Setur-SP promove capacitação técnica sobre o uso de recursos do turismo em patrimônios tombados

2 curtiram

Treinamento vai ajudar os profissionais da Secretaria na análise de projetos de infraestrutura encaminhados pelos municípios

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) promoveu, nesta quarta-feira (17), uma capacitação sobre os critérios para o uso de recursos do turismo em áreas de tombamento de bens históricos. O treinamento foi realizado pela Unidade de Preservação de Patrimônio Histórico (UPPH), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHATT).

A parceria com o órgão de preservação tem por objetivo capacitar os técnicos que trabalham com a análise de projetos de infraestrutura turística em áreas especiais de patrimônio histórico e de apelo turístico, especialmente os profissionais do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Município Turístico (Dadetur), ligado à Setur-SP, e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Estiveram presentes o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o secretário executivo da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Marcelo de Assis; o superintendente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Fernando Llata, e Maria Rolim, coordenadora da Unidade de Prevenção de Patrimônio Histórico (UPPH).

“O nosso propósito com este encontro é tornar os convênios cada vez mais eficazes”, afirma o secretário Roberto de Lucena. “Os bens tombados devem ser preservados, e, mais do que isso, integrados às atividades turísticas, já que são verdadeiros atrativos dos municípios”, concluiu o secretário.

Atualmente, existem várias obras turísticas em áreas tombadas com recursos da Setur-SP. Em São Luiz do Paraitinga, a obra do Mercadão Municipal  teve R$ 1,7 milhão em recursos do turismo; em Itu, a revitalização do Mercadão recebeu R$ 4,8 milhões; em Bragança Paulista, foram R$ 9 milhões para o Colégio São Luiz; em Amparo, intervenções no Mercado Municipal somaram R$ 500 mil; e na estância turística de São Roque, mais R$ 8 milhões no Centro Cultural Brasital.

Em 2023, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP entregou 110 obras de infraestrutura turística - número que representa uma liberação de verbas na ordem dos R$ 71,4 milhões.

Álbum de Fotos