Turismo de SP participa de encontro de municípios do sudoeste paulista

Alan Morici/ Setur-SP

Compartilhe!

Curtir
Em reunião de consórcio representado por oito cidades que integram o cinturão verde de SP, destaque para o cicloturismo, a cultura regional e os atrativos de natureza

O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, participou na manhã desta quarta-feira, 24, da reunião de representantes dos oito municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) para desenvolver o turismo em uma das principais regiões produtoras de água e um dos mais expressivos redutos do bioma Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. O Conisud representa 1,2 milhão de pessoas dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Na ocasião, o secretário recebeu as demandas dos municípios, um inventário turístico e produtos da região.

Privilegiada por seus recursos naturais, o sudoeste paulista é considerado um cinturão verde da cidade de São Paulo, com uma grande diversidade de atrativos naturais, culturais e de negócios, a menos de 34 Km da capital. Seus oito municípios já se preparam para receber um roteiro de cicloturismo de 350 km em meio à Mata Atlântica. "Em cinco anos, ninguém mais vai reconhecer o turismo nesta região. É um verdadeiro canteiro de obras, com artesanato e gastronomia. Em breve, teremos também um plano regional para desenvolver o sudoeste paulista", afirma Lucena.

A meta do consórcio é transformar a região sudoeste do estado em um distrito turístico, com atrações como o trem turístico de Caieiras, aos finais de semana, beneficiando São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Aldeinha, Embu Guaçu, levando os turistas até o Porto de Santos. Em breve, Cotia vai inaugurar o maior parque temático da América Latina, o Animalia. "Temos muitas ações que estão transformando a nossa região, acreditamos no turismo como força econômica", disse o prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto.

Estiveram presentes o deputado estadual Eduardo Nóbrega, o vice-presidente do Conisud, prefeito José Antonio Pereira, de Embu Guaçu; Josué Silveira Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista; Francisco Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra; Felipe Amed, prefeito de São Lourenço da Serra; Angela Maluf, vice-prefeita de Cotia; além de representantes de Embu das Artes e de Ibiúna.

Álbum de Fotos