Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Caminhos da Mata Atlântica
 

Itariri, Juquiá, Registro e Sete Barras compõem a Região Turística Caminhos da Mata Atlântica


 




Registro, a maior cidade desta Região Turística, é banhada pelo Rio Ribeira do Iguape e tem uma história que remonta ao século XVII, quando na localidade se registravam as pepitas de ouro encontradas nas minas da região. Mais adiante, no início do século XX, a imigração japonesa começa a sua saga na localidade, dando início a uma colonização repleta de tradições e uma agricultura de porte.  Estes relevantes bens culturais da imigração japonesa são preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São eles: sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses, as Igrejas Episcopal Anglicana e de São Francisco Xavier, além das primeiras mudas de chá do tipo Assam.

Por sua vez, Itariri é um prato cheio para o turista que aprecia esportes de aventura e muitas cachoeiras (do Araribá, da Italiana, Cabuçu, do Saltinho e outras) em rios como o Cabuçu e o do Azeite. Para os praticantes de rapel, há também a Pedra Cara do Macaco, de 600 metros de altura, cujo acesso é feito por trilhas dentro de mata nativa, a cinco quilômetros do centro da cidade.

Em Sete Barras, o Parque Estadual Carlos Botelho é a principal atração e que traz atividades recreativas, científicas e educativas para os visitantes. O local tem grande vegetação, muita fauna e vários rios (Quilombo, Ribeirão da Serra, Rio Preto e outros). Trata-se de uma típica cidade de interior, com paisagens incríveis, verde muito preservado e atrativos para os turistas que abraçam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. Destaque para uma importante atividade econômica local ligada à agricultura que envolve banana e palmito pupunha.

Juquiá está localizada em um verdadeiro entroncamento entre rios (entre eles o Juquiá, afluente do caudaloso Ribeira do Iguape) e dispõe de muitos atrativos turísticos, pousadas, hotéis fazenda, pesqueiros e um turismo variado (Religioso, de Aventura e Ecológico). O turismo Gastronômico, por exemplo, atrai muitos visitantes para esta cidade que  têm a oportunidade de provar os pratos típicos da culinária local, como a Galinhada, o Risoto de Pupunha, a Tilápia Frita, o Pastel de Pupunha e a Moqueca de Pupunha.


Municípios de Interesse Turístico - MIT

Itariri
Juquiá
Registro
Sete Barras

Ações e Programas

Rotas Gastronômicas 




Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite