Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de dezembro de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região TurísticaEntre Rios, Serras e Cafés

 
Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul compõem a Região Turística Entre Rios Serras e Cafés



PÁGINA EM ATUALIZAÇÃO (TEXTOS E IMAGENS).


Cortadas por diversos rios, essas cidades apresentam inúmeras cachoeiras, antigas fazendas de café e muita opção de turismo rural, com programas para quem busca praticar esportes ou simplesmente relaxar nas diversas trilhas ecológicas da região.

A pequena Aguaí possui edifícios históricos que valem a visitação, como a Estação Ferroviária e o Memorial 9 de Julho - homenagem aos combatentes da Revolução de 1932 - que conta com uma antiga mina que serviu de apoio a tropeiros e peregrinos que passavam pela região.

São mais de 50 opções de cachoeiras e quedas d'água, com destaque para as Cachoeiras do Coqueiro Torto, das Índias, da Fonte Platina, Cascatinha e do Paiol. Em muitas delas, é possível praticar atividades esportivas como trekking, hikking, canyoning, cascading,rafting e bóia-cross. 
 
Aguas da Prata é uma cidade pra todos. Se é tudo isso que você busca, aqui é seu lugar. Principalmente para quem busca provocar suas sensações em vivências turísticas, gastronômicas e sensoriais únicas e diferenciadas. Quem curte ar puro, esporte radical, arte, cultura e entretenimento estará no lugar ideal. Lembrando que nossa água é a segunda melhor do mundo, degustar essa riqueza já vale a visita. São mais de 50 opções de cachoeiras e quedas d'água, com destaque para as Cachoeiras do Coqueiro Torto, das Índias, da Fonte Platina, Cascatinha e do Paiol. Em muitas delas, é possível praticar atividades esportivas como trekking, hikking, canyoning, cascading, rafting e bóia-cross. 

Em Tapiratiba, córregos como o do Rio Conceição, Rio Guaxupé, Rio Pardo e o Córrego Areias criam belas paisagens para visitação e práticas esportivas. 

Em Caconde, o Mirante com visão de 360 graus permite ao turista observar as belezas da represa e da Serra da Mantiqueira. Às margens da represa, o Parque da Prainha possui estrutura de camping, área para churrasqueira, espaço para crianças, trilhas para caminhada e opções de passeios de caiaque, stand up e lancha. No Rio Pardo, o turista pode se aventurar pelas corredeiras nas atividades de rafting e boia cross, além de rapel nas cachoeiras. A cidade se destaca no cicloturismo, com opções de percursos como Rota do Vulcão, Caminho da Fé e Volta na Represa. O Castelo de Pedra, construído em estilo Medieval, é opção para visitação no meio da natureza. No turismo rural, é destaque por ser a maior produtora de café do estado, oferecendo visitas a propriedades rurais e vinícolas. Recebeu o título de melhor pizza do Brasil em 2018, mostrando ser destaque também na gastronomia. Com rede hoteleira e gastronomia diversificadas, a cidade está pronta para receber o turista.
 
Capital Estadual da Jabuticaba, Casa Branca é a única cidade do Estado que recebe visitação nos pomares de jabuticaba em produção, para que os turistas possam degustar da fruta diretamente do pé. O turista pode visitar pomares com mais de 20.000 pés de Jabuticaba, e degustar a fruta direto do pé. A maior safra é de setembro a novembro. Conhecer o Ninho da Jabuticaba, vivenciar o passo a passo da exploração de Jabuticabeiras, desde o plantio, manejo e transplante. Em setembro é realizado o Festival Gastronômico da Jabuticaba. A cidade possui um roteiro histórico com um patrimônio cultural e arquitetônico tombado pelo Condephaat que contempla mais de 30 pontos turísticos da época dos barões do café. As quatro rotas de cicloturismo com mais de 180 Km passam por áreas preservadas e belas paisagens recheadas de tradição, é uma excelente opção para turistas que buscam história, aventura e contato direto com a natureza. O Horto Florestal possui uma área de preservação e educação ambiental com 800 hectares, uma grande e preservada área do bioma Cerrado com inúmeras espécies em extinção. O fenômeno natural de erosão voçoroca forma crateras no solo e camadas minerais, mostrando as diversas cores que encantam os visitantes. Também oferece atividades de vivência e imersão como a Trilha do Cerrado, Parque Sensorial e Trilha Artística. Casa Branca possui condições climáticas perfeitas para a prática de aerodesporto. Recebe anualmente eventos como o Campeonato de Acrobacias Aéreas, Balonismo, Paramotores e Paratrike. Casa Branca faz parte do Caminho da Fé e em breve contará com seu próprio roteiro religioso, chamado de “Caminho do Milagre”, unindo os municípios de Casa Branca e Tambaú com as obras do Venerável Irmão Roberto Giovanni e milagres do Beato Padre Donizetti.
 
Repleta de cachoeiras e mirantes, Divinolândia convida o visitante a provar o melhor do turismo de natureza. Entre os destaques da cidade está o Morro da Torre, situado a 1380 metros acima do nível do mar, de onde é possível avistar outros municípios da região e observar pássaros e a flora local em meio a diversas trilhas. 

Conhecida como a Toscana brasileira, Espírito Santo do Pinhal é um destino cheio de história ligada ao café e ao vinho.  Entre as vinícolas locais, vale uma visita à Vinícola Guaspari, uma antiga fazenda de café que hoje produz bom vinho. O lago municipal da cidade também é um excelente programa em meio à natureza localizado no centro da cidade. Itobi também é destino de vinícolas, bem como de azeite e vinho. Algumas delas, como a premiada Casa Verrone, oferecem tours com degustação e ensinam todo o processo de produção de uma vinícola artesanal.

São João da Boa Vista é local de nascimento da pianista Guiomar Novaes, considerada a maior pianista do País e uma das dez maiores do mundo. Sua fama tornou a cidade famosa e levou a antiga estação ferroviária a tornar-se uma casa de cultura em sua homenagem. Conhecida como a "Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos", possui diversos mirantes e trilhas em meio à natureza.

Durante o tempo em que morou em São José do Rio Pardo, o escrito Euclides da Cunha escreveu sua maior obra, “Os Sertões”, e liderou também a construção de uma ponte metálica na cidade. A cabana onde trabalhou e a casa onde viveu, viraram museus muito conhecidos. Além desses edifícios históricos, o município reserva programas para toda a família, como o  Mini Zoológico Ilha de São Pedro.

Vargem Grande do Sul é uma cidade da região que pertence ao chamado "Caminho da Fé", que recebe peregrinos de todo o País. Lá, o turista pode visitar o Bosque Municipal Nestor Bologna, área de mata virgem que liga o município à vizinha São Sebastião da Grama, repleta de córregos como os do Rio Fartura, Rio São Domingos e Anhumas. A cidade possui muitas opções para esportistas e aventureiros, sediando os campeonatos interestadual e brasileiro de mountain bike e a copa sudeste de off road.



Municípios Turísticos

Estâncias Turísticas

Águas da Prata

Caconde


Municípios de Interesse Turístico

Divinolândia

Espírito Santo do Pinhal

São João da Boa Vista

São José do Rio Pardo



Ações e Programas Por Município
 
Guia Pet Friendly

Espírito Santo do Pinhal

São João da Boa Vista

Ações e Programas Por Região




Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite