Turismo familiar avança no estado com o lançamento do SP pra Crianças

Foto: Alan Morici / Setur-SP

Curtir
Com benefícios para todo o setor, público com crianças é hoje o que mais realiza viagens por SP

O Governo de SP lançou, nesta terça-feira, 10, a maior iniciativa de fomento ao turismo familiar do estado de SP, o SP Pra Crianças, uma ação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) que tem o objetivo de promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil. O anúncio foi feito na sede da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, na capital paulista.

De acordo com a Fundação Seade, as famílias são o público que mais investe em viagens no estado de SP. “Os destinos que agradam as famílias são destinos seguros e diversificados. As crianças geram benefícios para toda a cadeia do turismo, tornando o nosso setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens do Estado de SP.

Na ocasião, o secretário assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de SP.

O grupo terá representantes da Setur-SP e de mais dez parceiros: a secretaria de Turismo da capital; a Secretaria de Transportes de SP, com o Metrô; o Detran; a SPTuris; a Resorts Brasil; SPPC; além de associações de agências de viagens (ABAV-SP); de parques de diversões (Adibra); de parques e atrações turísticas (SINDEPAT) e do SP Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

O SP Pra Crianças se apoia em um tripé de ações práticas: promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam turismo e educação; capacitação da mão-de-obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil, além de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

Presentes à mesa durante o lançamento, o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena; a presidente da Associação das Empresas de Parque de Diversões do Brasil (Adibra), Vanessa Costa; do Metrô de São Paulo, Fabíola Benfeito; a diretora de Turismo da cidade de SP, Vitória di Paula; e a CEO  do São Paulo para Crianças, Priscilla Negrão.

TURISMO FAMILIAR EM ALTA

A Setur-SP também divulga nesta terça (10), uma sondagem feita com mais de mil famílias para conhecer as intenções de viagem no feriado prolongado do dia 12 de outubro. Entre as pessoas que moram em SP e viajam com a família, a maioria (80%) escolheu um destino de proximidade, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Entre as atividades escolhidas para o lazer, as praias (37,6%) ocupam o topo da lista, seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A maior parte das famílias (85%) permanece no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa.

A maior parte do público vai se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), um número menor em pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). As famílias também afirmaram (77%) que estão repetindo um destino turístico que já conhecem.

SP COMO DESTINO DE LAZER

Para além dos negócios que consolidaram SP como um destino de viagens e eventos corporativos, o estado tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.

O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com estudo recente do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados do PNAD, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.

A programação da semana da criança inclui atividades gratuitas, como exposições e contações de histórias nos acessos a estações de metrô de São Paulo, além de todos os avisos sonoros dos trens narrados por vozes de crianças. O Museu da Língua Portuguesa terá oficinas, mágicos e malabaristas; o Teatro Municipal e a biblioteca Mário de Andrade coros infanto juvenis e o Farol Santander, uma oficina de receitas, entre tantos outros (programação abaixo).

Hopi Hari - Entrada Grátis para Crianças
Saiba como aproveitar a entrada grátis das crianças no Hopi Hari no Dia das Crianças

PopHaus - Diversão Inflável e Muito Mais
Brinquedos infláveis, labirinto, trampolins e brincadeiras na água