Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Entre Rios

 
Jales, Natividade da Serra, Mesópolis, Palmeira d´Oeste, Rubineia, Santa Albertina, Santa Clara d´Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d´Oeste, Três Fronteiras, Turmalina e Urânia são as cidades que compõem a Região Turística Entre Rios
 


Um dos mais novos municípios do estado, Jales se destaca como um importante centro de referência médica, devido a presença de uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos e de uma UPA que, juntas, atendem mais de dois mil pacientes vindos de diversos municípios da região, diariamente. O clima é um dos fatores naturais para a produtividade dos vinhedos e a qualidade das uvas e a região de Jales tornou-se num importante polo de produção de uvas de mesa do estado de São Paulo. A Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT), da Embrapa Uva e Vinho, localizada nesta cidade, tem se consolidado como uma base de desenvolvimento de projetos de pesquisa e na geração de tecnologias para o setor produtivo. Por isso a cidade celebra, em setembro, a Feira da Uva e do Mel, além da tradicional Festa do Peão e da Jales Rodeio Show.
 
A geografia de Mesópolis e a formações geológicas de basalto favorecem a formação de corredeiras nas proximidades do município. A Corredeira do Arara é uma delas. A poucos minutos da cidade é possível encontrar águas cristalinas protegidas por uma grande área de mata nativa. Muito visitado por moradores de toda a região, o local é um dos patrimônios naturais mais importantes do município, com alto potencial turístico a ser desenvolvido. A praia artificial do município de Mesópolis é o principal atrativo turístico, responsável por atrair milhares de visitantes vindos dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul devido a sua localização geográfica. No quesito lazer e entretenimento o município conta com infraestrutura de praia de água doce construída às margens do Rio Grande. Oferece ao visitante, de forma gratuita, 13 quiosques, minicampo, lanchonete, restaurante, quadra de areia, rampa para entrada de barco, iluminação, saneamento, ruas, asfalto e ranchos. O complexo da praia inclui um restaurante com farto cardápio de peixes e acompanhamentos. Os peixes são pescados no dia e servidos frescos aos visitantes. Destaque para o bolinho de peixe, o pirão e os filés de tilápia fritos. Os pratos típicos são degustados com vista panorâmica para o Rio Grande. O casal Nelson e Maria Martins são os criadores da receita da geleia de mocotó mais famosa da região. Afirmam que a receita está na família há mais de 30 anos. Um diferencial, que com certeza aguça a curiosidade dos visitantes é a forma tradicional de produção, com formas de madeira, e uma batedeira desenvolvida por senhor Nelson. A geleia de mocotó e o doce de leite são feitos semanalmente e vendidos na casa, uma pequena propriedade rural às margens da Rodovia ‘‘Odilon Nogueira de Aguiar’’. 
 
A cidade de Palmeira d’Oeste é cortada e banhada pelo Rio São José dos Dourados, em toda a sua extensão. Graças ao clima tropical, essa região é propícia para prática de esportes náuticos e também para pesca ao dourado, entre outros peixes. A cidade possui um grande número de áreas verdes, o que contribui para o Ecoturismo e o Turismo Rural. Em seu entorno, há plantações de videiras que são muito visitadas, assim como eventos de enoturismo, a ponto desta cidade ser considerada a Capital Regional da Uva. A estátua de cinco metros em homenagem a Santa Luzia, situada na Praça da Matriz, é escultura do artista plástico local Adélio Sarro. Há também diversas ofertas de gastronomia, entre pizzarias, sorveterias e restaurantes de comida caseira e entrega em domicílio.
 
Rubineia está localizada no extremo noroeste do Estado de São Paul. Com diversificados atrativos turísticos/ históricos, tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em novembro de 2017, o que contribuiu para o desenvolvimento do setor com destaque para suas belezas naturais, como a Praia do Sol, onde há uma grande área para lazer, e a Ponte Rodoferroviária, que liga os Estados de Mato Grosso do Sul a São Paulo. Curiosidade: foi em 1973 que a construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, alagou a velha cidade de Rubinéia nas águas do Rio Paraná e, uma nova cidade surgiu próximo ao local. A transferência da população para a “Nova Rubinéia” foi feita com tempo hábil da maioria das edificações serem demolidas da antiga cidade e pouco sobrou no momento da inundação. Bom ressaltar que as Praias de Água Doce, formadas pelo Rio Paraná, são o grande destaque de Rubinéia. Com uma forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para quem gosta de esportes aquáticos e pesca esportiva. As suas praias contam com uma infraestrutura que atende bem o visitante e a gastronomia à base de peixe já virou marca registrada. 
 
Para o turista que aprecia descansar em meio à natureza, com muita fauna e flora em volta e esticar a linha para a pesca, Santa Albertina é o destino. A cidade fica em pleno noroeste paulista e é banhada pelo Rio Grande, que separa São Paulo de Minas Gerais. Sempre no mês de abril, o Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré de Santa Albertina leva mais de duas mil pessoas a uma orla fluvial de grande beleza, num certame para pescar o tucunaré, conhecido peixe que habita rios de quase todo o Brasil e também os pratos da culinária local. A cidade dispõe de pousadas, hotelaria e ranchos, que podem ser alugados pelos turistas. Outros atrativos de Santa Albertina são o Córrego do Arara e a Lagoinha (ou Córrego do Retrato), de grande potencial para ecoturismo. Na região, encontram-se espécies como a arara-canindé, o tucano, o periquito, a garça branca grande, o tamanduá-bandeira, o tatu-bola, a capivara e outros animais. A agenda contempla a tradicional Festa de Peão de Santa Albertina, que acontece em julho, traz peões experientes, as melhores tropas e os shows atraem cinco mil pessoas por dia numa estrutura com palco, arena e arquibancadas com área descoberta de 40 mil m².
 
Um dos maiores complexos turísticos de todo o estado fica localizado em Santa Clara d’Oeste. O Grandes Lagos Resort e Parque Aquático é uma atração completa voltada para a família, localizada às margens do encontro dos rios Paranaíba e Rio Grande, formando o Rio Paraná. A pesca esportiva é o principal atrativo turístico da cidade, que possui uma paisagem encantadora, atraindo pescadores e muitos moradores da região que desejam passar o fim de semana em um local tranquilo e relaxante.
No que se refere ao turismo religioso, a cidade também é integrante da Rota dos Tropeiros e participa da Tradicional Cavalgada, um evento que foi criado com o objetivo de resgatar uma das mais tradicionais festividades da região. Trata-se de uma procissão que se encerra na frente da Igreja da Matriz, para que o cavaleiro possa receber bênçãos de Santa Clara, junto a um delicioso almoço para a comunidade e visitantes, ao som de uma boa
moda de viola.
 
Hidrograficamente privilegiada, Santa Fé do Sul – a “Capital dos Grandes Lagos” - é um conhecido ponto de encontro de praticantes da pesca esportiva e de esportes náuticos, como campeonatos de jet ski. Entrecortada pelas microbacias de São José dos Dourados, Jacu Queimado e Ponte Pensa, possui diversas empresas especializadas que realizam o aluguel de barcos, lanchas e jet skis para turistas. Outros atrativos do município são o Parque Ecoturístico das Águas Claras, com seus mais de 22 mil metros quadrados de Mata Atlântica, trilhas e camping, a Mata dos Macacos e o Museu a Céu Aberto. A cidade possui belíssimos monumentos, pórticos e praças temáticas, com alusão aos Esportes, aos Imigrantes e Colonizadores, à Pesca, ao Trabalho, à Mulher e ao Tucunaré. Se o turista curte tirar fotos de animais em seus habitats, a vegetação no entorno da cidade possibilita avistar espécies como a arara-canindé, a garça-branca-grande, o tamanduá-bandeira e o macaco-prego. A cidade tem restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e sorveterias de sobra e eficiente infraestrutura hoteleira.
 
O nome de Santa Rita D’Oeste foi colocado em homenagem à sua padroeira Santa Rita de Cássia, e em 21 de março de 1965, foi solenemente instalado o Município de Santa Rita D'Oeste, e empossados suas primeiras autoridades administrativas. Entre os atrativos encontra-se o Sítio Sertanejo - Museu Rural que conta atualmente com um acervo de milhares de peças e equipamentos utilizados na agricultura. São peças do início do século XX, já catalogados. Possui ainda uma coleção de carros, carroças, carruagens, tratores, jipes e Caminhões antigos. Quem já teve oportunidade de conhecer a propriedade garante que o lugar é uma verdadeira volta ao passado. É só conferir! Ainda há as Estâncias Rota 1 e Peixe Bonito para se instalar e apreciar a bela vida  de Santa Rita D”Oeste, além de J. Camar Uvas Finas com infraestura básica para receber turistas em busca da vivência nos parreirais, carregados de saborosas uvas de mesa.
Três Fronteiras - assim denominada pela proximidade com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – conta com a maior área de lazer dos Grandes Lagos, tendo o Parque Ecoturístico da Areia Branca como principal representante do potencial natural da região. Banhado por muita água doce, oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento para todas as idades, passando pela pesca, esportes náuticos, com playgrounds para as crianças e momentos relaxantes com a natureza. O complexo conta com 24 quiosques com churrasqueira, duchas frias, banheiros, loja de conveniência, arvorismo, trilhas ecológicas, lagos e mais de mil metros de orla. Mais uma atração da forte influência turística que a cidade possui é a Festa de Santos Reis realizada na primeira semana de janeiro há mais de 40 anos e atrai milhares de visitantes, principalmente devotos, tanto do Estado de São Paulo, quanto de estados vizinhos. 
 
No município de Turmalina, o turista encontra uma diversidade de atrativos, como os parreirais de uva com estrutura para colha e pague; haras com pequenos animais e estrutura para eventos do segmento, localização privilegiada; criação de aves exóticas que inclui desde gansos a patos egípcios. Destaque para as cores vibrantes que encantam os visitantes. Bom saber que este destino está localizado ao noroeste do Estado de São Paulo, situado a 630 km da capital, próximo à divisa do Estado de Minas Gerais. Para quem deseja saborear um delicioso peixe há propriedades que criam peixes de escama e de couro que vão desde a Tilápia Saint Peter até o peixe de origem amazônica pirarucu. Já para quem procura tranquilidade para seu tour de bicicleta, o município é cercado de estradas com paisagens rurais e vilarejos como é o caso do Distrito de Fátima com sua típica capela e mercearias que funcionam como pontos de apoio. Turmalina realiza todos os anos eventos com temática sertaneja e o mais tradicional é a sua Cavalgada Tradição que atrai centenas de pessoas de toda região.
 
Urânia se consolidou pelo Turismo de Experiências, mais conhecido pelo Turismo Rural. Em dezembro de 2022, o turismo local ganhou ainda mais força com a chegada do Borboletário Municipal que, além de proporcionar mais uma opção de lazer a população e seus visitantes, serve ainda para estudos e visitação técnica. E para os visitantes, a cidade tem a opção de vivenciar como é o dia a dia do homem do campo, colher as frutas frescas direto do pé, se encantar com o colorido das flores, experimentar os sabores da culinária, o café raiz, a experiência da pesca e se encantar e aprender ainda mais sobre as fases da vida das borboletas. O Turismo de Urânia conta com diversos atrativos cercados pela hospitalidade característica da roça. Dentro de um roteiro há as seguintes propriedades “Morangos Urânia Turismo Rural”, “Pesk Pag Anzol De Ouro”, “Estância das Videiras”, “Orquidário Santa Rita de Cássia”, “Vale das Vitórias”, “Recanto das Uvas”, “Pontal das Niagaras”, “Uvas Dorigan”, “Arte Decor – Ateliê dos Vasos”, “Delícias da Roça – Cantinho do Café”, “Prainha Municipal” e o “Borboletário Municipal”.


Municípios Turísticos

Estância Turística

Santa Fé do Sul


Municípios de Interesse Turístico – MIT

Jales

Palmeira d'Oeste

Rubinéia

Santa Albertina

Santa Clara d'Oeste

Três Fronteiras


Ações e Programas Por Município
 
SP Ecoaventura
 

Ações e Programas Por Região

Guias Turísticos

 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite