Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.

09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Alta Mogiana

Altinópolis, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Luiz Antônio, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria e São Simão são as cidades que compõem a Região Turística Alta Mogiana

Em Cajuru, vale uma visita à Cachoeira da Serra, localizada na Fazenda Sta. Cecília, por onde passa o Rio Cubatão. No local há restaurantes, bar e área para camping. Igualmente famosa na região é a Prainha do Zitão, ideal para praticar esportes como boia cross, caiaque e outras modalidades.

Quem vai a Cássia dos Coqueiros não pode deixar de visitar a Toca da Onça, área de preservação em meio à Mata Atlântica que conta com grutas e mirantes, incluindo também o Mirante Cássia dos Coqueiros. Duas belas cachoeiras, a Itambé e a Salto dos Coqueiros, também são ótimas atrações no município.

Altinópolis possui um agradável clima serrano e oferece sossego e tranquilidade. Os amantes da serra e dos esportes de aventura, como o rapel e o trekking, devem visitar a Gruta do Itambé e o Morro da Mesa. Em vários pontos da cidade, é possível apreciar as obras do famoso artista plástico Bassano Vacarinni.

Considerada o berço da proclamação da república, São Simão é formada por antigos casarões bem preservados. A cidade possui um mirante que dá vista para belas paisagens naturais, além de contar com uma marcante praça central, onde se encontram a Igreja Matriz, restaurantes e pousadas.

Os amantes do ciclismo não podem deixar de visitar a trilha de Santa Luzia, um dos grandes atrativos de Luiz Antônio. A trilha possui belas paisagens como a Cachoeirinha da Vassununga, as ruínas da Igrejinha da Paulicéia, além da possibilidade de encontrar com frequência animais como o Tamanduá Bandeira, o Lobo Guará e a Onça Parda.  Ainda há diversos atrativos naturais, como o Bosque Municipal e a Estação Ecológica do Jataí, com suas 15 lagoas, fauna e flora preservadas.

A cidade de Tambaú tem uma forte relação com a atividade turística que abrange dois campos: o religioso em função do Padre Donizetti Tavares de Lima, Beato desde novembro de 2019, e das cerâmicas artísticas desenvolvidas através da argila. Por isso é conhecida como a Cidade Vermelha ou Cidade da Cerâmica, famosa por suas olarias industriais e artesanais. Os pontos mais frequentados do município são: Pontilhão, Cachoeira da Fazenda São Geraldo e Santuário a Senhora Aparecida.

O município de Santo Antônio da Alegria é um destino contemplado por belezas naturais que são seus principais pontos turísticos. A Cachoeira do Baú, com três quedas d'água, é considerada a mais bela do local. Lá se encontram as antigas ruínas da primeira Usina de Energia Elétrica local. Há também a Ilha do Ar, ou Serra da Lajinha, conhecida pela sua beleza natural formada por três morros, é ideal para quem quer praticar voo livre, como parapente, paraglider e asa delta e, sim,

Santa Rosa de Viterbo não foi propriamente uma santa mas, sim, uma jovem que fazia milagres na Itália e o povo italiano passou a idolatrá-la e que deu nome à cidade e que contempla um renomado turismo religioso, daí a importância da Igreja Matriz, da Igreja Nossa Senhora de Fátima e da Igreja de Santo Antônio. A cultura é um capítulo à parte do município. A Banda Filarmônica, integrada por mais de 50 jovens, é o orgulho da cidade  e seus músicos, todos amadores, são formados na Escola Livre de Música “Plácido Bertocco” mantida pela Prefeitura, que fica numa estação restaurada da antiga Companhia Mogiana, hoje denominada Estação Cultural.

Municípios de Interesses Turísticos – MIT

Altinópolis