Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Coração do Tietê


Guaiçara, Lins, Pongaí, Sabino e Uru compõem a Região Turística Coração do Tietê

 


Fundado em 1953, Guaiçara, com 11.200 habitantes, é um município localizado na região centro-oeste paulista. Um dos destaques desta cidade, distante 438 km da Capital, é a Estação Criatividade - Geraldino da Silva, onde uma antiga estação ferroviária da Noroeste do Brasil (NOB) foi restaurada, dando início a um espaço cultural. Bom saber que esta estação foi aberta em 1920 e deu origem à cidade, que cresceu à sua volta com terras cedidas a imigrantes italianos e japoneses. Em fins de 2005, o prédio da estação desativada em 1967 já era a "Estação Criatividade" e totalmente restaurado. O prédio foi reformado mantendo a construção original e é utilizado para eventos culturais. Pelo Turismo Religioso, este destino conta com a Matriz de São João Batista que, em todos os fins de semana de junho, promove evento com barracas com comidas típicas, parque de diversões, apresentações culturais e shows atraindo até visitantes da região. É a famosa Festa de São João Batista que ocupa todo o entorno da Praça 13 de Dezembro, em frente à Igreja Matriz. Orgulhos para os guaiçarenses:  a Fonte Luminosa na Entrada da Cidade assim como o Portal Turístico, também localizado na Entrada de Guaiçara.

A cidade de Lins, localizada na região centro-oeste de São Paulo, a 430 km da Capital, é um ótimo destino para toda família. O Ecoturismo intenso através de trilhas na mata e esportes aquáticos nos rios são alguns dos principais atrativos deste destino que se tornou MIT (Município de Interesse Turístico) em novembro de 2017, e que é cortado pelo Rio Campestre. Além disso, está voltado para o Turismo Ecológico e Rural, onde todos os visitantes entram em contato com a natureza para relaxar e aproveitar a beleza natural. Um dos pontos mais famosos é o Porto Turístico de Lins, localizado às margens do Rio Dourado. O local possui 200 metros de “praia” e uma infraestrutura especial para a prática de esportes náuticos, como mergulho, passeios de barcos e caiaques. Os ranchos à beira do rio possuem infraestrutura para receber turistas de todos as idades. Além disso, há uma gastronomia diversificada, até com opções de bares flutuantes. Outro ponto muito procurado é o Horto Florestal, que oferece um contato total com a natureza. O local oferece diversas atividades e ficou conhecido por ser um retiro ideal para pesquisa, preservação, educação ambiental, convivência, contemplação, turismo e lazer. Vale ressaltar Lins, com 75 mil habitantes, é repleto de eventos, a exemplo disso, durante todo o mês de abril são realizadas comemorações, pelo aniversário de Lins, que acontecem nos espaços públicos da cidade. O ponto alto das comemorações é um Desfile Festivo no qual participam as escolas, Polícia Militar e Exército, instituições e entidades do município, além do Encontro Regional da Melhor Idade, que integra as comemorações e é realizado na Casa da Cultura, reunindo associações da Melhor Idade de mais de 20 municípios de toda a região. Na mesma Casa da Cultura, acontece a Exposição Nacional de Orquídeas, sempre no mês de maio, e conta com a participação de mais de 40 expositores regionais. Tem mais: a água mineral e termal de Lins foi descoberta em janeiro de 1960, quando realizaram uma perfuração para pesquisar o petróleo na região. Do poço artesiano, água quente começou a brotar e hoje essa água é responsável por abastecer as piscinas do Parque Aquático da cidade, através da Fonte de Fátima. As águas termais são ideais para banhos, também conhecidos como Termalismo, que significa terapia pela água, reconhecida no mundo todo como uma forma saudável para aliviar o estresse, auxiliar no rejuvenescimento e no tratamento de muitos desequilíbrios do organismo.  O Parque Aquático possui 2.800 m² de águas termais naturais com propriedades terapêuticas benéficas para a saúde e o bem-estar, recortadas por construções que simulam pequenas ilhas com coqueiros. Grande atrativo.

Há muitos cenários naturais para serem desfrutados por turistas que chegam até a acolhedora Pongaí, localizada às margens do rio Tietê distante 412 km de São Paulo. O nome da cidade, em tupi-guarani, significa “saltinho” ou “pequeno salto” (por existir em seu entorno um córrego com uma pequena queda d’água), mas foi em março de 2019 que ela deu um grande salto, ao obter o selo de Município de Interesse Turístico (MIT), devido ao seu potencial como destino. Pongaí, é também conhecida por guardar causos, lendas e até curiosidades como, por exemplo, o fato de muitos dos seus 3.400 habitantes serem mais conhecidos por seus apelidos do que pelos nomes próprios, mostra porque é uma das cinco cidades da Região Turística Coração do Tietê. A natureza foi generosa com este destino. O Rio Tietê, que o banha, foi importante para a história paulista, como rota para os bandeirantes nos séculos XVI e XVII. Já os turistas que chegam hoje à cidade podem utilizar as águas do rio para pescar, andar de jet-ski e de barcos, bem como para praticar esportes como o kitesurf e o wakeboard. Pongaí tem como principal atrativo a Prainha Municipal, distante 11 km do centro da cidade, um equipamento famoso na região e que tem infraestrutura básica para atividades de lazer. Para o turista desfrutar da Prainha, paga-se uma taxa simbólica na entrada e também para usar os quiosques, onde há banheiros com chuveiros para os banhistas. 
Nesta Prainha há locais próprios para pescar, para embarque e desembarque de lanchas, jet skis e barcos e um estaleiro de pesca com iluminação.  Nesse local, onde o Rio Tietê é sinalizado com boias para os banhistas, há uma área de camping com fonte de água potável. Distante  dois quilômetros da Prainha, está a Ponte Gilberto Paim Pamplona, considerada a segunda maior ponte sobre água doce do Brasil, com aproximadamente dois quilômetros de extensão, no trecho da rodovia SP-333, na divisa entre Pongaí e Novo Horizonte. A cidade é também banhada pelo ribeirão Sucuri e pelo rio Dourado, além de ter cachoeiras de fácil acesso. Tem mais: eventos como o Encontro de Carros Antigos, que traz veículos e seus proprietários (entre março e abril) e a tradicional Festa do Peão de Pongaí (por três dias no início de dezembro), com competições, montarias, shows e atrações sertanejas, atraem visitantes à cidade.
 
O município de Sabino tem pouco mais de cinco mil habitantes e está localizado às margens do Rio Tietê ao lado Oeste do Estado, distante 464 km da Capital. Tem sua economia mista com base na agricultura com diversas culturas como tomate, pepino, pimentão e outros. A pecuária com o gado de corte e leiteiro. Também hoje com o forte potencial o turismo é uma das principais atividades econômicas do município.  Sabino tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em junho de 2017 e dispõe de pousadas, hotéis, ranchos e casas de veraneio às margens do rio e hospedagens para todos os gostos e bolsos. Por isso é certo que o Turismo Fluvial vem crescendo, mesmo porque dispõe de uma das mais belas praias de água doce do interior paulista. Milhares de turistas estão em busca de diversão, lazer tranquilidade e segurança, itens sempre encontrados neste destino. A praia municipal, exemplo de Turismo de Água Doce, oferece em sua estrutura quiosques, área de camping, estacionamento, academia ao ar livre para portadores de necessidades especiais, local para pesca, palco para realização de grandes eventos, além de paisagens únicas que encantam qualquer visitante. Outro forte atrativo deste destino é o Turismo Religioso, com a Igreja da Matriz São Sebastião e o Cemitério Municipal, que conta com uma capela ecumênica, jardim e todo uma estrutura com arquitetura em estilo greco-romano. O grandioso portal turístico, na entrada da cidade, inspirado também na mesma arquitetura, impressiona os visitantes, além da Praça Matriz, com seus belos jardins que lembram os jardins europeus. Até os imigrantes têm sua importante influência lembrada no Memorial do Imigrante e o calçadão da cidade é um dos espaços no município reservado para a realização de eventos. Dentre os eventos de Sabino, destacam-se a Festa do Ovo Frito, uma festa que começou anos atrás por uma brincadeira de amigos chamados “Os Tabajaras” e que, anos mais tarde, virou tradição na cidade e região. O evento, que acontece todo mês de junho, conta com vários shows de sertanejos e o público participa do leilão de galinhas realizado pelos organizadores. Todo dinheiro arrecadado é destinado às obras sociais do município e ao Hospital Santa Casa de Lins. Tem mais: a Festa do Milho, evento realizado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Igreja Matriz e com o apoio da Prefeitura, também é sucesso.  A festa, que atrai muitos turistas, é conhecida pela famosa sopa de milho e outras comidas típicas produzidas com este alimento. Acontece sempre no mês de julho.
 
 
O nome do município de Uru é originário de um pássaro muito comum no Centro-Oeste e Sul do Brasil. São aves galiformes que vivem em pequenos bandos no chão, alimentando-se de pequenos frutos, e preferem matas densas. Hoje só é encontrado na região de Mato Grosso e Amazonas, mas já existiu por aqui. O Turismo de Água Doce é marcante nesta cidade distante 415 km da Capital, em decorrência dos oito km de margem do Rio Tietê e diversos afluentes. Por isso Uru tem uma das mais belas paisagens fluviais do interior paulista, na parte superior da represa de Promissão, que anualmente atrai milhares de turistas. O Rio Sucuri, por exemplo, um dos inúmeros afluentes do Rio Tietê é propício, neste destino - que conta com 1.387 pessoas - para a pesca, passeios e lazer. Tem também um braço do Rio Tietê, próximo ao Rio Batalha, afluente, com área de ancoragem de barcos. É muita atração fluvial. Vale dizer que Uru é reconhecido como um dos principais destinos paulistas para a prática da Pesca Esportiva, gerando dezenas de empregos e negócios no município e região, como aluguel e fretamento de embarcações, pilotagem, venda de iscas e equipamentos de pesca e demais atividades afins, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional. O campeonato anual de pesca esportiva é um dos principais eventos do setor. Daí a expressão Uru, Cidade da Pesca ter sido escolhida pelo Conselho Municipal de Turismo – Comtur- como Identidade Turística do Município. E Uru possui um complexo esportivo completo, de excelente qualidade, diversificado, apropriado para realização de competições oficiais, treinamentos, eventos e integração. As áreas compreendem: Instalações esportivas: campo de futebol, ginásio multiuso, conjunto aquático; Instalações de atividades de condicionamento e desempenho: Praças: Praça do idoso, Parque Infantil e Praça da cidade (Eu Amo Uru).  E para o Turismo Rural de Alimentos - Gastronomia Diferenciada, o município de Uru destaca-se pela produção e manipulação de alimentos diferenciados. Na agricultura destaca-se a produção de pimentas e frutas. Na manipulação de alimentos in natura destacam-se a produção de condimentos, transformação de alimentos temperados e produção de polpa de frutas. Novo Roteiro Turístico "Comer Bem, Viver Bem". Já o Turismo cultural passa pela Casa da Cultura que é um espaço de visitação e atividades, na verdade um arquivo histórico, sua função principal é promover o acesso ao conhecimento através de atividades culturais integradas. Conhecida tradição de Uru, e que atrai centenas de turistas todos os anos, é a quermesse em Louvor a Santo Antônio, comemorado no mês de junho, com as Festas Juninas. As quermesses são realizadas na Praça da Matriz, isto porque a Praça e a Igreja Matriz compõem o cenário que também é um atrativo turístico de Uru.



Municípios Turísticos


Municípios de Interesse Turístico

Lins

Pongaí

Sabino

Ações e Programas

Turismo SP em Ação
 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite