Com o objetivo de garantir o avanço de roteiros que dão visibilidade a pequenos produtores de cafés, chás, palmitos, cachaças, vinhos, queijos, charcutaria e doces paulistas, agentes públicos, privados e representantes da sociedade civil se reúnem em encontro em São Paulo
O Fórum tem como finalidade opinar, sugerir, indicar e propor medidas que ofereçam informações e dados que reflitam a consciência do Poder Público e das Entidades representadas por seus membros, assegurando entrosamento e desenvolvimento da atividade de turismo gastronômico no Estado de São Paulo. Estarão representados membros de órgãos públicos e privados, como as secretarias de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Sebrae, DesenvolveSP, Braztoa e Senac, entre outros.
A gastronomia é um ativo cada vez mais valorizado no turismo. Aparece entre as principais motivações de viagem, segundo pesquisa da Organização Mundial do Turismo. “Em São Paulo, a rica diversidade cultural oferece ao visitante uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, diz Vinicius Lummertz.
Os roteiros são formados por 210 produtores de destaque da culinária regional e representam 170 municípios paulistas com grande vocação para a gastronomia. A partir de documentários promocionais produzidos pela Secretaria de Turismo e Viagens e o apoio de chefs como Morena Leite, Carole Crema, Eudes Assis e Ivan Achcar, os produtores têm ganhado visibilidade nacional.
São cafés, chás, palmitos, cachaças, vinhos, queijos, charcutarias e doces, muitos deles premiados em concursos internacionais. Estão presentes nas rotas Vale do Ribeira, Paraíba e Mantiqueira Paulista; Baixada Santista e Litoral Norte; Circuito das Frutas, das Águas e Flores Paulista; Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes; Caminhos da Mogiana, Alta Mogiana e Lagos do Rio Grande; Encantos do Anhanguera Central e Serra do Itaquera e do Pantanal Paulista e Tietê Vivo.
Ainda no evento, foram debatidas estratégias para comercializar os produtos artesanais e realizada uma rodada de negócios.