Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de junho de 2022.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Litoral Norte de São Paulo

 
Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba formam a paisagem deslumbrante da Região Turística Litoral Norte de São Paulo
 


Quando o navegador italiano Américo Vespúcio percorreu, em 1502, o litoral paulista de cima a baixo, avistou e batizou algumas ilhas e praias, tendo vislumbrado toda a natureza que estampa o que é hoje a Região Turística Litoral Norte de São Paulo. Da fronteira com o Rio de Janeiro, o turista atual segue a paisagem deslumbrante da BR-101 (a rodovia Rio-Santos ou SP-055) e encontrará, na sequência, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga. Juntas, essas estâncias turísticas têm cerca de 405 mil habitantes (pelo IBGE de 2020), mas na alta temporada de verão, a beleza paradisíaca dessa RT atrai mais de 4,3 milhões de visitantes por ano, 88% deles vindos de São Paulo, situada a uma distância média de 170 km.

Bertioga tem atrações como o Forte São João (de 1532, a primeira fortaleza do Brasil), a primeira usina hidrelétrica do País (na Vila de Itatinga, de 1910), a Praia da Boracéia com suas tribos guaranis, o centro comercial na Praia da Enseada, 12 trilhas para ecoturismo, uma gastronomia farta (os Festivais da Tainha e do Camarão) e a Riviera de São Lourenço. Entre as 14 praias de Caraguatatuba, chamada de a “Capital do Litoral Norte”, estão a do Camaroeiro, a Praia do Centro - com acesso à Pedra da Freira - a Praia do Jacaré e a Martim de Sá. Com boa rede de hospedagem, restaurantes, culinária variada e comércio, “Caraguá”, como é chamada, tem infraestrutura que a qualifica como a economia mais importante do Litoral Norte paulista.

Ubatuba, a “Capital Paulista do Surf”, tem algumas das praias mais famosas da região, com atrações para todos os gostos e bolsos, além de disputadas praias tranquilas (Enseada, Domingas Dias) e agitadas (Praia Grande, Tenório). Já Ilhabela tem Mata Atlântica preservada, gastronomia caiçara, cachoeiras, trilhas, observação de pássaros e ecoturismo para encher os olhos de turistas de todo o mundo. São Sebastião oferece como atrações vida noturna agitada, baladas, numerosas opções de hospedagem, infraestrutura comercial e várias praias famosas como Boiçucanga, Maresias, Juréia, Juquehy e Barra do Una. Ao todo, a RT Litoral Norte de São Paulo tem 931 meios de hospedagem com 42,5 mil leitos, com 54% de taxa de ocupação. 


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite