Turismo de SP marca presença no Abeta Summit

Compartilhe!

2 curtiram
Estande da Setur destaca a importância da segurança no turismo de natureza e aventura, revela as oportunidades nos parques de SP e as sete rotas gastronômicas do estado

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) participa nesta semana do 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura: “Brasil 200 anos e o futuro que queremos” e do Abeta Summit 2022, maior encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. O evento acontece até o próximo sábado, 3, na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e reúne empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias de turismo e profissionais do setor.

A Setur trouxe para seu estande um grupo de representantes de empresas e gestores dos municípios participantes do programa SP Ecoaventura, uma parceria da Setur com o Sebrae, que tem por objetivo certificar empresas que operam atividades como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada e cicloturismo. Atualmente, apenas 19 empresas do segmento têm a certificação da ABNT no Brasil. O objetivo do governo de SP é certificar mais de uma centena e torná-las referência em segurança. 

A Setur também trouxe para o Abeta Summit 2022 uma área para a promoção da campanha dos parques naturais de SP, com apoio da Fundação Florestal, um espaço para promover as sete rotas gastronômicas, com 12 produtores artesanais e degustação de cafés, cachaças, queijos, azeites e vinhos, entre outros produtos; além de dez cenários de destinos paulistas sugeridos para fotos e à disposição do público.  

O turismo de natureza e aventura é o segmento que mais cresce no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo. O segmento movimenta mais de R$ 500 milhões por ano o país, de acordo com o Ministério do Turismo, e destaca São Paulo como principal emissor de viajantes, o que equivale a mais de um milhão de viajantes.

Reconhecido mundialmente pelo turismo de negócios e seus arranha-céus, o estado de São Paulo tem centenas de atributos ambientais e atividades de ecoturismo. Seus parques abertos à visitação oferecem ciclotrilhas e trekkings, locais de contemplação, hospedarias, praias, cavernas e cachoeiras, incluindo mais de 100 novos atrativos viabilizados pela Fundação Florestal.

Atualmente, são 111 parques municipais no estado, sendo 105 urbanos e 6 naturais, que abrigam 1.270 espécies nativas de animais e uma rica diversidade botânica, com mais de 3.700 espécies típicas de nossa flora catalogadas. Mais sobre a programação do evento e inscrição: www.abetasummit.com.br.

Álbum de Fotos