Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Serra do Itaqueri

 
Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha são as cidades que compõem a Região Turística Serra do Itaqueri


 




Dotada de diversas fontes hidrotermais, Águas de São Pedro recepciona seus viajantes com o Fontanário Municipal, aberto diariamente e oferecendo três fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. O Spa Thermal é outro equipamento que valoriza as águas do município, oferecendo ainda massagens e tratamentos para o bem-estar do corpo e da mente. Por isso o Turismo é a essência da aconchegante Águas de São Pedro e suas águas, o principal trunfo. Anualmente, mais de 750 mil turistas, vindos do Brasil e de todo o mundo, visitam o município à procura das suas três fontes sulfurosas (Gioconda, Juventude e Almeida Salles) para o tratamento das mais variadas doenças, aproveitando também para passear em seus parques e praças. Para o visitante ter uma ideia, as águas sulfurosas têm como característica o pH elevado e uma alta concentração de enxofre e sais minerais. São grandes os benefícios dos banhos nesse tipo de água para o alívio das dores físicas, por possuírem cheiro forte e não muito agradável, porém o ritual de banhar-se nelas tornou-se tradição para efeito terapêutico e fonte de bem-estar. Bom passear pela Rua do Comércio, no charmoso centro que é o principal ponto de vendas e setor de compras para os turistas. E o Minipantanal, localizado na área de manguezal, às margens do rio Araquá, é imperdível. Na lagoa, há jacarés, capivaras e aves aquáticas. Do belvedere (pequeno mirante), podem ser avistados patos do mato, marrecos e gansos.

As belezas naturais são grandes aliadas de Analândia, das atividades turísticas que envolvem cachoeiras, riachos, morros proporcionando opções de lazer com interessantes rotas de passeio. A região é frequentada pelos adeptos de boia cross, canyoning, rafting, cascading, arvorismo, tirolesa, cavalgadas, caminhadas, escaladas, rapel, cicloturismo, passeio de trator, exploração de cavernas, banho de cachoeira, voo livre, visita aos atrativos rurais e até contemplação de belas paisagens. Um outro fator positivo deste destino é o clima, calor durante o dia e friozinho nas madrugadas, propiciando bem-estar aos visitantes. Entre os prédios históricos da era do café, o turista deste destino também pode passear pela Antiga Estação Ferroviária – “Annápolis”, da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, adquirida e restaurada por particulares. Vale destacar que ainda mantém em seu pátio um vagão original de Maria Fumaça e a Casa do Chefe da Estação. Destaque para o Cuscuzeiro, uma enorme pedra que se impõe por trás da área urbana da cidade. Especialistas chamam essa formação de Morro do Testemunho porque é um testemunho do que era a superfície do planeta há milhares de anos. É uma elevação rochosa que lembra um enorme cuscuz, por isso o seu nome.

A atividade turística é a principal fonte de renda de Brotas que se destaca quando o assunto é aventura, ganhando até o apelido de “Capital da Aventura”. No município é possível praticar rafting, rafting noturno, mini-rafting, kaiak rafting, canionismo, tirolesa, arvorismo, boia cross, passeio de quadriciclos, mountain bike e off road. Um dos principais pontos da cidade é o Rio Jacaré Pepira, um dos únicos rios limpos de São Paulo e tem uma grande importância para o turismo do município, pois na década de 90 a construção de um curtume ameaçava a qualidade da água, mas a iniciativa de um grupo de jovens que começaram a mapear o rio demonstrou a potência que tinham na cidade para o Ecoturismo. Sua nascente tem 174 km e deságua no rio Tietê, e assim são formadas mais de 50 cachoeiras e quedas d'água e há uma diversidade de fauna e flora em toda sua extensão. Um dos passeios mais procurados é o do Recanto das Cachoeiras, que reúne diversas quedas d’água, além de piscinas, restaurantes, áreas para piquenique, hipismo, entre outras atividades. O município também é um importante polo gastronômico e sedia, anualmente, o festival Brotas Gourmet, que reúne muita música e o melhor da gastronomia regional. O famoso cantor Daniel nasceu em Brotas e até compôs o hino municipal junto com o cantor Rick.

Charqueada é famosa por suas cavernas e pela prática do Ecoturismo e Turismo de Aventura. Um de seus empreendimentos mais famosos é o Parque Águas de Sta. Júlia, que oferece diversas atividades em meio à natureza. Entre os destaques culinários do município estão o Alambique Artesanal D Abronzo e a Rainha da Pamonha. Charqueada está inserido em uma região turística, no Circuito da Serra de Itaqueri.  A Serra de Itaqueri é uma formação geológica característica da Depressão Periférica denominada Cuesta Basáltica, e atrativos turísticos naturais, além da belíssima vista cênica de vários municípios da região. A Trilha da Gruta de Itaqueri, a Trilha do Cruzeiro do Facão e a Cachoeira da Lapinha são alguns dos atrativos constantemente visitados, tendo também a Trilha do Cavaleiro e a Cachoeira da Palmeira. Com cerca de 400 metros de descida e uma caminhada de cerca de 100 metros leva até a entrada da Gruta do Itaqueri, formada pela ação da água na rocha de arenito e com cerca de 150 metros de comprimento de caminhos e galerias. O local é propício para a exploração de cavernas.  A Praça Antônio D Alprat que fica no centro é vista como ponto de encontro, das festas e eventos do local, composta por coreto, fonte luminosa.

Corumbataí soube aproveitar seus recursos hídricos para criar belos cenários como o Lago Municipal, no centro da cidade, a Cachoeira do Cuscuzeiro, distante apenas cinco km do centro e o Orquidário Jordão, distante  dois km do centro. Área de Lazer do Beira Rio - lugar agradável para momentos em família que dispõe de quiosques para realização de churrascos, parque infantil, academia da saúde e acesso ao Rio Corumbataí possibilitando banhos de rio. A Praça Central é centenária, onde se localiza a Igreja Matriz de São José (datada de 1912), aconchegante e de grande beleza, conta com espécies arbóreos de grande porte em sua maioria arvores de madeira de lei, o local proporciona ao visitante um momento de descanso em meio a natureza e um amplo espaço para as crianças brincarem. A região também se destaca por pesqueiros que servem comida de fazenda no fogão à lenha, como o “Pesque e Pague Corumbataí”, o “Jacutinga” e o “Marcucci” – também famoso por sua cachaça artesanal. A gastronomia rural é um dos pontos altos da região, tendo o restaurante Baddy e seu carro-chefe Leitoa Pururuca como um de seus principais representantes. Em Corumbataí, há várias construções históricas, tanto na área urbana quanto na zona rural, em especial podemos citar um Casarão Centenário que foi cenário do filme "O Menino da Porteira" protagonizado pelo cantor Daniel.

Privilegiada por um cenário natural onde interagem rios e morros Ipeúna é cortada pelo Rio Passa-Cinco, famoso pela prática de boia-cross. A cidade é conhecida pela Serra do Itaquerí e Serra do Fazendão, onde há prática de atividades como rapel e montanhismo, além de trilhas off road e de mountain bike. conta com uma paisagem onde o turista pode encontrar cachoeiras (como as da Lapinha e Nenê), o Parque Ecológico Henrique Barbeta, mirantes e lugares por onde se pode percorrer trilhas e fazer observação de aves. O nome Ipeúna em tupi-guarani significa “ipê preto” ou “madeira preta” (devido à grande presença de madeira escura na região). Os atrativos naturais de Ipeúna enchem os olhos, como no encontro dos rios Cabeça e Passa Cinco, há o pequeno Salto Serra d’Água, que também forma uma bela paisagem em meio às rochas. Este destino tem boa estrutura de recepção turística com hotéis, pousadas, albergues e restaurantes. A cidade conta com eventos como a Festa do Peão de Ipeúna (em quatro dias de abril), com shows de música sertaneja, praça de alimentação, desfiles de cavaleiros, bailões e boate VIP, o Campeonato Municipal de Truco e onde também ocorrem rodeios com os melhores peões do País e as melhores tropas.

A principal atração de Itirapina é o Mirante das Águas, complexo turístico pago com opções de trilhas e camping que possui três cachoeiras: Monjolinho, com 10 metros de altura, Ferradura, com 40 metros e a famosa Saltão, com impressionantes 70 metros de queda d'água. Entre as atrações gratuitas da região está o Instituto Florestal “Fazendinha”, área com represa, parquinho, trilhas e bosques. Cercada de morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, a cidade é privilegiada pela grande quantidade de atrativos. Destaque para Itaqueri da Serra, uma Vila histórica ao redor da bela Capela de Nossa Senhora da Conceição, que ainda preserva os Azulejos Portugueses, a Pia Batismal e a imagem da Santa Padroeira, trazidos pelos portugueses que fundaram a vila em 1839. A principal festividade da cidade também se tornou um evento turístico: a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em comemoração ao dia da padroeira que acontece anualmente em oito de dezembro. Tem mais: o Morro do Fogão é um Mirante natural em um dos pontos mais altos da Serra de Itaqueri com 1.100 metros de altitude e um desnível de 450 metros, belíssimo visual. O local fica a 26 km da cidade e segundo a população, o Morro do Fogão recebeu este nome pela cor avermelhada intensa que fica durante o pôr-do-sol, parecendo que o céu está em chamas.

Além do destacado turismo rural com suas fazendas históricas, Limeira é considerada a Capital Nacional da Joia Folheada, pela fabricação e exportação de joias e bijuterias e assim atrai cerca de 50 mil turistas por mês. Dispõe de atrativos de cunho histórico-cultural, em especial os remanescentes arquitetônicos ligados à herança cafeicultora e canavieira. Os destaques ficam com Fazendas históricas, como a Citra, a Quilombo, a Ibicaba, a Santa Gertrudes, a Itapema e a Morro Azul que já desenvolvem serviços receptivos para grupos de visitantes pré-agendados. Outro atrativo é o conjunto histórico formado pelas casas encontradas no Centro de Limeira, em especial nas ruas Barão de Cascalho e Senador Vergueiro e na praça Toledo Barros. São imóveis de construção antiga, em sua maioria do final do século XIX e primeiro quartel do século XX. Já pelo setor de negócios, a cidade é forte no turismo de compras. Tem o título da Capital Nacional da Joia Folheada, que é o verdadeiro paraíso das compras para as mulheres: assim pode-se definir a Avenida Marechal Artur da Costa e Silva, onde existem mais de 600 lojas em diversas galerias que vendem semijoias banhadas e folheadas a ouro e prata, gerando 30 mil postos de trabalho. O turismo de Limeira é bem diversificado. Muito além dos negócios, a natureza e a cultura são setores pródigos neste MIT, como o Horto Florestal Professor André Franco Montoro inaugurado em 1984 e fica a nove km do centro, na área de plantio de eucaliptos da antiga Ferrovia Paulista. Possui um belo lago com pedalinhos, Jardim Bíblico e minissítio.

Piracicaba também é um polo de turismo de aventura muito procurado por turistas e ainda reúne atividades educativas interessantes, como o Museu da Água, o Aquário Municipal e o Zoológico Municipal. De volta, o Trenzinho Turístico Maria Fumaça que é um passeio autoguiado que apresenta os principais pontos turísticos e um pouco da história da cidade. A saída acontece em frente ao Casarão do Turismo, no Parque da Rua do Porto e percorre a maioria dos atrativos turísticos da cidade, com duração de aproximadamente 35 minutos.  A capacidade do trenzinho por passeio é de até 50 pessoas. Destaque para o Caminho do Mosteiro, de 134 km, onde os peregrinos podem percorrer de cinco a sete dias, os bicigrinos (os que se utilizam de bicicleta) de dois a quatro dias e os cavaleiros de quatro a cinco dias, sempre com carro de apoio.  Já a tradicional Rua do Porto é o retrato da memória de Piracicaba, que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade. O melhor é o almoço no charmoso Calçadão da Rua do Porto, centro gastronômico que tem diversas iguarias, incluindo o tradicional Peixe no Tambor, imperdível. Dando origem ao nome da cidade, o rio Piracicaba é um atrativo que corta o município. E uma boa dica é a visita ao Alto do Mirante. Com acesso pelo elevador, é possível apreciar uma das mais lindas vistas panorâmicas d e Piracicaba.

Rio Claro, por sua beleza natural é conhecida como Cidade Azul, e é sede do Campeonato Mundial de Balonismo. O município surgiu em 1845, quando ganhou a sua autonomia administrativa, com a denominação de São João do Rio Claro, tendo seu nome simplificado para Rio Claro em 1905. Vale a visita pela igreja matriz de Rio Claro, em homenagem a João Batista com seus belos jardins. Destaque para o Parque Lago Azul fica ao norte da cidade ocupando uma área de aproximadamente 130.000 m². O lago, que é uma atração do local, ocupa uma área de 35.600 m² e é uma área de utilidade pública para fins paisagísticos e de grande importância para o desenvolvimento turístico e de lazer local. No Centro Cultural Roberto Palmari funciona o Teatro Profa. Felícia Alem Alam com capacidade para 470 pessoas, uma biblioteca e sala de cinema com 80 lugares. Tem ainda salas de exposições e o Acessa São Paulo onde são oferecidos serviços gratuitos de internet. O prédio fica no Parque dos Imigrantes Italianos que abriga também um amplo lago natural com pedalinhos, área verde, quadras esportivas e pista para caminhadas. Para o desenvolvimento de sua vida cultural e de entretenimento. a cidade possui museus, cinemas, teatro, arquivo público, clubes, casas noturnas, associações recreativas, áreas de lazer, bares e restaurantes. Em tempo: a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, na Vila Horto Florestal, possui um museu que trata somente do assunto eucalipto. A vegetação natural é composta por cerrado e Floresta Estacional Semidecidual. A Floresta, antigamente chamada de "horto florestal" é uma das maiores reservas de eucalipto do estado de São Paulo.

Conhecida por ser rica em áreas e belezas naturais, Santa Maria da Serra dispõe de diversas atrações que envolvem pescaria, represas e cachoeiras. As atrações no Brinco da Serra, como é conhecida a cidade, são diversas e estão voltadas para o ecoturismo e atividades ao ar livre. Contudo, quem quer praticar esportes aquáticos como o jet ski também será contemplado. No Pesqueiro Paineira é possível pescar, comer no restaurante local e até alugar um quiosque. Além disso, também é possível praticar pesca noturna nesse local. E um lugar ideal para quem quer entrar em contato com a natureza é a Colônia dos Pescadores, com vista maravilhosa do pôr do sol,   pode-se até pescar também. Tem mais:  a represa de Santa Maria da Serra também é conhecida como Represa do Rio Piracicaba. Ela é ideal para a pesca e para relaxar às suas margens ou em passeios de barco, com possibilidade de até praticar esportes aquáticos. Sempre bom ressaltar que as atrações no Brinco da Serra são diversas e estão voltadas para o ecoturismo e atividades ao ar livre. Sem contar as belezas de diversas cachoeiras e furnas. A represa sempre atrai turistas para o esporte e pesca, além da navegabilidade dos Rio Piracicaba. Quando o tema é gastronomia, Santa Maria da Serra destaca-se pela qualidade da Mandioca de mesa e suas farinhas. Daí a força da economia deste destino vem do campo e o destaque é a produção de mandioca, que é cultivada em mais de 1,5 mil hectares.

Os habitantes de São Pedro, localizada na encosta da Serra do Itaqueri, grudada à natureza, orgulham-se em exibir um destino abundante em verde, com atrativos suficientes para os que gostam de tranquilidade e até aos que optam por aventuras em balonismo e voos livres. Os caminhos são muitos e interessantes pelas atividades de lazer, aventura e entretenimento. A cidade possui infraestrutura de hospedagem, com pousadas, hotéis, spas, campings, além de diversificada gastronomia, até mesmo com pratos oferecidos no fogão a lenha. Este município conta com um cartão postal: o Parque Aureliano Esteves, conhecido como o Parque do Cristo, onde o turista dispõe de uma belíssima vista, pois de seu mirante, onde está o Cristo Redentor, é possível enxergar municípios vizinhos como Piracicaba e Rio Claro em dias claros. Distante quatro km da cidade, a uma altitude de 900 metros, sua infraestrutura abriga parque infantil, capela e restaurante. Para os de espírito aventureiro, o voo de balão faz sua parte em São Pedro e propicia uma visão privilegiada da Serra do Itaqueri. Há uma equipe de apoio que acompanha o trajeto por terra até a aterrissagem, onde os viajantes são recepcionados com um piquenique. O percurso leva 50 minutos e os passageiros podem contemplar o nascer do sol a 300 metros de altura. Pura emoção. E nem só de Turismo de Aventura, Cultural, de Compras e Religioso vive São Pedro. Tem eventos o ano todo, como a Paixão de Cristo, Festa de São José, Festa de Santo Antônio, Festa de São Pedro, Encontro de Motociclistas, Festa do Peão, Semana Gustavo Teixeira, Adventure Games, Expo São Pedro.

A “Pérola da Serra”, como é conhecida Torrinha, fica na região central do interior paulista. Sempre teve sua economia baseada no café, motivo pelo qual foi construída em 1886 a Estação Ferroviária de Torrinha, significativo patrimônio histórico. Inteiramente restaurada, a Estação Ferroviária encontra-se em local estratégico e central na cidade e desempenha importante papel no desenvolvimento dos setores criativos como local dos seguintes projetos: Orquestra Torrinhense De Viola Caipira; Escola de Luthieria de Viola Caipira; Escola de Moda e Vestuário; Escola do Vidro e da Cerâmica e Memorial do Carnaval. O destaque fica para o Café da Estação, inaugurado no mesmo local onde originalmente existia o antigo Café da Estação e hoje é parada obrigatória para turistas e moradores locais experimentarem deliciosos pratos e petiscos, doces e bebidas. Bom saber que este local foi construído com partes do prédio original e decorado com móveis e estilo de época, o que proporciona aos frequentadores uma sensação de viagem no tempo. Quanto o tema é Turismo Religioso, Torrinha dispõe do Mosteiro São Francisco de Assis Agromonges, e tudo teve início a partir de uma capela em homenagem a São José construída por volta de 1920, e daí surge na região uma vila de colonos italianos. Nos dias atuais, o mosteiro é um ponto turístico onde os visitantes podem desfrutar de momentos de tranquilidade e meditação, contemplando os jardins, a natureza em volta do local, a arquitetura, o cotidiano e o trabalho dos padres e monges. Podem também adquirir lembranças do mosteiro, objetos de artesanato ou chocolates produzidos no local. Além da religiosidade, o município tem ao menos 52 cachoeiras, com várias delas abertas à visitação, como a Cachoeira do Paraíso, com impressionantes 85 metros de altura e a Cachoeira do Bissoli, com 76 metros. Outras cachoeiras menores, como a Cachoeira do Mosteiro e a Bom Sucesso, formam amplas piscinas naturais para banhos relaxantes.

Cachoeiras imponentes também são os destaques de Torrinha, como a Cachoeira do Paraíso, com impressionantes 85 metros de altura e a Cachoeira do Bissoli, com 76 metros. Outras cachoeiras menores, como a Cachoeira do Mosteiro e a Bom Sucesso, formam amplas piscinas naturais para banhos relaxantes.


Municípios Turísticos

Estâncias Turísticas

Águas de São Pedro

Analândia

São Pedro


Municípios de Interesse Turístico

Brotas

Ipeúna

Itirapina

Limeira

Torrinha

Ações e Programas

Rotas Gastronômicas

Guia Pet Friendly

Brotas

Torrinha

 

 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite