecnicamente todo o processo legal e burocrático para emissão dos títulos de propriedade dos loteamentos, por meio de consultoria da equipe técnica especializada da Secretaria de Estado da Habitação. Com o convênio junto aos municípios, são realizadas buscas documental/relatório preliminar, análise e diagnóstico, plano de regularização, levantamentos topográficos, projeto urbanístico de regularização e estudo ambiental, além da apresentação da documentação dessas áreas ao cartório.

Arranjos Produtivos Locais

Ainda em visita à região, o governador Rodrigo Garcia participou da abertura da Feira de Artes e Artesanato de Itu, prestigiando e incentivando o artesanato da região. Durante o evento, houve o reconhecimento e recadastramento de Arranjos Produtivos Locais (APLs), aglomerados regionais de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas e que são auxiliadas por políticas públicas de desenvolvimento. No total, foram certificadas oito APLs em 5 municípios: Itatinga, Itu, Laranjal Paulista, Sorocaba e Botucatu.

O Estado de São Paulo conta com 84 APLs em fase de reconhecimento, formados em diversos municípios. As instituições localizadas nos arranjos produzem inúmeros tipos de produtos em cidades que já desenvolvem uma forte atividade comercial, como por exemplo no ramo de calçados, aeroespacial, produção têxtil, entre outros.

Visita à escola estadual da região

O governador Rodrigo Garcia também visitou a Escola Estadual Professor Rogerio Lazaro Toccheton, uma das escolas do Programa de Ensino Integral de Itu. Na ocasião ele assistiu apresentações culturais de estudantes e se reuniu com professores e equipe gestora da unidade, que tiveram a oportunidade de discutir ações desenvolvidas na escola e apresentar sugestões para colaborar com a melhoria da qualidade do ensino e da vivência escolar.

Álbum de Fotos