Turismo leva produtores artesanais ao Mesa SP

Crédito: Celso Silva

Mundo Mesa SP

Curtir
Secretaria divulga os sabores do estado e seus principais destinos turísticos em um dos maiores eventos de gastronomia da América Latina

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou com dois estandes temáticos da 20ª edição do Mesa SP, um dos maiores eventos de gastronomia do país, que acontece entre os dias 26 e 28 de outubro, em São Paulo, no Memorial da América Latina. Representantes das principais regiões turísticas do estado divulgaram seus destinos e 12 produtores artesanais do interior e litoral paulista estão colocando seus produtos para a degustação do público.

São doces caseiros como os do município de São Pedro; azeites premiados de Santo Antônio do Pinhal, além de cafés tradicionais da região da Alta Mogiana, entre tantos outros. “Em São Paulo, a rica diversidade cultural oferece ao visitante uma culinária regional típica e de qualidade, que se integra aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história e o modo de viver dos destinos turísticos”, afirmou Éder Rafael, chefe de gabinete da pasta, representando o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A capital paulista foi eleita o terceiro maior destino gastronômico do mundo, de acordo com a Bloomberg. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O segmento é também um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo.

A Setur-SP lançou este ano o maior programa de valorização da gastronomia do país, o Sabor de SP, com o objetivo de promover a culinária regional ao percorrer dez cidades do estado com capacitações e festivais gastronômicos, mobilizando mais de 200 municípios, gerando novos negócios para o setor e novos fluxos turísticos.

Álbum de Fotos