Sabor de SP 2023: Turismo dá início ao maior programa de valorização da gastronomia paulista

Sabor de SP - 2018 - Campinas

Compartilhe!

2 curtiram

Primeira edição começa em Campinas e percorrerá outras nove regiões com ações que mobilizam do produtor ao dono de restaurante, incluindo dez festivais gastronômicos abertos ao público
 
O maior programa de valorização da gastronomia do país começou esta semana, em Campinas (16 a 22 de julho), com o melhor da culinária, restaurantes típicos da região, aulas com chefs de cozinha premiados, capacitação para todo o setor e viagens com a imprensa (press trip). O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac, uma das principais instituições de ensino de SP.

“É uma grande realização para o turismo paulista contemplar as riquezas gastronômicas de 35 municípios integrantes do Sabor de SP, incluindo Campinas e região diretamente ligados a esta ação e poder divulgar toda essa diversidade de sabores para o público”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das dez rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado. O evento passará pelos seguintes municípios: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição São Paulo, capital.

“O Sabor de São Paulo divulgará a diversidade gastronômica, a cultura e a história paulista, por meio dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades”, destacou o secretário.  

Campinas

A abertura da 1ª edição do Sabor de SP 2023 foi no último domingo (16.7) com o deslocamento de cinco jornalistas por municípios que integram a rota gastronômico da região: Circuito das Frutas, Circuito das Águas Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes, percorrendo vinícolas, queijarias, alambiques, restaurantes, fazendas e demais propriedades rurais.  

No dia 21, no Senac Campinas, produtores rurais e empresários do setor participam de uma série de capacitações, além de uma aula-show com a renomada chef de cozinha e madrinha da rota, Carole Crema.  A semana da gastronomia termina no dia 22 com um festival aberto ao público, a presença de dez produtores artesanais e cinco restaurantes, trazendo os destaques da culinária regional aos visitantes.

Cada edição do Sabor de SP incluirá as press trips com a participação de jornalistas e influencers especializados em turismo, capacitações ligadas ao setor, apresentação das ações da secretaria e interação com agentes públicos e privados locais (gabinete itinerante), e uma grande celebração com um festival gastronômico aos finais de semana, com entrada gratuita.

O Sabor de SP tem apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, do Campinas CVB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social. O programa acontece entre julho de 2023 e março de 2024.

Gabinete Itinerante

Ainda no dia 21, durante a semana do Sabor de SP, será realizado oficialmente o primeiro Gabinete Itinerante da Setur-SP, com apresentação das principais ações e programas e atendimento pela equipe técnica da secretaria a demandas de prefeituras locais. “O gabinete itinerante nos aproxima dos municípios, traz agilidade e eficiência, promovendo a descentralização da atividade turística”, afirma o secretário Roberto de Lucena.
 
Confira o calendário dos Festivais Gastronômicos Sabor de São Paulo:
 
Campinas - 22/07
Ribeirão Preto - 12/08
Registro - 26/08
Araçatuba - 23/09
Campos do Jordão - 07/10
São Carlos - 11/11
Santos - 25/11
São Paulo - 10/12
Presidente Prudente - 27/01
São José do Rio Preto - 24/02
Marília - 23/03

Ações do Sabor de SP

21/07 (sexta-feira) | 8h às 14h30 - Capacitação

21/07 (sexta-feira) | 14h30 às 16h30 - Rodada de Negócios

21/07 (sexta-feira) | às 16h30 - Aula show | Chef Carole Crema

22/07 (sábado) | 11h às 17h - Festival Gastronômico (Aberto ao público | Entrada gratuita)

Local: Senac Campinas - Rua Sacramento, 490 - Centro de Campinas 

 

Gabinete Itinerante 

21/07 (sexta-feira) | 14h30 às 16h30

Local: Senac Campinas - Rua Sacramento, 490 - Centro de Campinas 

OBS: O Gabinete Itinerante é aberto para prefeitos, secretários de turismo e imprensa da região

Álbum de Fotos