Workshop Valoriza SP promove Turismo de Natureza

Foto: Celso Silva / Setur-SP

Compartilhe!

2 curtiram
Turismo ecológico cresce em média 30% ao ano, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT)
 
O estado de São Paulo possui uma diversidade geográfica e muitas riquezas naturais, e com isso oferece inúmeras opções aos admiradores do turismo de natureza. Por esse motivo, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), promoveu na manhã desta quinta (13), o Workshop Valoriza SP – Turismo de Natureza, modalidade turística cresce cerca de 30% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

A secretária-executiva, Luciane Leite, abriu o evento e ressaltou que o turismo de natureza é um dos que mais crescem no estado. “Além do crescimento no segmento, o turismo de natureza contribui para o desenvolvimento local e para a preservação do meio ambiente. Por isso, é uma prioridade para o turismo paulista”, afirmou.

O programa Valoriza SP tem o objetivo de valorizar as regiões turísticas do Estado através de ações de capacitação dos gestores públicos, bem como de toda a cadeia produtiva do turismo do Estado de São Paulo. E a plataforma oferece cursos de ensino à distância (EAD) gratuitos e workshops para o setor.

Seis temas foram abordados no evento: Parques estaduais e turismo de natureza, por Daniel Silva da Fundação Florestal; Parque Estadual Caminhos do Mar, por Heber Garrido da Parquetur; Vale do Ribeira, Junior Petar; Legado das Águas, Daniela Gerdenits; Polo Cuesta, por Roberta Sogayar, secretária de turismo de Botucatu e Parque Nacional da Serra da Bocaina, por Andréa Alves e Milton Serafim da MW Trekking.

“Hoje o Valoriza SP contou com 80 participantes e é importante a integração entre as operadoras, guias, agências e trade para que o cada vez mais visitantes possam conhecer os parques naturais e os destinos de turismo de natureza que tem no Estado de São Paulo.”, declarou a coordenadora de turismo da Setur-SP, Ana Clemente.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas buscam maior contato com a natureza e praticam turismo ecológico.

Álbum de Fotos