Secretário Roberto de Lucena se reúne com parlamentares e participa de evento com autoridades do turismo, em Brasília (DF)

Curtir
Lucena esteve na capital federal para tratar de demandas do turismo paulista também com o Poder Executivo

Evento de turismo no Royal Tulip para celebrar um ano do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), Senado Federal, Palácio do Planalto e Ministério do Turismo fizeram parte do itinerário do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, nesta terça-feira (21), em Brasília (DF).

A extensa agenda na capital do país iniciou com a participação de Lucena no evento realizado pela Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) em conjunto com outras entidades que fazem parte do movimento “Vamos com Eventos e Turismo”. Para celebrar um ano do Perse, a Associação apresentou os resultados econômicos e sociais que o programa promoveu após os impactos da pandemia no setor de turismo e eventos. O Perse foi criado em maio de 2021, fruto de ampla construção multipartidária dentro do Poder Legislativo e foi o maior instrumento de recuperação setorial pós-pandemia em execução no país.

A iniciativa reuniu investidores, empresários, gestores do setor turístico, parlamentares, os ministros de Estado, Márcio França (Portos e Aeroportos), Daniela Carneiro (Turismo) e Margareth Menezes (Cultura), além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo e a senadora Daniela Ribeiro, relatora do Perse.

“É um evento que marca o engajamento de todo setor e mobiliza todos os agentes envolvidos para mostrar que o esforço valeu a pena. Os resultados não podiam ser melhores. A criação do Perse foi fundamental para a recuperação do nosso setor”, comentou o secretário Lucena.

O estudo apresentado no evento comprovou que, com o suporte do Perse, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós-crise. Os números do PIB aferidos em 2022 terminaram com alta de 2,9%, impulsionados principalmente pelo crescimento de 11.5% das atividades classificadas como “outros serviços”, que englobam aqueles prestados às famílias como o turismo, hospedagem, alimentação fora do lar e recreação, que fazem parte do hub do setor de eventos.  No que se refere à geração de oportunidades de trabalho, os setores de turismo e eventos foram responsáveis por 14,36% dos empregos formais gerados ao longo do ano de 2022, segundo informações do Ministério do Trabalho.

Na abertura do evento, Sérgio Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da Resorts Brasil fez um agradecimento especial ao apoio e a presença do secretário Roberto de Lucena destacando a sua parceria e compromisso com o setor. “Lucena sempre entendeu a força do turismo e de eventos e a importância da mobilização setorial na articulação com os poderes executivos, legislativos e investidores. Obrigado, Lucena por caminhar ao nosso lado”, declarou ele.

O movimento “Vamos com Eventos e Turismo” envolve, além da ABRAPE,  a Resorts Brasil, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

Clique aqui e saiba mais sobre o Perse e os resultados do estudo no site da Abrape

Mais pautas do Turismo

Durante a tarde de ontem (21), Lucena esteve no gabinete do senador Marcos Pontes pedindo o seu apoio, e de outros senadores de São Paulo para que, em nome do trade turístico paulista, o Governo Federal reveja a decisão da retomada de exigência de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. O Secretário também esteve no gabinete do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, onde foi recebido pelo chefe de gabinete, Richard Bach para formalizar esse pedido ao Governo Federal.

“2022 foi importante para o Turismo, ano da retomada. Em 2023, o setor acredita que as projeções são as melhores possíveis e a expectativa é de um crescimento da indústria turística e, por isso, a informação de que o Governo Federal voltará a exigir visto para os turistas desses países é desfavorável num momento em que precisamos atrair visitantes internacionais”, explicou o secretário.

Também em Brasília, Lucena levou pleitos relacionados ao desenvolvimento do turismo de São Paulo à ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Recebido pelo secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, o secretário solicitou recursos financeiros para melhorias na Estância Turística Hidromineral de Serra Negra, como: pavimentação asfáltica, iluminação pública e a construção de uma plataforma-mirante em Alto da Serra.

Pediu ainda o apoio da Pasta para oferecer à Setur-SP cursos de qualificação em turismo. A secretaria está implantando o Programa de Qualificação e Educação em Turismo que visa o desenvolvimento de ações voltadas à educação e capacitação profissional para ensino básico, técnico e superior.

“Tendo em vista o anúncio realizado pelos ministérios do Turismo e Educação sobre a criação de grupo de trabalho para ampliar a qualificação técnica para profissionais em áreas turísticas, gostaríamos de solicitar o vosso apoio para nos oferecer cursos, principalmente voltados a idiomas de inglês e espanhol, visando contribuir com a formação e qualificação profissional na área”, disse Lucena.

Outro pleito foi sobre o Programa de Fomento e Estruturação do Turismo Náutico que consiste em valorizar as particularidades dos municípios paulistas, propondo uma estratégia para comercialização de roteiros turísticos náuticos. Por exemplo, a instalação de rampas, passarelas, flutuantes, amarrações, estacas poitas, terraplanagem nos municípios potenciais promoverá o aumento no fluxo de turistas, receitas e empregos através do consumo dos produtos turísticos náuticos nos mercados nacional e internacional.

Álbum de Fotos