Valoriza SP reúne gestores públicos e trade regional em Franca

Mais de 120 profissionais do turismo de Franca e região participaram do workshop (Foto: Celso Silva)

Secretário Lucena confiante nos resultados deste programa da SETUR-SP

O município de Franca é reconhecido nacionalmente pelo café, pelo basquete e pelo calçado, e se orgulha muito disso, mas também é forte no setor do comércio e no também turismo. Por isso Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo – SETUR-SP, abriu o Workshop Valoriza SP - Gestão Pública e Trade Turístico voltado para a informação e qualificação dos gestores públicos municipais e trade regional, recentemente, dia quatro de abril. Esta iniciativa aconteceu na Uni-FACEF, Centro Universitário Municipal de Franca e reuniu mais de 120 participantes. Diversos temas tiveram destaque, como: Creditur - SP (Crédito e Investimento para o Turismo), Comtur (Conselho Municipal de Turismo), case de Brotas, Ranqueamento dos Municípios Turísticos e o Turismo Rural.

Agradecendo a presença do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, e dos participantes interessados em fomentar cada vez mais a atividade turística local e regional, Lucena informou que este modelo de Workshop já foi desenvolvido na Capital paulista, agora em Franca e a próxima parada será no município de Bauru. “Em parceria com a Fapetec -Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura -, aqui estamos para oferecer oportunidades para que muitos profissionais possam aproveitar os debates e as palestras e colocá-los em prática. Temos que ter sempre em mente que Turismo é economia, Turismo é negócio, geração de emprego e renda. O Turismo do Estado de São Paulo já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos, segundo levantamento do Governo do Estado por intermédio da nossa Secretaria”, informou Lucena.

Em meio às palestras, Gregory Andrade, diretor técnico da SETUR-SP, desenvolveu o tema sobre o CREDITUR SP (Crédito e Investimento para o Turismo) e Vanilson Fickert, assessor técnico de Gabinete da SETUR-SP, discorreu sobre o ranqueamento dos municípios turísticos. O evento também contou com palestras de Fábio Pontes, secretário de Turismo da cidade de Brotas; Jarbas Favoretto, da AMITUR (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse cultural e Turístico), que enfatizou a importância dos Conselhos Municipais de Turismo, e Cíntia Tomie, membro da equipe responsável pela elaboração de material didático e reformulação do Programa de Turismo rural do Senar.

Após esta jornada o Secretário dirigiu-se ao município de Cristais Paulista que está trabalhando para organizar o seu turismo, sob o comando do prefeito Elson Gomes dos Santo. Em seguida, deslocou-se até a Estância Turística de Batatais, acompanhado pelo prefeito Juninho Gaspar, com destaque para a visita ao Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde que contempla o maior acervo de obras Sacras do artista Cândido Portinari. Ao redor deste atrativo religioso, o Secretário realizou uma vistoria pela requalificação de obras na praça Cônego Joaquim Alves que, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da SETUR-SP, envolve piso, iluminação, reforma do coreto, dos banheiros, do chafariz, fonte dos peixes e sinalização.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888