Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.

09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Pantanal Paulista

Andradina, Castilho, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Muritinga do Sul, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Menucci, Suzanápolis e Valparaíso compõem a Região Turística Pantanal Paulista

Com cidades banhadas por dois importantes rios – Tietê e Paraná – as sete cidades dessa região possuem grande variedade de peixes e clima, fauna e flora semelhantes ao pantanal. Aqui, o turista encontrará ampla oferta de pesqueiros, diversas praias fluviais, gastronomia rica e diferenciada e boa infraestrutura de hospedagem. A uma distância média de 583 km em relação a São Paulo, a região soma cerca de 192,2 mil habitantes (pelas contagens do IBGE de 2020).

Itapura tem a sua Prainha Municipal que atrai muitos visitantes, e há eventos como a Festa do Peão, o Tucuna Free – o torneio de pesca ao tucunaré - além da bela Cachoeira do Córrego da Onça. Castilho desfruta de vocação para pesca esportiva (é banhada pelos rios Aguapeí, Tietê e Paraná), é margeada pelo lago artificial da Usina de Jupiá e também engloba o Parque Estadual do Aguapeí. Já Mirandópolis tem como cartão postal um dos mais belos templos católicos do interior paulista, a Igreja de São João Batista, com seus vitrais e ladrilhos e a comunidade Yuba, de cultura japonesa. A Praia Municipal de Pereira Barreto tem águas cristalinas, oferece belíssimo pôr do sol, além de espaço para banho, pescaria, esportes náuticos e muitos passeios.

Andradina, banhada ao norte pelo Rio Tietê, oferece turismo religioso de festas e romarias, tem turismo de negócios, além de ser a Terra do Rei do Gado, Antônio Joaquim de Andrade, fundador do município e maior pecuarista do Brasil. Em Valparaíso, as trilhas para motos fazem a alegria dos adeptos desse esporte, enquanto a cultura oriental está representada nos ornamentos montados com fonte luminosa e castelo bonsai na Praça Matriz da cidade. O Parque Balneário da ensolarada Ilha Solteira, com as praias Catarina e Marina, no Rio Paraná, possibilita a prática de esportes aquáticos. Da mesma forma, a cidade atrai competidores de todo o Brasil para torneios de pesca esportiva e o turista ainda pode curtir a boa culinária, muitos eventos e várias festas locais.

Guaraçaí
Lavínia
Muritinga do Sul
Ribiácea
Sud Menucci
Suzanápolis

(Texto da página está em atualização.

Municípios Turísticos

Estâncias Turísticas