Turismo debate governança, inclusão e inteligência de mercado no 1º dia do Cosud

1 curtiu
Representantes do Turismo dos estados do Sul e Sudeste iniciam reflexão sobre indicadores de sustentabilidade do setor

Começou na tarde desta quinta-feira (19), a 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), evento que reúne gestores públicos dos sete estados do Sul e Sudeste para discutir ações e iniciativas para fortalecer a cooperação entre os governos e sobre políticas públicas de interesse comum dos estados. Nesta edição, de 19 a 21 de outubro, os temas abordados são Segurança Pública e Meio Ambiente durante os três dias.

A abertura oficial reuniu governadores, secretários e assessores técnicos do anfitrião São Paulo, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  A programação conta com 21 Grupos Temáticos (GTs) com os gestores estaduais, que ocorrem simultaneamente e serão distribuídos para debater temas de suas pastas.

“Estou celebrando aqui receber 1.540 inscritos para uma série de debates do nosso Cosud. Esta nova edição se torna histórica, uma vez que finalmente formalizamos o consórcio Sul e Sudeste. Seguimos o lema “Dialogar para Desenvolver”. Temos muitas oportunidades para dialogar, e temos interesses e problemas em comum. O tema da sustentabilidade vai ser muito forte nessa edição”, destacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O governador do Paraná e presidente do Cosud, Ratinho Junior disse que o evento em São Paulo tem uma importância histórica pois é o momento de consolidar as discussões. “Planejamento é algo que temos que incorporar cada vez mais na máquina pública brasileira”, declarou.

GT Turismo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou do Grupo de Trabalho, nesta quinta-feira abordando os temas sobre sustentabilidade, governança, inclusão e inteligência de mercado, todos voltados para o Turismo.

“O Cosud é um evento muito importante para gerar network e troca de experiências, principalmente para o turismo entre os estados. A Setur-SP está de portas abertas assim como o turismo no estado de São Paulo”, disse Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.

Cerca de 30 pessoas participaram do primeiro dia do GT Turismo. Os representantes dos estados do Sul e Sudeste contribuíram com ideias e sugestões para serem debatidas no segundo dia de do Cosud.

O professor Sidnei Raimundo, da Universidade Paulista (USP) liderou o encontro e trouxe a reflexão sobre a sigla ESG, em inglês “Environment, Social and Governance” (ambiental, social e governança), usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Na prática, o termo pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente e construir um mundo mais responsável.

Sidnei falou ainda sobre sustentabilidade, energia renovável, e como pensar em um turismo mais adequado e sustentável. “Precisamos pensar em como ajustar o Plano de Ação do Turismo respeitando os limites da natureza, dos ambientes, principalmente em como esse plano garanta a inclusão”, explicou o professor.

Além disso, também foi realizada uma apresentação do Projeto do Observatório do Turismo dos estados do Sul e Sudeste, que consiste em monitorar indicadores com foco no impacto econômico do Turismo. O Observatório do Turismo já vem sendo discutido previamente em encontros virtuais realizados de forma regular com representantes dos órgãos oficiais de turismo. O grupo de trabalho da Setur-SP levou a discussão sobre o monitoramento de indicadores da atividade turística baseado em dados concretos sobre o setor e seus impactos, trazendo benefícios tanto a nível econômico como ambiental e sociocultural.

Álbum de Fotos