Turismo Ferroviário cresce em São Paulo

Bruno Vita/ Setur-SP

Compartilhe!

Curtir
Grupo de trabalho foi criado para desenvolver um programa específico para o setor
 
Na tarde de ontem (30/5), o secretário estadual de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, recebeu profissionais expoentes do segmento ferroviário paulista para iniciar um trabalho de evolução da atividade turística que envolve esse meio de transporte. Durante duas horas foram debatidos diversos itens para avançar neste assunto com técnicos da Pasta, da Secretaria de Transportes Metropolitanos, da - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, da -Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
 
Assim, diante da expectativa de um trabalho inédito, Lucena afirmou aos presentes que “precisamos colocar São Paulo nos trilhos. Assim vamos constituir um grupo de trabalho específico entre ospresentes, para análise e desenvolvimento de um programa de Turismo Ferroviário no Estado de São Paulo. Temos convicção que este meio de transporte poderá  ser colocado, cada vez mais, na cesta de produtos turísticos como uma excelente opção de viagem. A organização deste programa virá ao encontro da ativação deste setor com consequente promoção e diversificação de passeios pelos destinos paulistas”.  
 
Os participantes do encontro foram unânimes em assinalar que um trem turístico é um produto bem atraente ao público, cria uma movimentação nos destinos por onde passa, beneficiando a cadeia produtiva do turismo envolvendo comércio, hotelaria e gastronomia. “Por isso a importância deste grupo de trabalho que irá organizar um conjunto de ações, num claro desafio em tornar o Turismo Ferroviário numa relevante promoção para o estado paulista”, ressaltou o secretário.
 
A secretária Executiva da Setur-SP, Luciane Leite, também participou do encontro e disse que o prazo para a conclusão dos trabalhos do grupo é de 100 dias. A reunião contou com Luis Sobrinho, consultor da Invest/SP, da coordenadora de Turismo, Ana Clemente, além do deputado Paulo Correa Jr. e do Tenente Nascimento.

Álbum de Fotos