Espaço foi criado para integrar arte, arquitetura e atividades, funcionando como um novo ponto de visitação
O Governo de São Paulo inaugura, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), nesta terça-feira (2), o Centro Cultural e Turístico em Olímpia, nomeado “Espaço Ruy Ohtake”. O descerramento da placa foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e pela secretária estadual de Turismo e Viagens Ana Biselli, durante a Caravana 3D – Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade, que reuniu autoridades estaduais, municipais e população.
A obra foi executada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado à Setur-SP. O convênio assinado foi no valor de R$ 6,3 milhões, sendo R$ 3,8 milhões em recursos estaduais e o restante como contrapartida municipal. O espaço foi criado para integrar arte, arquitetura e atividades turísticas um único ambiente, funcionando como um novo ponto de visitação dentro do município.
O Centro Cultural e Turístico tem origem em um projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake. A estrutura conta com sala de exposições, auditório, sanitários internos e externos, acessibilidade e paisagismo externo. O local também receberá uma extensão do Museu Catavento, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, ampliando a programação de atividades educativas e culturais para moradores e visitantes.
Segundo a secretária Ana Biselli, a iniciativa fortalece o potencial turístico do município. “Investir em equipamentos culturais e turísticos como este contribui para diversificar as experiências oferecidas e para valorizar ainda mais os destinos consolidados no interior paulista, como é o caso de Olímpia”, destacou.
Com a inauguração do Espaço Ruy Ohtake, o Governo de SP reforça os investimentos em infraestrutura de lazer e arte para quem visita um dos principais polos turísticos do interior paulista. Localizada a cerca de 434 quilômetros da capital paulista e com 55.075 habitantes, a Estância Turística de Olímpia integra a Região Administrativa de Barretos. Desde 2023, a região recebeu repasses do Dadetur que somam mais de R$ 21,8 milhões. Desse montante, Olímpia recebeu cerca de R$ 9,6 milhões no período.
O homenageado
O espaço recebeu o nome de Ruy Ohtake (1938–2021) pela relevância cultural, artística e social do arquiteto, que projetou equipamentos de referência, incluindo o projeto do Coreto da Praça Rui Barbosa, em Olímpia, que contribuiu para a valorização do espaço público.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Elaine Brum, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Ylka Teixeira, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br,(11)3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11)3204-2800 R: 2898
Ruy Jobim Neto, imprensaturismo@sp.gov.br, (11)3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892