Turismo promove destinos paulistas em Lisboa e Madrid

Projeto divulgou a diversidade de São Paulo na Europa

Compartilhe!

Curtir
Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros para o estado, Secretaria de Turismo e Viagens de SP participa de rodadas de negócios em mercados estratégicos da Europa


A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) realizou dois eventos internacionais de promoção de São Paulo esta semana. Após percorrer dez capitais brasileiras divulgando o estado e capacitar mais de mil agentes de viagem no país, o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, desembarcou esta semana em Lisboa para dois roadshows pela Europa: um na capital portuguesa e outro em Madrid, na Espanha.

O objetivo da missão foi apresentar os destinos turísticos do estado como produtos atraentes ao mercado europeu e aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros para SP. O roadshow: “Meu destino é SP 2023” apresentou São Paulo como o estado brasileiro com a maior oferta de parques temáticos da América Latina, destinos gastronômicos premiados internacionalmente, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, com muitos destinos de sol e praia, montanhas e serras.

“Temos um estado muito qualificado quando o assunto é lazer, com a melhor conectividade do país e uma diversidade de destinos e atrações que agradam todos os perfis de visitantes”, afirmou o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP, no Monte Mor Restaurante, em Lisboa. Em Madrid, o secretário participou de um encontro com um grupo de empresários interessados em investir no estado. No total, mais de 200 profissionais estrangeiros ligados ao setor participaram da ação.  

São Paulo é a 21ª maior economia do mundo e o turismo tem uma participação expressiva (9,2%) no PIB do estado, além de gerar 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos no estado. Nos primeiros nove meses do ano, segundo a Embratur, o Brasil recebeu mais de 4,5 milhões de turistas estrangeiros, a maioria deles, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A tendência é fechar o ano com mais de sete milhões de turistas, o dobro do ano passado.

A série de roadshows é uma iniciativa pioneira da Setur-SP, em parceria com a Secretaria de Turismo do Município de São Paulo, o SP Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com organização da B2LIVE!, empresa de live marketing e eventos do Grupo BBG Brasil.

Agenda de negócios na Europa
O secretário Roberto de Lucena participou de uma reunião com o prefeito do pequeno município de Óbidos, localizado a 80 Km de Lisboa. Na pauta, o modelo de gestão do município turístico, de apenas 11 mil habitante, que recebe mais de 2,5 milhões de turistas por ano interessados em sua vila medieval, na muralha do século 14, além de seus restaurantes, lojinhas de artesanato. Atualmente, a estratégia da cidade é atrair brasileiros e espanhóis. Em visita à embaixada de Lisboa, o secretário foi recebido pelo ex-ministro do TCU, embaixador Raimundo Carreiro, e apresentou as principais ações da secretaria. Nos próximos meses, a Setur-SP vai apresentar um calendário de ações e eventos em parceria, para serem realizados em Portugal.

Na embaixada do Brasil em Madrid, o secretário foi recebido pelo embaixador Orlando Leite e se reuniu com representantes de redes de hotéis e de companhias aéreas como Latam, Ibéria, Tap e Air Europa, além da Aena Brasil, maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros, para falar sobre o aumento da conectividade SP-Europa. A Aena anunciou a ampliação da oferta de voos, de sete para 11. Ainda em Madrid, foi realizada uma reunião do Grupo Avoris, importante empresa espanhola que reúne agências e operadoras de turismo, representantes do transporte ferroviário, aéreo e serviços de inovação, com a perspectiva de novos negócios em São Paulo.  

Em Madrid, o secretário também teve um encontro com Jorge Martín Bernard, diretor da IFEMA, uma instituição espanhola que realiza feiras internacionais e anunciou a vinda para SP de uma das maiores feiras de frutas do mundo, a Fruits Atraction, em abril em São Paulo. A feira atrai mais de 1,8 mil expositores de 300 países.

Álbum de Fotos