Setur-SP participa de encontro de retomada do turismo no Litoral Norte

Curtir
Campanha de promoção está entre as ações pela recuperação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas de fevereiro

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) participou nesta quarta-feira, 29, do Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Norte, realizado em Camburi, no município de São Sebastião. O evento apresentou as ações dos setores público e privado para fomentar a visitação na baixa temporada em Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga, Guarujá e São Sebastião.
Uma campanha de promoção para estimular o retorno de visitantes deve ser lançada nos próximos dias, liderada pela Secretaria de Comunicação do Governo, em parceria com a Setur-SP.

Foram debatidas ações das prefeituras e do Governo de SP para a recuperação do Litoral Norte, como o crédito de R$ 483 milhões da Desenvolve SP; a parceria da Setur com a CVC, que vai estimular a venda do destino em 1.100 lojas e oito mil agências de viagem e a articulação de secretarias de governo com 20 meios de hospedagem (pousadas, hotéis, colônia de férias, hostels), para receber mais de mil pessoas desabrigadas.

“Muito importante darmos continuidade a um trabalho estratégico que começou de forma muito séria nos primeiros dias após a tragédia. Juntos, vamos minimizar os impactos gerados pela interrupção no fluxo de visitantes”, afirmou o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens. A Setur-SP atua como facilitadora nas articulações com as prefeituras, o Ministério do Turismo, entidades do setor e a iniciativa privada, para a retomada do turismo nos municípios da região.

“Estamos ajustando as orientações de acordo com a evolução dos trabalhos na região. Nosso objetivo é o de não sobrecarregar a população local, nem colocar os turistas em risco”, disse o coronel André Porto, secretário responsável pela Gerência de Apoio ao Litoral Norte. “O trabalho em equipe tem gerado resultados que têm nos permitido avançar com muita segurança”, afirmou.

No último dia 8 de março, a Secretaria assinou um Acordo de Cooperação com a Gerando Falcões com a responsabilidade de monitorar as hospedagens, disponibilizar informações para a execução dos trabalhos, fornecer apoio político-institucional e dados técnicos necessários ao desempenho das atividades, junto ao Município de São Sebastião. “A mobilização e a proatividade de todo o nosso setor têm feito a diferença”, afirmou Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens, que esteve presente na reunião, representando o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O encontro também contou com a presença virtual de Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos; João Pita, coordenador geral de apoio ao credito do Ministério do Turismo (Fungetur), além de prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais e empreendedores.

Álbum de Fotos