Workshop Valoriza SP qualifica gestores públicos em Bauru

Curtir
Além de Bauru, programa já capacitou gestores e profissionais da capital paulista e de Franca

Cerca de cem participantes, entre gestores públicos do trade regional, participaram do Workshop Valoriza SP - Gestão Pública e Trade Turístico, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O encontro aconteceu no dia 12 de abril, no município de Bauru, o mais populoso de todo o centro-oeste paulista, com 379.146 habitantes e distante a 329 km da capital paulista.

A Setur-SP foi representada pelo assessor técnico de gabinete Vanilson Fickert, que discorreu sobre ranqueamento dos municípios. “O ranqueamento é um dos principais instrumentos que a Lei Complementar 1261/2015 trouxe ao turismo paulista. Além de inovar com a introdução do título de Município de Interesse Turístico (MIT), possibilita a análise, com critérios técnicos, do desenvolvimento do turismo nos municípios do estado gerando uma competição sadia em São Paulo”, pontuou.

Gregory Andrade, diretor técnico da Setur-SP, falou sobre o CrediturSP, maior programa de incentivo de crédito para o turismo do Estado de São Paulo. Jarbas Favoretto, da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse cultural e Turístico (AMITUR), enfatizou a importância dos Conselhos Municipais de Turismo; Fábio Pontes, secretário de Turismo da cidade de Brotas, falou sobre o case Brotas e Cláudio Masson, secretário de turismo de Rifaina, discorreu sobre o case Rifaina.

Além de Bauru, o Workshop Valoriza SP foi realizado na capital paulista e em Franca, em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), com o objetivo de oferecer oportunidades para os profissionais aproveitarem os debates e as palestras e colocá-los em prática.

Vale ressaltar que entre os passeios possíveis na cidade de Bauru, destacam-se o Parque Zoológico Municipal, com mais de 700 animais de 170 espécies, próximo ao Jardim Botânico Municipal, uma das mais importantes reservas nativas do Cerrado, com 321 hectares de extensão. Este município dispõe de Teatro Municipal, Pinacoteca Municipal, Museu da Imagem e do Som e Museu Histórico Municipal que reúne fotos, textos, peças de mobiliário e equipamentos relacionados à história de Bauru desde os tempos de sua fundação. Sem contar que o famoso sanduíche de Bauru é um dos lanches mais procurados desde a década de 90, e que faz sucesso até hoje em inúmeras cidades paulistas, em especial na Capital.

Álbum de Fotos