Turismo de SP recebe municípios do Pontal do Paranapanema

Compartilhe!

Curtir
Prefeitos destacam a importância de unir esforços com o Estado para viabilizar projetos e impulsionar o setor na região

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur) sediou nesta terça-feira (24) a primeira reunião de alinhamento com os municípios do Pontal do Paranapanema, região de enorme potencial turístico para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Ao lado de representantes de 23 cidades que integram a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), o secretário Roberto de Lucena reforçou as ações da Setur e do Governo do Estado e ouviu as demandas de prefeitos do oeste paulista.  

O secretário falou sobre os esforços de ampliação dos municípios turísticos e repasses de recursos para a região. Também tratou da importância de ampliar as parcerias entre estado e municípios em eventos como rodeios e festas regionais. Por fim, abordou a ampliação da oferta de novas linhas de crédito turístico e a criação, nos primeiros cem dias de governo, do Fórum Estadual do Turismo Rural, que terá o Pontal do Paranapanema como capital regional do turismo rural paulista. “Uma conquista para toda a região”, afirmou Lucena.

O prefeito Ed Thomas, presidente da Unipontal e do município de Presidente Prudente, foi o interlocutor das demandas dos municípios e destacou o potencial férreo da região, com linhas de trem ainda desativadas, e a vocação genuína para os circuitos náuticos. Até abril, a estância de Presidente Epitácio e o município turístico de Rosana vão inaugurar estruturas náuticas com o apoio da Setur. Santo Expedito, Martinópolis e Rancharia também recebem repasses anuais da Secretaria por estarem classificados como Municípios de Interesse Turístico.   

A região do Pontal participa do Programa SP Ecoaventura, com foco na certificação em segurança de empreendimentos de ecoturismo e turismo de aventura, com destaque para o Terraparque Ecoresort, em Pirapozinho. Pontal Paulista e Sol do Oeste participam do programa Turismo SP em Ação, que dinamiza os polos turísticos do estado, além de integrar os Guias Temáticos das Rotas Turísticas, em fase de finalização.

Álbum de Fotos