Turismo leva crédito de R$ 4 bilhões ao Gabinete 3D em São Sebastião

Gabinete 3D do Governo de SP acontece hoje e amanha (27 e 28) em São Sebastião.

Crédito: Marcelo S. Camargo

Curtir
Setur-SP fará atendimento a gestores e empresários interessados em investir em segmentos ligados ao setor

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa do mutirão de serviços do Governo de São Paulo nesta sexta-feira e sábado (27 e 28), no Complexo Turístico da Rua da Praia, com o programa Gabinete 3D, em São Sebastião. A Setur-SP vai oferecer informações sobre o Creditur-SP, maior programa de incentivo ao crédito do turismo do Brasil, com R$ 4 bilhões em recursos para gestores públicos e empreendedores da iniciativa privada, incluindo consultoria e orientação para o crédito.
O objetivo do programa é impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos em todas as regiões do estado. “Trata-se de uma iniciativa sem precedentes de fomento ao turismo de São Paulo, com uma robusta ação de educação financeira que vai gerar novos fluxos de visitantes para o nosso estado”, disse o secretário Roberto de Lucena.O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que vão oferecer linhas sob medida para cada modelo de negócio.

Com taxas especiais a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grandes grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições de cada uma das instituições que integram a iniciativa: InvestSP, Sebrae-SP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Câmara de Indústria e Comércio do BRICS, DesenvolveSP, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Povo, Cresol, Sicoob-Credicitrus, Fomento Mais Bank e ACCredito.

O acesso ao programa ocorre a partir do preenchimento de um pré-cadastro com os dados da empresa, valor desejado e necessidade de crédito. As instituições financeiras parceiras recebem automaticamente uma cópia e disponibilizam o passo-a-passo para que o pedido seja iniciado. A expectativa é conceder R$ 400 milhões em crédito até o final deste ano, contribuindo com a geração de até 52 mil novos empregos formais diretos, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à pasta estadual.

Com pouco mais de 20 dias do lançamento, a equipe da InvestSP, que atua na Setur-SP, já atendeu dezenas de empresas de setores variados, interessadas em se habilitar ao programa. Em São Sebastião, será feito um atendimento em espaço próprio da secretaria a empresários e gestores de turismo, com orientações de como ter acesso às linhas de crédito.

Gabinete 3D

O governador Tarcísio de Freitas estará presente em São Sebastião em atendimento à população do Litoral Norte. Lançado pela atual gestão, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.
Além de concentrar os serviços públicos e facilitar o atendimento de órgãos do Governo de São Paulo em um único espaço, o Gabinete 3D também coloca secretários e gestores estaduais em contato direto com autoridades municipais. O Estado já viabilizou R$ 1 bilhão para a recuperação do Litoral Norte após os desastres provocados por chuvas extremas em fevereiro.
A proposta facilita a elaboração de políticas públicas conjuntas de acordo com as realidades regionais, com medidas direcionadas para os principais problemas e ações que potencializam as vocações dos municípios. A infraestrutura do evento para os órgãos estaduais ficará a cargo da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo. A tenda de serviços funciona nesta sexta e sábado e outras ações das pastas ocorrerão até o próximo dia 31 de outubro.

Serviço:
Gabinete 3D do Governo do Estado de SP em São Sebastião